Site JCSP por Porfirio Menezes – Halston é um dos indicados

Os sócios da Associação Brasileira de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida tiveram até hoje (30) para votar. Porém, só no sábado, dia 03 de agosto, saberemos quem são os ganhadores do Troféu Mossoró temporada 2018/2019. 

Vale lembrar que o jantar é aberto a todo o público turfístico e o banquete com bebidas inclusas custa R$ 200,00. Quem quiser comprar seu convite e/ou reservar mesa deve entrar em contato com a ABCPCC/Stud Book Brasileiro pelo e-mail [email protected].

Hoje vamos falar um pouco dos produtos de 3 anos (geração 2015) que concorrem nas categorias “Potros de 3 Anos” e “Potrancas de 3 Anos”. Temos nomes de muita expressão nestas categorias, incluindo o vencedor do GP Brasil, George Washingnton.

Potros: 

George Washington abre a lista e não poderia ser diferente. Depois de algumas boas atuações seguidas de fracassos em provas importantes, o filho de Redattore venceu de maneira espetacular o GP Brasil (G1). 

Ele também venceu o GP Dezesseis de Julho (G2), mas esta vitória não pode ser quantificada na votação, uma vez que aconteceu já na nova temporada hípica. Antes, sua principal performance havia sido no GP Linneu de Paula Machado – Criterium (G1), um segundo lugar. 

Halston também é um nome fortíssimo na briga. Venceu os GPs Ipiranga e Derby Paulista (G1), ambos com muita autoridade. Só não atingiu o título de Tríplice Coroado por detalhes e foi exportado. 

Pela maneira e autoridade que venceu o GP Derby Paulista (G1), com certeza tinha tudo para vencer as principais provas do turfe brasileiro. É um concorrente de peso. 

Lamartine também se mostrou excelente enquanto esteve no Brasil. Venceu dos 1.300 aos 2.000 metros, demonstrando ser um craque. Suas principais vitórias aconteceram no GP João Adhemar de Almeida Prado – Taça de Prata (G1) e GP Linneu de Paula Machado – Criterium (G1) antes de ser exportado. 

Taksim sempre esteve no placar das principais provas de sua geração. Sua principal prova aconteceu no GP Francisco Eduardo de Paula Machado (G1), segunda prova da tríplice coroa carioca. 

Acumula ainda segundo no GP João Adhemar de Almeida Prado – Taça de Prata (G1), um terceiro no GP Brasil (G1), terceiro no GP Linneu de Paula Machado – Criterium (G1) e outra trifeta no GP Estado do Rio de Janeiro (G1). 

Por fim Garbo Talks, um milheiro de extrema excelência. Surgiu como o primeiro líder desta geração no Hipódromo da Gávea. Na milha teve duas vitórias espetaculares aos três anos, na preparatória – GP José Buarque de Macedo (G3) – e depois no GP Estado do Rio de Janeiro (G1). 

Potrancas: 

O Haras Santa Maria de Araras é famoso por dominar a Gávea com suas éguas. E nesta geração tivemos duas realmente muito craques, ambas concorrendo ao Troféu Mossoró. 

A primeira delas é Grandeza, que venceu o GP Henrique Possolo (G1), primeira prova da tríplice coroa carioca e fez atuação brilhante no GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (G1). 

Sua companheira de cocheira Gaivina também se destacou, vencendo o GP Diana (G1) e fazendo segundo nos GPs Margarida Polak Lara – Taça de Prata (G1) e Zélia Peixoto de Castro Junior (G1). Ambas muito corredoras. 

E para vencer estas duas tem que correr muito. E foi isto que Naomi Broadway fez no GP Zélia Peixoto de Castro Junior (G1). Ela perdeu por muito pouco (3/4 de corpo) o GP Diana (G1), além de ter vencido clássico de Listed em Cidade Jardim. 

Midsummer Rain aparece como outro opção para garantir o Troféu Mossoró. Sempre disputando provas duras, foi na grama pesada da Gávea que conseguiu seu maior feito, ao derrotar as principais éguas do Brasil no GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (G1).

Para encerrar a lista temos Alegria Afleet, que correu apenas sete vezes e venceu cinco delas. Destas vitórias quatro foram clássicas, com destaque para o GP OSAF (G1). É a melhor égua atualmente no Jockey Club de São Paulo.