Divulgação/Assessoria – Área interna da loja

Um negócio que nasceu numa garagem, com um freezer e muita força de vontade é hoje uma rede com 21 lojas espalhadas pelo Paraná e Santa Catarina. A Espetinhos Curitiba, marca de atacado e varejo que comercializa carnes e acompanhamentos de alta qualidade para churrasco cresceu durante a pandemia e hoje é modelo de negócio para quem deseja empreender.

A marca nasceu em 2014 pelas mãos do empresário Edson Lima, com a primeira unidade no bairro Boqueirão em Curitiba. Ele lembra que tudo começou em uma viagem para Foz do Iguaçu. Lá foi convidado por um amigo para um churrasco, e serviram espetinhos, e que nunca tinha provado algo semelhante, prático, sem desperdícios e com qualidade espetacular, segundo ele. Enxergou uma oportunidade de negócio, guardou as embalagens e após pesquisa entrou em contato com a fábrica e viu que o mesmo não existia em Curitiba e decidiu investir no ramo.

“Em um primeiro momento eu trouxe os espetinhos de apenas uma fábrica para Curitiba. Posteriormente busquei concorrentes para entender o mercado e cheguei a conclusão de que não eram concorrentes, mas sim parceiros. Vi que a parceria com as marcas é algo construtivo em que todos podem ganhar e foi aí que as coisas começaram a se encaixar”, conta.

Na pandemia do coronavírus criou um novo modelo de negócio e a marca começou a trilhar novos rumos com o sistema de afiliados. “Eu já tinha trabalhado com franquias e entendia o ramo de atuação. Vi a possibilidade de expandir o negócio pelo modelo de licenciados, que tem inspiração nas cooperativas, e aí começamos a crescer”, destaca Lima.

CRESCIMENTO NA PANDEMIA

No Brasil, a pandemia começou em março de 2020 e a Espetinhos Curitiba abriu a primeira loja autorizada no mês seguinte na capital paranaense. Quase dois anos depois, são 21 lojas no Paraná e Santa Catarina que contam com mais de 90 tipos de espetinhos, sete tipos de hambúrgueres artesanais e 27 sabores de cremes e gelatos de açaí. Para 2022, a expectativa é chegar em 30 unidades licenciadas.

Espetinhos Curitiba tem um centro de distribuição próprio – que está sendo ampliado. Atualmente armazena, por mês, 70 toneladas de produtos e movimenta uma média de um milhão de espetinhos. “Estamos instalados em uma sede própria de aproximadamente 600 m², e contamos com uma frota para entregas e coletas própria, a estrutura apresenta o que há de mais moderno para o recebimento, acondicionamento e venda de produtos perecíveis. Somos uma empresa pioneira e inovadora com produtos diferenciados e de muita qualidade”, destaca.

Ele explica que para os licenciados, a marca oferece ainda opções para trabalharem de acordo com a praça onde estão inseridos. “Os licenciados podem vender para o público final, assim como atender açougues, restaurantes, pequenos mercados e outros estabelecimentos. Com o retorno dos eventos também é possível atender essa demanda e tem mais o delivery. Além disso, criamos a Espetinhos Curitiba Express, um braço da Espetinhos Curitiba que trabalha com assados e bebidas, que são opcionais para as loja existente ou que vão inaugurar,  os assados incrementam o ticket médio de vendas, resultando no aumento do faturamento e lucro bruto, principalmente aos finais de semana e feriados”.

A maioria dos fornecedores são exclusivos. “A Espetinhos Curitiba  distribui mais de 27 marcas homologadas e a expectativa de crescimento é real com a chegada de novos produtos ao mix”, explica Lima.

SABORES DIFERENCIADOS

Dentre as diversas opções da Espetinhos Curitiba, o cliente encontra desde a tradicional carne bovina até carnes exóticas. Os espetos bovinos tem grande demanda, especialmente o bovino com bacon, costela bovina, misto e kafta. Assim como os espetos de aves, que tem como opção frango, frango com bacon, tulipa (meio da asa), coração e linguiça de frango.

Nas mais de 21 lojas existentes é possível comprar também carne de rã, hambúrguer de avestruz e espetinhos do porco moura.

Dentre os espetos premium, há opções como medalhão de provolone, medalhão de mandioca recheado, picanha, filé mignon, cordeiro, medalhão bovino, medalhão suíno, medalhão de frango, salsichão e salsichão com provolone.

Com muita procura, os espetos suínos podem ser encontrados nas versões costela suína, panceta, copa lombo, linguiça toscana e linguiça apimentada.

Para quem nunca provou espetos de peixes e frutos do mar, na Espetinhos Curitiba é possível encontrar espetinho de salmão, pintado, tilápia e camarão.

Sucesso em qualquer churrasco, os espetinhos de queijo coalho e mussarela defumada são bem procurados, e também os pão de alho tradicional, apimentado, pão de alho bolinha mussarela, pão bolinha de chocolate e pão bolinha de banana e canela.

Os hambúrgueres também fazem sucesso, assim como os acompanhamentos: molhos, batata palha, cebola crispy, farofas, torresmos e queijos.

Cremes e gelatos de açaí dão o toque final ao vasto cardápio da marca. 

OPÇÕES VEGANAS E VEGETARIANAS
Espetinhos Curitiba também desenvolveu um cardápio com opções para o público vegano e vegetariano. Nas lojas é possível encontrar espetinhos de legumes, espetinho de abacaxi, espetinho de carne de soja com legumes, abobrinha com queijo coalho e Romeu e Julieta.

KIT CHURRASCO 
Também é possível montar kits de produtos para churrasco de acordo com a necessidade de cada cliente. Há opções com combos de espetinhos, farofas e pães.

SERVIÇO
Espetinhos Curitiba
Loja matriz – Rua Carlos de Laet, 5332 – Boqueirão, Curitiba (PR)

Aberto de segunda a quinta, das 9h às 18h. Sextas-feiras, das 9h às 19h e Sábados, das 9h às 17h.
(41) 3086-0117

www.espetinhoscuritiba.com.br