Divulgação – Faca do Chef Boker

Quem gosta de cozinhar ou tem nessa atividade uma profissão, sabe o valor de uma boa faca. Ou um bom jogo de facas, pra ser mais exato. E não é de hoje! As primeiras facas da história apareceram há mais de 2,5 milhões de anos. Eram feitas inicialmente de pedras e ossos lascados e fizeram a diferença na evolução humana.

Atualmente é possível escolher facas de variados formatos ou materiais, feitas em fábricas ou por artesãos. Todas com funções específicas para atender aos desejos e necessidades de chefs e cozinheiros, seja cortar, fatiar, para carnes, legumes ou frutas, pra furar e desossar, entre outros.

Ao escolher uma faca, é preciso observar a qualidade do material, o objetivo do produto, a forma como será usada e armazenada. O peso dela e de que é feito o cabo ou punho. Com essas informações, é possível selecionar os produtos mais adequados.

Artesanal ou industrial

Hoje há fábricas nacionais e internacionais excelentes. E também cuteleiros de renome, com produtos que podem ser adquiridos em qualquer lugar do mundo. No Brasil, o e-commerce Manufakt (www.manufakt.com.br ) tem opções de alta qualidade.

Foto: Faca Hohenmoorer (divulgação)

Por exemplo, peças de Ulrich Hennicke, com a marca Hohenmoorer. Depois de quase duas décadas fazendo facas e trabalhando como cuteleiro, Hennicke começou a projetar e produzir sua própria linha de lâminas forjadas à mão na cidade de Asendorf, na Alemanha.  São facas elaboradas com aço carbono de alta dureza, apresentando fio mais duradouro e um corte mais preciso do que as tradicionais facas de aço inoxidável. Feitas à mão por Hennicke e sua equipe, elas têm perfis distintos e contemporâneos e, por mais que sigam um modelo base, nunca são totalmente iguais.

Foto: Kit Legnoart

Já na linha industrial, a italiana Legnoart produz facas de alta qualidade, com destaque para o belo design e cabos de madeira de vários tipos.  As facas da marca se destacam pelo design, sendo que várias delas levam a assinatura do designer italiano Enrico Albertini. Um exemplo é a faca para carne Angus, com cabo em madeira escura, feita com lâmina de aço japonês, o produto tem acabamento espelhado e fio de alta duração. O set com 4 vem numa luxuosa caixa de madeira maciça.

Foto: Faca Nesmuk

Com fábrica na Alemanha, as facas da marca Nesmuk se destacam pelo aço, que em alguns modelos top de linha também conta com nióbio, raro elemento que garante a mais fina estrutura de aço possível juntamente com a resistência à corrosão. O resultado final é uma afiação requintada, maior vida útil e desempenho de corte. 

E não podemos deixar de falar da Böker, que surgiu na Alemanha, ainda no século XIX, hoje uma referência mundial em cutelaria! A fabricante alemã figura o ranking das mais tradicionais quando o assunto são facas artesanais, algumas delas com o desejado aço damasco. Além de facas, a Böker também produz canivetes e outros itens de aço, destacando-se pela inovação e qualidade artesanal das peças.  

Cuidados a serem tomados com suas facas:

  • Limpe a lâmina da faca com um pano limpo ou lave-a suavemente após cada utilização, evitando detergentes agressivos ou esponja abrasiva.
  • É recomendável lavar sua faca à mão, secá-la e armazená-la em algum lugar que não entre em contato com outros objetos ou utensílios.
  • Seque a lâmina logo após a lavagem.
  • Nunca utilize máquina de lavar louça.
  • Guardar separado de outros talheres ou utensílios, pois com o atrito a lâmina pode riscar. De preferência usar a própria caixa ou um suporte magnético;
  • A afiação das facas deve sempre ser feita com pedras de amolar adequadas para este fim ou com afiador de couro diamantado (strop);
  • Mantenha as facas afiadas corretamente e sempre amoladas. Facas cegas fazem com que coloquemos mais força nos trabalhos, facilitando acidentes
  • Não é aconselhável cortar sobre superfícies de vidro, cerâmica, metal ou pedra, pois a faca perderá o fio mais rapidamente. De preferência sempre utilizar planos de corte de plástico ou madeira.

Veja diversas opções de facas de marcas nacionais e internacionais na Manufakt (www.manufakt.com.br. ). Entrega em todo Brasil.