Acabam de ser anunciados os medalhistas do Concurso Vinhos e Destilados do Brasil. Único no país dedicado a bebida nacionais, o concurso avaliou 480 amostras, entre vinhos tintos, brancos, rosados e espumantes, além de destilados dos mais variados tipos. 

Apenas 30% das bebidas avaliadas recebeu as medalhas Duplo OuroOuro e Prata. Os resultados estão disponíveis no site www.vinhomagazine.com.br . 

Entre os vinhos inscritos, destaque para produtos de regiões como Rio de JaneiroMinas GeraisPernambucoSão PauloParaná Santa Catarina, além dos tradicionais polos produtores, como a Serra Gaúcha e a Campanha, no Rio Grande do Sul. 

Cachaçasvodcasuísqueslicoresvermutesbrandies e gins – bebida que está em alta no Brasil e, em comparação com o concurso do ano passado, teve aumento de 35% nas inscrições de amostras – formaram o painel dos destilados inscritos e degustados. 

O evento contou com a participação de cerca de 180 empresas de todo o país, que inscreveram seus produtos em busca de uma das mais reconhecidas premiações do Brasil, com duas décadas de história. O júri formado por 20 especialistas nacionais e internacionais (jornalistas especializados, enólogos e compradores), e presidido pelo jornalista Eduardo Viotti, degustou os produtos às cegas. 

De acordo com dados do evento, produtos que conquistam medalhas no concurso registram, aproximadamente, aumento de 30% em vendas. “Valorizamos a produção nacional e o CVDB funciona como um guia para o consumidor, que ao adquirir um produto destacado no concurso, está seguro de ter em mão uma bebida avaliada e atestada por profissionais competentes. Para os produtores, a distinção é um diferencial perante outras marcas, um reconhecimento pelo seu investimento em qualidade”, resume Zoraida Lobato, organizadora do CVDB. 

O Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil conta com o apoio da SPVINHO, IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça), SINDBEBIDAS (Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais), VINHO MAGAZINE e SPIRITS MAGAZINE.