Imagem: EFE/Osservatore Romano

Imagem: EFE/Osservatore Romano

 

Um dos cuidados que nos fazem chamar a atenção positivamente pelos locais onde passamos, seja de forma profissional ou particular, é a adequação. Na última semana, em audiência oficial de Trump com Papa Francisco, o look de Melania e Ivanka Trump atraiu olhares de questionamento: por que visitar o Papa com um visual tão black?

Melania e Ivanka, assim como Michelle Obama e outras primeiras-damas, seguiram rigorosamente o código de vestimenta do Vaticano. Portanto, estavam adequadas. O código determina que, em ocasiões mais importantes no Vaticano, as mulheres devem usar vestido preto, sem qualquer decote, com saia abaixo do joelho e ombros cobertos. Na cabeça, mantilha preta. Não devem usar joias chamativas, no máximo um clássico colar de pérolas.

 

Imagem: Vatican/Getty Images (reprodução veja.abril.com.br)

Imagem: Vatican/Getty Images (reprodução veja.abril.com.br)

 

Também é permitido encontrar oficialmente o Papa vestindo trajes nacionais ou regionais. Entre as cores, é proibido vermelho (reservada aos cardeais) e roxo (cor da penitência). Existe ainda uma exceção para rainhas e princesas católicas, que podem usar o que o código chama de “privilégio do branco”. Ou seja, vestido e mantilha na cor branca.

 

Imagem: Princesa Charlene, de Mônaco (reprodução Renascença no Ar)

Imagem: Princesa Charlene, de Mônaco (reprodução Renascença no Ar)

 

Num fato importante como esse, é normal a roupa chamar a atenção de todos e ganhar importância tão grande na mídia e também nas rodas de conversa entre amigos. Mas aqui chego a um ponto importante que gostaria de destacar: a roupa que escolhemos para usar no dia a dia profissional também deve estar em adequação ao ambiente de trabalho, chamando atenção positiva e capaz de reforçar a nossa credibilidade e competência.

Obviamente, os holofotes da mídia não recaem sobre nós, mas é importante termos consciência de que somos alvos dos holofotes das pessoas de nosso convívio, desde o colega de mesa ou chefe até um potencial cliente ou futuro empregador. Ou seja, em proporções infinitamente menores, porém com impacto direto e importante na construção de nossa reputação, somos tão observados e julgados no dia a dia quanto os famosos em suas aparições públicas.

Vestir-se com adequação no ambiente profissional significa:

_obedecer ao dresscode da empresa quando essas diretrizes existem. Quando a empresa não estabelece um dresscode, uma dica é compreender a cultura e o posicionamento da organização e, de algum modo, traduzir um pouco desse espírito na forma de se vestir, mesclando com o seu estilo pessoal e personalidade;

_não cair na armadilha dos sabotadores de imagem: saia curta ou decote que mostre demais, saltos muito altos, acessórios muito chamativos e barulhentos, unhas em cores chamativas ou muito decoradas. Vale para os homens também: gravata muito curta ou muito comprida, barra da calça “sobrando”, roupas puídas, sapatos mal conservados, entre outros;

_pensar nas ocasiões especiais que você terá no seu dia e equilibrar o visual para todas elas;

_ter clareza dos objetivos profissionais que você deseja atingir e avaliar se a sua imagem está contribuindo para que eles sejam alcançados mais rapidamente.

Você está se vestindo de forma adequada? Conte pra mim e também envie suas dúvidas aqui nos comentários!