Os últimos dias foram de frio intenso em grande parte do Brasil, chegando até mesmo a nevar na Serra Gaúcha, onde a sensação térmica alcançou -3ºC em Gramado. Ainda, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Bom Jardim da Serra, na região serrana da Santa Catarina, uma das cidades mais frias do Brasil, teve previsão de chegar a -5ºC, Curitiba, a capital mais fria, a -3ºC, e até mesmo a 9ºC em Goiânia, no Centro-Oeste, que costuma ter temperaturas mais amenas.

Para passar por essa onda de frio, que deve diminuir nos próximos dias, mas ainda sem previsão de esquentar totalmente, a Vapza, empresa que produz alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor, tem dicas de receitas de pratos quentes que prometem aquecer o corpo. A marca tem uma grande gama de itens orgânicos e saudáveis que podem ser adicionados a diversas receitas quentes, como seleta de legumes, mandioquinha, batata e frango.

Confira as sugestões:

Sopa creme multi raízes com frango

INGREDIENTES:

– 250g Mandioquinha VAPZA

– 250g Batata em cubos VAPZA

– 250g Batata doce em cubos VAPZA

– 250g Mandioca Vapza

– 500g de Peito de Frango desfiado VAPZA

– 1 cebola média em cubos

– 2 dentes de alho em cubos

– ½ xícara de chá de manteiga

– 1 L de água

– Sal, pimenta do reino e cúrcuma a gosto

MODO DE PREPARO:

Coloque em um liquidificador a mandioquinha, as batatas e a mandioca, e bata com a água. Leve a manteiga em uma panela para derreter, acrescente a cebola, o alho, a cúrcuma e refogue. Acrescente o peito de frango para também refogar, junto ao sal e à pimenta do reino. Acrescente o conteúdo do liquidificador na panela do frango refogado e misture. Adicione mais água se achar necessário, corrija o sal e deixe ferver. Sirva com cebolinha.

 

Sopa detox batata doce e lentilha

INGREDIENTES:

– 500g Batata doce em cubos VAPZA

– 250g Lentilha VAPZA

– 100g de abobrinha picada em cubos

– 1 maço de agrião

– 1L de água

– 2 dentes de alho em cubos

– Sal, pimenta do reino e cúrcuma a gosto

– Castanha do Pará picada e cheiro verde a gosto

MODO DE PREPARO:

Em uma panela com azeite de oliva, refogue a cebola, o alho, a batata doce Vapza e a abobrinha. Adicione o sal, a pimenta, a lentilha e a cúrcuma e cozinhe até encorpar. Adicione a castanha do Pará e o agrião e, depois, misture com o conteúdo do liquidificador. Finalize com cheiro verde e sirva.

 

Sopa de legumes com carne

INGREDIENTES:

– 500g Seleta de legumes VAPZA

– 250g Mandioca aipim VAPZA

– 250g carne de músculo em cubos

– ½ xícara de folhas de espinafre picado

– 1L de água

– 2 dentes de alho em cubos

– 1 cebola média picada

– Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO:

Em uma panela de pressão doure a carne com a cebola e o alho. Acrescente a água quente e deixe cozinhar até a carne ficar macia (aproximadamente 30 minutos). Bata no liquidificador a Mandioca Vapza com um pouco de água. Junte seleta de legumes e mandioca e feche a panela. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e conte 10 minutos. Desligue o fogo, retire a pressão e abra a panela. Em seguida adicione o espinafre e mais água (se necessário). Deixe ferver e engrossar. Acerte o sal e desligue o fogo. Salpique salsinha picada a gosto e sirva em seguida. 

Pão de aipim

INGREDIENTES:

– 2 xícaras de leite

– 3 ovos

– 5 colheres (sopa) de açúcar

– 1/2 colher (sopa) de sal

– 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco

– 1 colher (sopa) de manteiga

– 500g de Mandioca Aipim VAPZA

– 1kg de farinha de trigo

MODO DE PREPARO:

No liquidificador, coloque o leite, os ovos, o açúcar, o sal, o fermento, a manteiga e o aipim. Bata até formar um creme. Junte o creme à farinha de trigo. A massa é meio mole e pode ser batida na batedeira com gancho. Cubra e deixa crescer por 30min. Coloque sobre uma superfície enfarinhada e modele os pães. Coloque em formas de bolo inglês ou do formato desejado, untadas com manteiga. Deixe crescer até dobrar de volume. Pincele com gema misturada com um pouquinho de água. Se quiser, polvilhe com gergelim. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 35min.