divulgação – Tutu de feijão da Marmitaria (BH)

Desde seu lançamento em dezembro de 2019, o aplicativo de delivery de comida 99Food tem promovido e apoiado os pequenos negócios gastronômicos. São empreendedores reconhecidos pelo preparo de pratos considerados do dia a dia, muitos destes típicos de suas respectivas regiões. Para entender melhor qual é a relação do brasileiro com a comida, especialmente, com pratos que têm valor sentimental e cultural, a plataforma encomendou pesquisas aos Institutos Datafolha (quantitativa) e Ipsos (qualitativa). O estudo revela dados importantes que demonstram a ligação dos brasileiros com a comida regional como forma de valorização das tradições familiares e o aumento do consumo deste tipo de refeição também nos aplicativos de delivery. 

Segundo os estudos, 83% dos entrevistados têm o costume de comer pratos típicos de seus estados. Entre as cinco regiões brasileiras, o Nordeste se destaca como a região com a mais forte ligação com sua cultura gastronômica (93%), seguida da região Sul (87%). Entre os participantes, 41% consideram que consumir pratos locais é uma forma de valorizar a cultura de sua região, enquanto 29% entendem que a comida local os conecta com seus familiares. Muitas famílias possuem uma receita que é passada de geração para geração, a comida típica une as pessoas, a história da família e é uma forma de valorização de suas raízes, 28% afirmam que consumir a comida local é uma forma de manter as tradições. 

Pratos típicos mais consumidos

Um comportamento interessante do consumidor identificado na pesquisa é o uso das plataformas para o consumo dessa comida no dia a dia. 64% passaram a pedir mais delivery na pandemia, sendo que 65% pedem ao menos uma vez por semana. 

“Há dois dados bem importantes e que acabam direcionando o negócio para um caminho que, a meu ver, ainda ia demorar um pouco para acontecer: a transição da indulgência para o uso cotidiano dos apps. Já que metade (50%) das pessoas afirmam que já estão em busca/pedem opções de pratos que fazem parte da alimentação diária. É importante destacar que o saudável não significa saladas ou pratos com baixas calorias, mas sim, comida caseira. Já 50% afirmam que entre os últimos 10 pedidos realizados está a escolha por comida típica brasileira. Enxergamos uma tendência e um novo comportamento do consumidor a partir desses dados”, comenta Danilo Mansano, diretor-executivo da 99Food.  

Entre as preferências, muitos pratos foram citados na pesquisa, mas três se destacam. O churrasco é consumido por 30% dos entrevistados do Sul, região que é reconhecida pelo preparo de carnes, especialmente, no Rio Grande do Sul. Essa marca é quatro vezes maior que a média nacional (7%). Nacionalmente, a feijoada foi a mais lembrada pelos entrevistados de todo Brasil (13%). No Sudeste, essa iguaria feita com feijão preto e carne de porco teve um índice um pouco maior (17%). Partindo para o Nordeste, destaca-se o famoso cuscuz (22%), consumido tanto no café da manhã quanto no almoço e jantar (aqui pode entrar um acrescido de carne ou outra proteína). Essa marca é muito maior que a média nacional (6%). 

As cozinheiras levam a comida caseira até a mesa dos brasileiros

A demanda por consumo de comida típica caseira aumentou nos apps de delivery de comida. Considerada uma forma de valorização da cultura gastronômica e de conexão com as memórias afetivas familiares, a comida regional é valorizada por 83% dos brasileiros, segundo dados do Datafolha. Seu consumo cresce nas plataformas de entrega de comida. 

Cozinheira & Brasileira – o projeto

Com o objetivo de valorizar as raízes brasileiras e a comida local, a 99Food lança o projeto Cozinheira & Brasileirawww.cozinheirabrasileira.com.br). 

Veja o vídeo do projeto:  https://www.youtube.com/watch?v=1lSb5-1hBKs&ab_channel=99food

A iniciativa conta com a parceria do Instituto Brasil a Gosto, responsável pela curadoria dos conteúdos. O Instituto tem como missão pesquisar, divulgar e valorizar a cozinha brasileira, seus ingredientes, receitas, modos de fazer e histórias. 

Também está em processo de desenvolvimento uma emocionante websérie em que as cozinheiras vão dividir um pouco de suas histórias, sobre o preparo de pratos que as tornaram pequenas empreendedoras e o por que a cozinha foi o caminho encontrado para a geração de renda da família. 

Por meio desses conteúdos, a 99Food contará, ao longo desse segundo semestre de 2021, histórias de cozinheiras populares, valorizando seu papel na sociedade. Promovendo essas trabalhadoras que preparam comida do dia-a-dia, a partir dos vínculos afetivos que a comida traz. Além de destacar a cadeia de pessoas envolvidas em levar comida cotidiana para a mesa dos brasileiros.