Junior Durski na adeta do restaurante Durski (foto divulgação)

Junior Durski na adeta do restaurante Durski (foto divulgação)

Notícia que destaca Curitiba na rota dos amantes dos bons vinhos! Na última quarta-feira (5) a adega do restaurante Durski, de Curitiba, conquistou o prêmio Best of Award of Excellence, da Wine Spectator, consagrada revista norte-americana especializada em vinhos. O júri foi composto por especialistas e convidados que avaliaram mais de três mil restaurantes em todo o mundo, que disputaram as categorias Award of Excellence, Best of Award of Excellence e o Grand Award.

A categoria Best of Award of Excellence, na qual o Durski sagrou-se campeão, elege os estabelecimentos com uma grande variedade de rótulos por região e produtores, oferecendo, em geral, 350 ou mais seleções. Os restaurantes que fazem parte desta lista são destinos certos para amantes do vinho, por mostrarem um compromisso sério tanto com a adega quanto com a equipe de serviço.

“Sou um apaixonado por vinhos e estar na seleção da Wine Spectator é o resultado de muito trabalho e da busca constante pelo melhor. Ano passado reformulamos a carta, trouxemos novos rótulos, safras, e o resultado veio”, conta Junior Durski, chef e presidente da rede de restaurantes Madero, da qual o Durski faz parte.

No Brasil, além do Durski, fazem parte da lista apenas seis estabelecimentos, entre eles: A Figueira Rubaiyat e Rubaiyat (São Paulo), Olivetto Restaurante e Enoteca (Campinas – SP), Bah Restaurante (Porto Alegre – RS), Laguiole (Rio de Janeiro) e Primrose (Gramado).

A Wine Spectator é a maior revista do segmento mundial, desde 1976. Há décadas, todos os anos, ela lista os 100 melhores rótulos e, também, as melhores cartas e adegas de restaurantes. Amantes dos vinhos aguardam, ansiosos, pelas premiações que consagram sempre o que há de melhor no mundo. 

Detalhe da coleção de Château d´Yquem da adega (foto SM)

Detalhe da coleção de Château d´Yquem da adega (foto SM)

Sobre a Adega do Durski

A adega do restaurante Durski tem mais 2.500 rótulos, 100 safras diferentes, de 27 países, sendo a mais antiga de 1780. Foi concebida pelo chef Junior Durski em 2006 e está sob o comando do sommelier Addison Dupczac.  Já conquistou os prêmios de “Melhor do Brasil pelo Guia 4 Rodas”, “Melhores do Ano” pela revista Prazeres da Mesa e “Melhor Adega de Curitiba”, pelo jornal Gazeta do Povo. Compartilhada pelos restaurantes Madero Prime Steakhouse e Durski, é climatizada e dividida em três: uma para vinhos de maior rotatividade, outra para os estoques das marcas com maiores quantidades e a adega blindada, que abriga os vinhos de longa guarda. Um dos destaques é o celebrado Romanée Conti, da safra de 1967, o Château Haut-Brion de 1934 e o famoso Château d´Yquem, melhor vinho branco doce do mundo, presente na adega com 76 safras.

Sobre o Durski – Restaurante Durski, do chef Junior Durski, é referência na alta gastronomia internacional, com destaque para esta culinária eslava. Considerado o melhor restaurante de Curitiba em 2016, serve entradas, sopas, saladas, massas, risotos, pescados e carnes. Além dos pratos a la carte, o destaque é o banquete eslavo: um menu degustação servido para toda a mesa, que traz Salada Russa, Galantyna de Leitão, Platzki (mini panquecas de batatas), Sopa Borstch (sopa de beterraba), Pierogi, Frango Kiev, Holopti (charutinhos de repolho com costelinha defumada), Filé Mignon com cogumelos e, de sobremesa, o Kutiá (trigo sarraceno cozido com frutas secas e mel). A premiada e mundialmente famosa adega do Durski, dividida em três ambientes, contempla mais 2.500 rótulos, 100 safras diferentes de 27 países, sendo a mais antiga de 1780. 

Serviço:

Restaurante Durski

Rua Jaime Reis, 254 – Centro Histórico;

Reservas: (41) 3225-7893 ou 98855-5383;

[email protected]www.durski.com.br