Os vinhos da Grécia foram estrelas de dois eventos em Curitiba. Um no restaurante La Varenne e outro no Nômade. Estive no primeiro deles e conheci rótulos produzidos na região do Peloponeso e mais especificamente, de Nemea. O evento foi organizado pela KOS Vinhos Especiais, GRK Products e Zacharias Winery, com patrocínio da Comunidade Européia. A apresentação dos rótulos foi do sommelier Guilherme Balbino.

Os rótulos degustados no La Varenne foram: Zacharias Assyrtiko (branco) e os tintos Omikron Agiorgitiko e Zacharias Nemea (tintos). Todos possuem Denominação de Origem Protegida e Indicação Geográfica Protegida.

Sobre a vinícola

A Zacharias Winery é uma das maiores vinícolas privadas gregas,  localizada em Nemea, Peloponeso.  A vinícola cultiva em 40 hectares treze variedades de uvas finas, entre elas as autóctones Agiorgitiko e Assyrtiko.

Sobre os vinhos

Zacharias Assyrtiko Branco 2019 

 Esse vinho tem cor palha brilhante, delicados aromas cítricos, com acidez picante e caráter minetal. Harmoniza com frutos do mar, ostras, peixs gordurosos e queijos amadurecidos. No jantar harmonizamos com Tentáculo de polvo grelhado e ficou ótimo.

Omikron Agiorgitiko Tinto: 2019. 

Vinho de corpo médio com coloração rubi, um aspecto que lembra o Pinot Noir. Aromas de cereja e frutas vermelha, acidez equilibrada e taninos macios. Feito com 100% da uva Agiorgitiko.  Harmoniza com carnes vermelhas suculentas, carne de porco e cordeiro. No jantar harmonizamos com Pappardelle fresco com ragout de cordeiro. Ficou perfeito!

Nemea Zacharias
Tinto produzido também com Agiorgitiko, porém com passagem por barricas de carvalho. . De cor vermelho cereja profundo,  aromas de frutas vermelhas e um toque de especiarias. Taninos maduros e elegantes. Harmoniza com carne vermelha, embutidos e massas com molho à base de tomate. Harmonizou bem com Carret de cordeiro com risoto milanês.

Uma excelente oportunidade de conhecer esses ótimos vinhos gregos.

Em Curitiba, eles podem ser encontrados na Casa Scopel, Armazém 71 e Adega Curitiba Cellar.

#vinhos #wine #winelovers