Divulgação – Drink Frida

Por Roberta Hoshiguti

Quando vamos a um bar, nada mais normal do que pedir nosso drink predileto. O meu, por exemplo, e um bom blue lagoon. O da Simone Meirelles, editora do Comer e Curtir, é o Dry Martini. No entanto, ao chegar no evento de inauguração da nova carta de coquetéis da La Champagneria, não pude resistir: O Alquimista foi um drink que me chamou a atenção. A peculiaridade do coquetel é que não há uma receita certa. O bartender pergunta ao cliente do que gosta, do que não gosta, se prefere bebidas mais doces ou amargas. E é aí que a mágica acontece. Achei fantástico, porque me surpreendeu. Apesar de sempre estar no clima do blue lagoon, soube que acabaria inovando sem que houvesse a chance de me decepcionar.

Para que não ocorram surpresas além das propostas pela casa, o drink possui o preço fixo de R$35, independentemente das bebidas que farão a composição do seu copo. 

Drink O Alquimista (foto divulgação)

De acordo com Vanessa Bianchi, a ideia surgiu dos alquimistas de outrora, daqueles que transformavam qualquer metal em ouro, que sabiam a receita do elixir da vida e que no entanto, sempre mantiveram seus sucessos em segredo – guardado a sete chaves.

Ainda passeando pelo cardápio, me surpreenderam dois outros drinks: um chama-se Frida, inspirado na artista mexicana, que traz o sabor refrescante da melancia, um toque apimentado de geleia de pimenta e a tequila, destilado favorito da artista. Uma curiosidade contada por Vanessa é que a tequila servida no drink é exatamente a mesma tomada por Frida – El Jimador.

Já o outro drink que me surpreendeu foi Cosmo Candy. Vanessa me contou que certa vez, Madonna foi a uma festa e pediu para que o bartender lhe surpreendesse. Ele preparou um memorável Cosmopolitan, tão apreciado pela cantora que ela o contratou logo em seguida para servi-lo em suas festas. No La Champagneria, a ideia foi fazer uma brincadeira com os tons de rosa, colocá-lo como a bebida das meninas, com a presença do suco de cranberry. O que me chamou a atenção nesse drink foi a apresentação. Ele é servido com um novelo de algodão doce, encomendado pela casa de coquetéis no tom certo, feito artesanalmente para garantir exclusividade.

Ambiente do La Champagneria

No cardápio, também figuram referências a Jorge Amado, Diego Riviera, Ernest Hemingway dentre muitos outros grandes nomes da cultura. Perguntei para Vanessa sobre qual é a reação que ela espera dos clientes quando conhecerem o novo cardápio. “Eu quero que eles sorriam. Que fiquem tão felizes quanto a nossa equipe ficou após trabalhar por 5 meses na preparação da nossa nova carta”, diz ela.

Sobre o La Champagneria

La Champagneria tem como conceito da casa descomplicar o Champagne. Em seu menu, estão cerca de 35 rótulos de Champagnes e Espumantes e uma carta de vinhos com cerca de 80 rótulos divididos em “estações do ano” para harmonizar os vinhos com os momentos. No Outono, por exemplo, estão os vinhos sofisticados, aconchegantes e ousados; e no Inverno, os intensos, elegantes e marcantes.

Para acompanhar os drinks, o bar ainda oferece as chamadas “comidinhas descomplicadas”, porções menores com novos sabores, texturas e aromas. Na programação da casa, que abre de quarta a sábado a partir das 19h, está a “Quarta das Meninas” em contradição à “Quarta do Futebol”, com ações diferentes a cada semana; a “Quinta dos Cocktails” com um cocktail em destaque; a “Noite do Champagne” nas sextas para abrir o fim de semana e a “Noite do Vinho” nos sábados destinado aos casais que gostam de compartilhar uma garrafa de vinho na noite curitibana. 

Novos drinks são inspirados em literatura (foto divulgação)

O La Champagneria fica na R. Itupava, 1377. Está aberto ao público às quartas e quintas das 19h às 00h e às sextas e aos sábados das 19h às 01h. (por Roberta Hoshiguti).