Cinema

Dez filmes ‘de Oscar’ e onde ver

Cena do filme Amor, Sublime Amor
Cena do filme Amor, Sublime Amor (Foto: Fotos Divulgação)

Fevereiro começa com cheiro de Oscar. A lista de indicados deve ser divulgada na próxima terça-feira, mas já é possível projetar os filmes com mais chance de indicação ao prêmio máximo. Alguns já estrearam nos cinemas, outros ainda vão estrear neste mês de fevereiro – casos de ‘Belfast’ e ‘Licorice Pizza’. E há aqueles que estão disponíveis em streamings como Netflix, HBO Max e Amazon Prime.

A temporada de premiações, contudo, já começou. O Sindicato dos Produtores de Hollywood, que é visto como prévia do Oscar, divulgou uma lista de 10 indicados na última semana (ver os 10 no quadro). Outra premiação relevante, o Globo de Ouro, até já entregou seus troféus. O Globo de Ouro divide as indicações de melhor filme em duas categorias: drama (cinco nominados) e musical ou comédia (outros cinco).

As duas listam se repetem em 90%. Ou seja, dos 10 indicados ao prêmio do Sindicato dos Produtores, nove estão elacionados nas duas categorias do Globo de Ouro. A exceção é ‘Apresentando os Ricardos’, presente na lista do Sindicato; no Globo de Ouro, o 10º indicado é ‘Cyrano’.

No Globo de Ouro, os vencedores foram ‘Amor, Sublime Amor’ (musical ou comédia), de Steven Spielberg, e ‘Ataque dos Cães’ (drama), de Jane Campion. Em tese, a premiação já os coloca em vantagem na corrida para o Oscar. Curiosamente os dois diretores eram os dois principais favoritos ao Oscar em 1994. Spielberg havia dirigido ‘A Lista de Schindler’ e Jane era a diretora de ‘O Piano’. Naquele ano, ‘Schindler’ levou sete prêmios, dois deles para Spielberg (um como diretor e outro como produtor). Jane Campion perdeu o de melhor direção, mas levou o de roteiro. Desta vez, as apostas recaem ela.

A cerimônia do Oscar 2022 teve a data confirmada para 27 de março, apesar da pandemia da Covid-19.

Os Dez mais cotados às indicações ao Oscar de melhor filme

Amor, Sublime Amor
Direção: Steven Spielberg
Sinopse: Refilmagem do musical de 1961, que na época venceu dez Oscars. É um romance à la Romeu e Julieta com duas gangues de Nova York como pano de fundo. A atriz Rita Moreno, presente no filme de 1961, está nesta refilmagem.
Onde ver: saiu de cartaz em Curitiba nesta quinta-feira (3), mas deve entrar na Disney+ ou na Star+.

Apresentando os Ricardos
Direção: Aaron Sorkin
Sinopse: Traz a relação nos bastidores entre Lucille Ball (Nicole Kidman) e Desi Arnaz (Javier Bardem), que eram atores de pouco sucesso até virarem estrelas do showbiz com ‘I Love Lucy’, que virou um clássico da televisão americana.
Onde ver: Saiu de cartaz nos cinemas, mas está na Amazon Prime.

Ataque dos Cães
Direção: Jane Campion
Sinopse: No estado de Montana, nos anos 1920, Um rancheiro amargurado (Benedict Cumberbatch) atormenta a noiva mulher do irmão (Kirsten Dunst) e o filho dela, enquanto ele mesmo não descobre o amor verdadeiro.
Onde ver: Netflix.

Belfast
Direção: Kenneth Branagh
Sinopse: A vida de uma família irlandesa em Belfast, durante os confrontos violentos de 1969. O roteiro é uma autobiografia do próprio Kenneth Branagh. Ele tem boas chances de ser indicado como produtor, diretor e roteirista.
Onde ver: estreia nos cinemas em 24 de fevereiro

Duna
Direção: Denis Villeneuve
Sinopse: Adaptação de metade do livro escrito por Frank Herbert, que virou um clássico da ficção científica. O filho de uma família nobre assume um papel messiânico de proteger a substância mais valiosa da galáxia.
Onde ver: HBO Max, Now, AppleTV, Looke, Google Play e Microsoft Store.
King Richard: Criando Campeãs
Direção: Reinaldo Marcus Green
Sinopse: O filme traz o início de carreira das tenistas norte-americanas Venus e Serena Williams. Richard Williams (Will Smith), pai das duas, faz de tudo para que as meninas tenham chance de brilhar e alcançar os seus sonhos.
Onde ver: HBO Max.

Licorice Pizza
Direção: Paul Thomas Anderson
Sinopse: Gary Valentine e Alana Kane crescem e se apaixonam enquanto deambulam pelo vale de San Fernando em 1973. O filme acompanha os tortuosos caminhos do primeiro amor entre os dois jovens.
Onde ver: estreia nos cinemas no dia 17 de fevereiro

Não Olhe para Cima
Direção: Adam McKay
Sinopse: Dois astrônomos tentam alertar o planeta sobre a chegada de um cometa que pode destruir a Terra. Mas sofrem com o descaso das autoridades governamentais e com as fake News sobre o tema. Uma sátira ao negacionismo.
Onde ver: Netflix.

No Ritmo do Coração
Direção: Sian Heder
Sinopse: Ruby, uma jovem de 17 anos, é a única pessoa de sua família que não tem deficiência auditiva. Quando o negócio de seus pais é ameaçado, ela fica dividida entre seu amor pela música e suas obrigações.
Onde ver: streamings da AppleTV, Looke e Google Play.

Tick, Tick… Boom!
Direção: Lin-Manuel Miranda
Sinopse: Depois de lutar por uma chance de provar seu talento na Broadway (Nova York), um compositor de músicas para peças de teatro (Andrew Garfield) entra em crise quando chega aos 30 anos e reavalia sua vida e seu futuro.
Onde ver: Netflix.