Nesta quinta-feira, dia 26 de julho, o curso de Sommelier do Centro Europeu vai promover uma degustação especial de vinhos portugueses, que será comandada pela badalada enóloga portuguesa Filipa Pato. 

Criada em meio aos vinhedos portugueses, Filipa Pato é considerada uma das especialistas em vinho mais respeitadas da atualidade. Formada em engenharia química, a profissional trabalhou em vinícolas na França (Bordeaux), Austrália e Argentina até retornar a Portugal para dar início a sua produção própria. Reconhecida internacionalmente pelo vanguardismo e experimentações, Filipa Pato elabora vinhos com refinamento e elegância e, também, é responsável pela evolução primorosa dos vinhos portugueses que aconteceu nas últimas décadas, com vinhos assinados por ela presentes em 32 restaurantes com estrela Michelin. 

Durante o evento em Curitiba, a enóloga vai compartilhar experiências, falar sobre suas técnicas de não utilização de herbicidas e conversão de vinhedos a filosofia biodinâmica, além de apresentar seu premiado vinho Nossa Calcário tinto safra 2015, elaborado exclusivamente com a uva Baga, que recebeu 96 pontos na revista The Wine Advocate, do crítico Robert Parker, uma das mais conceituadas do segmento. Classificada como DOC Bairrada, a bebida é produzida a partir de técnicas ancestrais de vinificação com mínimo de intervenção. 

Além disso, a degustação trará, também, o espumante 3B (Espumante elaborado com as uvas Baga e Bical); o vinho FP Bical e Arinto 2017 (Vinho branco elaborado na Bairrada com as uvas Bical e Arinto, classificado como IGP Beira Atlântico); e o vinhoPost-Quercus 2015 (elaborado com a uva Baga, proveniente de diversos microclimas da Bairrada). 

O evento gratuito será realizado na Sede Gourmet do Centro Europeu (Alameda Princesa Izabel, 1.300 – Curitiba), a partir das 19h. As vagas são limitadas. Mais informações no site www.centroeuropeu.com.br ou pelo telefone (41)  3224-6669.

(fonte: Assessoria)