• Quantas pessoas são necessárias para produzir um charuto?

    Quantas pessoas são necessárias para produzir um charuto?

    Quantas pessoas são necessárias para produzir um charuto?

    A Dannemann é uma marca suíça que produz charutos aqui no Brasil, na região do recôncavo baiano para ser mais precisa. Há algum tempo, além dos charutos, eles colocaram uma folha com o nome e uma foto da torcedora responsável por aqueles charutos na caixa.

    Esse é um dos processos mais famosos e talvez um dos mais importantes na produção, mas a verdade é que as senhoras ali homenageadas são uma entre as dezenas, centenas, que tocaram no seu charuto antes dele chegar a você.

    O processo todo começa com a seleção de sementes e plantio em estufa, em seguida a muda é transplantada. Depois de mais um tempo crescendo, as folhas são colhidas e vão para um celeiro. Lá são amarradas e empilhadas, onde ficam fermentando e por muitas vezes são reorganizadas. Depois de fermentadas elas são posicionadas para secarem e então envelhecidas. Após esse processo elas são organizadas pela aparência e cor. Até aí já falamos em algumas dezenas de pessoas envolvidas no processo.

    Após esse processo que pode ser mais longo e com algumas diferenças para cada fábrica ou charuto, inicia-se o processo de montagem do charuto onde mais pessoas irão manusear o produto. Primeiro é retirado o caule central da folha e depois elas são distribuídas em porções específicas com a quantidade e tipo de folhas certas para cada charuto. Só então chegamos a etapa das torcedoras. Essas são responsáveis por unir aquelas folhas todas formando o charuto. Parece que chegamos ao fim, mas não. Outras pessoas são responsáveis por classificar os charutos por cores e levá-los até uma sala para envelhecerem mais um tempo, após isso é feito um teste de qualidade para ver o fluxo dos charutos e para só depois serem encaixotados.

    Esse é um pequeno resumo de todos os processos para a produção de um charuto e cada marca e ainda cada linha guarda suas especificidades. De maneira geral acredita-se que mais de duzentas pessoas irão manusear o produto antes dele chegar até você. O trabalho é majoritariamente manual e artesanal o que exige grande atenção e cuidado de todos os envolvidos no processo.

    Eu sempre gosto de falar que um dos maiores ensinamentos do charuto para mim foi a paciência. Acho que isso tudo é um bom exemplo de como não podemos ter pressa ao degustá-lo. Um produto que levou tanto tempo para ser produzido e que precisou dos cuidados e expertise de tantas pessoas merece ser degustado com toda calma e atenção.

     

  • Charutos, cerveja ou pizza, faça sua escolha e divirta-se!

    Charutos, cerveja ou pizza, faça sua escolha e divirta-se!

    Charutos, cerveja ou pizza, faça sua escolha e divirta-se!
    Campari Week na Bulldog

    #CAMPARI WEEK

    Entre os dias 17 e 21 de fevereiro a Bulldog promove a Campari Week, em uma semana inteira dedicada a icônica bebida que desde 1860 é um clássico mundial. Quem for até a Bulldog entre às 18h e às 20h poderá aproveitar o double do drink Campari Tonic, com Campari, água tônica orgânica Wevi e rodelas de limão e laranja por apenas R$ 30.

    O Campari é uma bebida que mantém a fórmula original desde a sua invenção. A criação do Campari foi o resultado do talento de Gaspare Campari, criador mestre de bebidas e fundador da empresa, e a receita permanece um segredo conhecido apenas por poucas pessoas encarregadas do processo de produção. É uma bebida destilada alcoólica obtida a partir da infusão em álcool e água de ervas amargas, plantas aromáticas e frutas, mas até hoje, álcool e água são os únicos ingredientes conhecidos de sua receita especial e secreta.

    Durante a Campari Week, a Bulldog sugere os charutos off cuba para harmonizar com o drink, como os Vega Fina e Arturo Fuente que são da República Dominicana, região famosa pelos sabores ricos e versáteis, perfeitos para harmonizar com o Campari. 

    BULLDOG TABACARIA

    Segunda a sexta das 10 às 20 horas | Sábado das 10 às 18 horas

    R. General Aristides Athayde Júnior, 254 Bigorrilho

     

    #DRINKS COM CERVEJA

    Não há dúvidas de que as cervejas artesanais conquistaram o público brasileiro nos últimos anos. Além de ser presença garantida e programas clássicos, como happy hour e churrasco, elas passaram a ser encontradas em menus de restaurantes de todo Brasil, podendo ser harmonizadas com as mais variadas iguarias gastronômicas. Marcada pela versatilidade, a bebida ganha combinações e versões cada vez mais saborosas e criativas. Em Curitiba (PR), o Hop Nation, bar especializado em chopes artesanais na capital paranaense, explorou as possibilidades da bebida e desenvolveu um cardápio exclusivo de drinks que têm cervejas artesanais como grande estrela.

    Destaque no menu do empreendimento, os drinks são elaboradas com combinações únicas e harmoniosas de cervejas, frutas e destilados. São quatro opções:  o JagerBera, feito com Jagermaister, Energético, Limão e Chopp Red Ale; o Mojito Beer, desenvolvido com Rum, Monin Mojito, Hortelã e Chopp Pilsen; o Erotika Nation, composto por Jurupinga, Monin Cereja e Chopp Pilsen; e o HopSpritz, que leva Aperol, laranja e Chopp especial Witbier ou Pilsen.

    HOP NATION

    Todos os dias das 11h às 22 horas

    Vila Urbana (Marechal Deodoro, 686 – Centro)

     

    #PIZZA NAPOLITANA

    Poucos preparos gastronômicos são tão unânimes quanto uma saborosa pizza. O preparo teve origem por volta de 1.700, na cidade de Nápoles, no Sul da Itália. Recentemente, o modo napolitano de fazer pizza entrou para a lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, divisão da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura.

    Agora, em pleno ano de 2020, a cidade de Curitiba ganhará uma pizzaria inspirada nos principais conceitos do modo napolitano: a Pizzaria da Mathilda, que será inaugurada oficialmente nesta quarta-feira, dia 12 de fevereiro. Comandada pelo empresário Daniel Mocellin,  um dos criadores de um dos grandes sucessos da gastronomia curitibana, a tradicional WhataFuck Hamburgueria, e pelo advogado Giuliano Ziliotto, a Pizzaria Mathilda, conta com um ambiente reservado, com capacidade para 25 pessoas sentadas, e descontraído, com uma decoração moderna e cheia de personalidade.

    Curiosamente, todas as receitas de pizzas da casa, da massa aos molhos, foram desenvolvidas por Daniel Mocellin, que entrou de cabeça no processo de produção artesanal de pizzas. Com um cardápio exclusivo e enxuto, a Pizzaria da Mathilda oferece nove sabores, desde clássicos como mozarella, calabresa e marguerita, até preparos inéditos, tudo para superar a expectativa do exigente público curitibano. Os preparos são individuais e têm o valor único de R$ 24. Entre as pizzas exclusivas do empreendimento estão a “Léon”, opção vegana preparada com molho, berinjela em cubos, cebola branca, azeitona preta em pedaços e basílico; e a “Mathilda”, feita com molho, queijo mozarella, iscas de frango com páprica defumada, erva doce, cebola branca e orégano; a “Granada”, que leva molho, lâminas de alho, linguiça Blumenau, cebola roxa, queijo mozzarella, pimenta jalapeño agridoce, basílico e parmesão ralado. Para harmonizar com os preparos, a Pizzaria da Mathilda oferece cervejas especiais, soft drinks, coquetéis e vinhos, que podem ser adquiridos em taças ou garrafas. Além disso, o empreendimento traz o conceito da “rolha livre”, onde os clientes podem levar seu próprio vinho para ser consumido no local.

    PIZZARIA DA MATHILDA

    Terças e quartas das 18h30 às 23h | Quintas das 18h30 à 00h | Sexta a domingo das 18h30 à 01h. 

    Av. Vicente Machado, 859

     

  • A importância das cinzas para os charutos

    A importância das cinzas para os charutos

    A importância das cinzas para os charutos

    Observar a capa, sentir o toque, o som do charuto. Tudo isso é importante para averiguar a qualidade antes de acendê-lo. Depois a queima, e especialmente a cinza, é o que você precisa prestar atenção.

    O primeiro indicador da cinza é sobre a qualidade do charuto. Bom, parece redundante e até óbvio demais, mas a cinza precisa ser de cor cinza. Uma cinza amarelada, esverdeada ou até muito escura indica problemas e baixa qualidade no seu charuto. Quanto mais cinza claro, melhor.

    Uma cinza que se mantém no charuto e não quebra com muita facilidade também é indicador de um produto de qualidade. Nos charutos de medium ou short filler - que são feitos a partir de folhas quebradas ou picadas - a cinza tende a quebrar com maior facilidade, enquanto em um long filler - de folhas inteiras - ela se mantém por mais tempo. Os concursos e torneios de cinza, por exemplo, são sempre feitos com esse tipo de charuto. A brincadeira consiste em basicamente degustar o máximo possível do charuto sem deixar a cinza cair ou quebrar.

    A brincadeira dá trabalho, não são todos que conseguem, mas vale a diversão. Agora, no dia a dia, vale tentar equilibrar a cinza ou é melhor soltá-la sempre?

    Quanto maior a cinza menos oxigênio chega a parte que está de fato queimando. Isso torna a queima mais lenta e pode fazer com que o charuto apague mais vezes, enquanto uma cinza pequena faz o charuto queimar mais rápido.

    O ideal é equilibrar, deixar uma pequena parte de cinza no charuto, algo perto de dois centímetros. Além disso, todas as vezes que decidir tirar um pouco de cinza, lembre de nunca bater o charuto no cinzeiro. Como já falei, o charuto é feito com folhas inteiras e ao bater a cinza há o risco de quebrar as folhas ainda inteiras. Por isso, delicadamente apoie o charuto no fundo do cinzeiro e rode. A cinza irá soltar do charuto e não vai prejudicar a parte que ainda não foi queimada. Caso a cinza não solte, não force. Significa que ainda há folhas não queimadas no meio, espere alguns minutos e repita o processo.

    Para finalizar, quando decidir que seu charuto chegou ao fim não precisa apertá-lo no fundo do cinzeiro. Apoie-o e deixe que ele apague naturalmente.

     

     

     

     

  • Dicas para o fim de semana - de 6 a 10 de fevereiro

    Dicas para o fim de semana - de 6 a 10 de fevereiro

    #CHARUTO PARA INICIANTES

    Os interessados na cultura charuteira têm a chance de participar de um curso de iniciação na Bulldog, uma das tabacarias mais prestigiadas da cidade, pelo custo de R$70. O curso sobre charutos inclui material didático, um charuto especial para iniciantes, uma dose de Jack Daniel´s e também de água de coco para harmonizar.

    Sob o comando de Carolina e Walter Macedo, o curso sobre charutos nomeado “Charuto – Tudo o que você precisa para começar” é ministrado todas as quintas-feiras a partir das 18h. O curso aborda conceitos básicos para uma degustação, como a fortaleza, a aparência, o tempo e até mesmo o som do manuseio de um bom charuto.

    É recomendado fazer a reserva que pode ser pelas redes sociais (facebook | instagram) ou pelo telefone 41 3029 1299 | whatsapp: 98736 3251. As vagas são limitadas.

    BULLDOG TABACARIA

    Segunda a sexta das 10 às 20 horas | Sábado das 10 às 18 horas

    R. General Aristides Athayde Júnior, 254 Bigorrilho

     

    #MAIOR PRÊMIO DE SUSTENTABILIDADE PARANAENSE

     

    Nesta quinta-feira, dia 06 de fevereiro, Curitiba vai sediar a principal celebração da sustentabilidade paranaense: o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. Em sua 13ª edição, a premiação vai reconhecer ideias de todo Brasil que colaboram para que a sociedade fique atenta a ações mais conscientes e sustentáveis. A cerimônia será aberta ao público, que poderá conferir de perto projetos que surgiram com o objetivo de proporcionar um mundo melhor para todos. 

    Ao longo de sua história, o evento, uma iniciativa do ISAE Escola de Negócios, contabiliza mais de 1.000 projetos inscritos e, aproximadamente, 200 vencedores que têm seus projetos em funcionamento em todos os cantos do país. Em 2020, o prêmio será ainda mais especial, pois tem como tema “Ozires Silva”, seu grande inspirador e grande referência para inúmeras pessoas que investem suas capacidades, tempo e recursos em projetos empreendedores, inovadores e sustentáveis.

    O Prêmio Ozires Silva 2020 será dividido em três categorias (Empreendedorismo social, Empreendedorismo ambiental, Empreendedorismo econômico e Empreendedorismo educacional) com subdivisões em três diferentes modalidades: Empresa (pequeno, médio, grande porte), Estudante e Pessoa Física. No total, a premiação contou com 84 projetos aprovados, que seguiram para avaliação da banca de jurados, formada por especialistas em suas áreas de atuação e comprometidos com as categorias de empreendedorismo contempladas pelo prêmio. Após a análise, 48 projetos de 11 estados brasileiros foram selecionados para a 13ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável.

    A cerimônia acontece dia 6 a partir das 19h, em uma cerimônia especial no Edifício Eugênio Casillo (Rua Lourenço Pinto, 500), em Curitiba. O evento é gratuito, com inscrições abertas ao público pelo site. Mais informações pelo telefone (41) 3388-7817.

     

    #ANDRÉ PIONTEKE ASSINA CARDÁPIO DO CAFÉ DO MOÇO 

     

    Aberto no último dia 20 de janeiro, com um conceito inédito na capital paranaense, o novo Café do Moço está surpreendendo o público curitibano. Com um ambiente completamente remodelado e novos serviços, que oferecem a melhor experiência em cafés especiais no Brasil, o empreendimento, comandando pelo barista tricampeão brasileiro, Leo Moço, ao lado da diretora-executiva Estela Cotes, tem como um de seus grandes destaques o menu assinado pelo aclamado chef André Pionteke.

    O cardápio criado pelo ex-Masterchef, um dos grandes nomes da nova geração da culinária brasileira, possui uma forte inspiração na gastronomia regional brasileira, resgatando ingredientes que fizeram parte da história do do país, e conta com opções diversificadas para refeições ao longo do dia.

    Um dos destaques do menu do Café do Moço são os pratos quentes com opções variadas, que vão desde a Costela Laqueada, assada por 12 horas e laqueada com caramelo de alho, ao tradicional Prato Feito, o “PF”. Os clientes podem se deliciar ainda com pratos delicados como o Cuscuz Amazônico com peixe, temperado com tucupi e acompanhado de legumes na manteiga de limão; e o Ravióli de abóbora com café. Outra novidade preparada pelo Chef André Pionteke são as saladas, sempre acompanhadas por um surpreendente vinagrete de café, como a Panzanella do Moço, uma releitura da tradicional panzanella italiana; e a salada Agridoce, feita com abóbora assada e caramelizada.

    O cardápio assinado por Piontheke conta ainda com quatro opções de sanduíches, entre elas o Blumenau, com pão francês, linguiça Blumenau, queijo prato, raspa de limão, tomate e alface romana; e o Mogiana, feito com baguete, queijo Gouda, tomate, orégano e um delicioso presunto Royale feito na casa.

    O espaço possui estacionamento conveniado exclusivo e gratuito, na esquina da Rua Campos Sales com a Moyses Marcondes  - entrada pela Campos Sales. 

    CAFÉ DO MOÇO

    Segunda a sábado das 7 às 21h | Domingo das 8 às 20h

    Rua Moyses Marcondes, 609 - Juvevê

     

    #BURGER DO BEM

    Comer bem, fazendo o bem. Uma combinação perfeita e que tem tudo para ser um grande sucesso, além de promover a conscientização e a solidariedade. A partir do mês de fevereiro, o Soho Burger Gallery, uma das principais hamburguerias de Curitiba, vai realizar a campanha “Burger do Bem”, que tem por objetivo destinar parte da venda do hambúrguer selecionado do mês para um projeto social curitibano. No mês de lançamento da ação, o Soho doará R$ 2 de cada hambúrguer Eden Fine Art para a ONG internacional TETO.

    O Eden Fine Art é um dos carros-chefe da casa, por esse motivo foi escolhido para a ação. Feito com dois suculentos smash Burger de 70 gramas cada, duas fatias de queijo cheddar, alface, tomate italiano, cebola roxa e maionese, acompanhados de deliciosas batatas-fritas.

    Presente em vários países, a organização internacional TETO atua há mais de 10 anos garantindo o direito à moradia nas favelas mais precárias e invisíveis do país, por meio de programas sociais que geram soluções concretas de melhorias das condições de moradia e habitat. Presente no Paraná desde 2015, o TETO já construiu mais de 400 casas, além de realizar milhares de enquetes socioeconômicas e mobilizar mais de 4 mil voluntários. No estado, o TETO conta com equipes fixas em seis comunidades: Caximba (Curitiba), Parolin (Curitiba), Portelinha (Curitiba), 29 de Março (Curitiba), Tiradentes (Curitiba), Vila Nova (Colombo), Favorita (Araucária) e Santa Cruz (Araucária).

    O Burger do Bem em prol do TETO acontece entre os dias 1° e 29 de fevereiro no Soho Burger Gallery e é válida para o cardápio não promocional.

    SOHO BURGER GALLERY

    Segunda a sexta das 11h às 23h | Sábado das 10h às 23h | Domingo das 11h às 22h

    Boulevard ao lado do cinema do Jockey Plaza Shopping (R. Konrad Adenauer, 370)

     

  • Tudo sobre charuto premium

    Tudo sobre charuto premium
    Tudo sobre charuto premium

    O charuto premium é um produto delicado e por vezes muito caro.

    Apesar de ser possível encontrar ótimas opções com valores bastante acessíveis, muitas pessoas se assustam com o valor de alguns charutos. Eu sempre gosto de fazer a comparação com as bebidas, o vinho ou o whisky por exemplo, que é um assunto mais familiar à maioria das pessoas. O que torna aquela bebida mais cara que a outra é a qualidade dos produtos utilizados, o tempo que levou para ser produzido, a história por de trás dela e todos os outros elementos que a tornam única. Com o charuto não é diferente.

    É possível encontrar charutos de trinta reais e alguns até de quatro dígitos. Vamos deixar de lado todos os valores acrescidos ao produto em decorrência de uma burocracia e falar das razões práticas para valores tão diferentes.

    Na maioria das vezes os charutos com valores muito elevados são edições limitadas. Ou seja, são produtos produzidos em uma pequena quantidade e sem reposição. Outro fator são as folhas utilizadas nesse charuto, onde elas são produzidas, a tecnologia por trás daquela produção e o tempo. Além disso muitas vezes a marca não possui as próprias vegas (fazendas) e, por isso, acaba comprando de grandes produtores e assim ficando à mercê do valor delas, que além de fatores já citados tem a influência da oferta e demanda do mercado.

    Falando em demanda, temos também a demanda do consumidor final. São muitos os aficionados que colecionam charutos. Entre as poucas milhares de caixas produzidas para o mundo todo, conseguir uma delas é para poucos sortudos.

    Outra questão importante é o tempo que aquele charuto ficou envelhecendo. Imagine que a empresa deixa aquele charuto parado no estoque por três, quatro, cinco, até seis anos. Produto parado em estoque tem um custo em qualquer mercado.

    Além disso charutos especiais ganham embalagens especiais. São caixas talhadas, pintadas, jarros de cerâmica, entre outras. Um exemplo disso é o Gurkha Black Dragon, a unidade desse charuto (caso você o encontre) custa cerca de 1.200 reais. Foi lançado em 2006 e era uma edição limitada, portanto, bastante raro. Ele tem um ring 52 e 21,5 cm de comprimento. A capa do charuto é uma folha Connecticut Maduro e a tripa é feita com folhas dominicanas envelhecidas por cinco anos. Ele vem em uma caixa esculpida a mão, com acabamentos em couro e veludo laranja, além de cada charuto estar em um tubo fosco. Degustar um charuto como esse, de edição limitada, ou de aniversário, por exemplo, é também fazer parte da história daquela marca.

    Por isso, nenhum produto chega as prateleiras a valores maiores sem motivo. Um charuto especial pode levar anos para ficar pronto e é fruto do trabalho de centenas de pessoas. Não é necessário gastar muito para apreciar bons charutos, mas quando puder e tiver a oportunidade, se dê de presente um charuto especial. Tenho certeza que será uma experiência inesquecível.

     

  • Final de semana em Curitiba: dicas de passeios

    # HARMONIZAÇÃO COM DESCONTO

    Hoje é o último dia para aproveitar a promoção do happy hour da Bulldog! Em todas as quartas-feiras de janeiro durante o happy hour (18h às 20h) a casa oferece uma promoção em efeito cascata. Na compra de um charuto o cliente ganha 20% de desconto no drink, o segundo charuto traz 25% de desconto no segundo drink e, ao chegar no terceiro charuto, o cliente leva 30% no drink número três.

    A promoção é uma boa oportunidade para quem ainda não conferiu a nova arta de drinks da Bulldog, assinada por Marcelo Yuji Prantoni, vencedor do concurso de Melhor Caipiroska do Brasil, promovido pela marca Smirnoff em 2019. Além de renovar as opções da casa, Marcelo criou um inédito drink com tabaco, o Smoked Old Fashioned.

    O Smoked Old Fashioned, que sai por R$ 30, é uma releitura do tradicional drink com Bourbon, angostura e açúcar, mas com a adição de uma defumação de tabaco com notas de cereja, uma novidade para os fãs de charuto. Além do Smoked Old Fashioned, Prantoni, o bartender criou os drinks Stone Flower, Wave e, claro, um drink com o nome da casa, o Bulldog. A promoção é válida em janeiro e para consumo na casa.

    BULLDOG TABACARIA

    Segunda a sexta das 10 às 20 horas | Sábado das 10 às 18 horas

    R. General Aristides Athayde Júnior, 254 Bigorrilho

     

    # HARD ROCK CAFE CURITIBA TEM PRÉ-ESTREIA DO ESPETÁCULO BROADWAY CANTA O CIRCO MÍSTICO

    O Hard Rock Cafe Curitiba traz para a cidade, pela primeira vez, um dinner show no melhor estilo dos musicais americanos. O espetáculo Broadway Canta o Circo Místico, edição especial, reúne música, dança, circo, teatro e poesia com trilha sonora composta por Chico Buarque e Edu Lobo. Criado originalmente em 1983 para o Balé Teatro Guaíra, o espetáculo é celebrado pelo Hard Rock Cafe Curitiba em comemoração aos mais de trinta anos da obra icônica sobre o amor entre um aristocrata e uma acrobata no início do século XX.

    A primeira apresentação acontece dia 30 de janeiro, a partir das 20h, em uma première para convidados. Os próximos dinner shows abertos ao público acontecerão entre março e novembro. As datas devem ser divulgadas nas próximas semanas.

    Na época em que foi lançado, O Grande Circo Místico foi assistido por mais de 200 mil pessoas em todo o país e a expectativa é repetir o sucesso. As músicas lançadas nas vozes de Milton Nascimento, Gilberto Gil, Gal Costa, Zizi Possi, Tim Maia, Simone, Jane Duboc, entre outros, se tornaram um marco da música popular brasileira. A versão para o estilo de teatro musical terá 20 artistas no palco, entre músicos, atores, cantores e bailarinos. A direção artística é de Débora Bergamo, Giovana Póvoas, Ricardo Bührer, Rodrigo Fornos e concepção da Cia Projeto Broadway.

    HARD ROCK CAFE CURITIBA

    Domingo a quinta – 11h45 às 00h | Sexta e sábado 11h45 às 01h

    R. Buenos Aires, 50 - Batel

     

    # ÚLTIMA SEMANA – FESTIVAL DOS CAMARÕES

    Ainda dá tempo de aproveitar o delicioso Festival dos Camarões dos Restaurantes Victor, Com uma exclusiva variedade de 17 pratos e petiscos, o crustáceo é servido em tradicionais receitas e novos sabores pelas mãos da chef Eva dos Santos em colaboração com os demais chefs das casas. O Festival dos Camarões vai até este sábado (dia 1º) nas embarcações Bar, Bistrô e Praça do Victor. As receitas serão servidas de terças-feiras aos sábados exclusivamente no jantar e os clientes Victor poderão comer à vontade pelo preço fixo de R$ 139.

    O público curitibano pode desfrutar, saborear e repetir algumas receitas consagradas do Victor como o espaguete com Molho da Mamma e o ceviche de camarão. Além desses pratos, o buffet servirá tartar, salada de folhas e de frutas com o crustáceo, moqueca, arroz de camarão com rúcula, bobó, camarão na moranga e acompanhamentos.

    E tem mais! Além do banquete em formato de buffet que dispõe de 11 pratos com camarões e acompanhamentos, a equipe servirá em sistema de rodízio outras versões do fruto do mar. Os petiscos que serão levados diretamente às mesas são shrimp in chips, coxinha de camarão, bolinho de camarão, camarão à provençal, pastel de camarão e o clássico paulistinha alho e óleo. A irresistível sequência de 17 pratos e acompanhamentos está disponível no Bar, Bistrô e Praça do Victor de terças-feiras aos sábados sempre no período da noite. Para mais informações e reservas acesse o site e o instagram do Grupo Victor.

    BAR DO VICTOR

    Terça a sexta das 18h às 23 horas | Sábado das 19h às 23:30 horas

    R. Lívio Moreira, 284 - São Lourenço

    PRAÇA DO VICTOR

    Terça a sexta das 17:30 às 23:30 horas | Sábado das 12 à 00 horas

    R. Saldanha Marinho, 1650 – Bigorrilho

    BISTRÔ DO VICTOR

    Segunda a quinta das 12 às 23horas | Sexta e sábado das 12 à 00 horas | Domingo das 12 às 22 horas

    R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - ParkGourmet – ParkShoppingBarigüi

     

    # 1º CAIPIFEST

    Para celebrar o Verão e uma das bebidas mais tradicionais e democráticas da estação mais quente do ano, o Bar Quermesse vai promover o 1° CaipiFest. O evento, que acontece entre os dias 28 de janeiro e 02 de fevereiro, trará diversas releituras especiais de caipirinha, que serão comercializadas pelo preço fixo de R$ 15.

    Entre os sabores disponíveis no 1° CaipiFest, estarão algumas receitas bem exóticas, entre elas uma que leva manga com pimenta e outra desenvolvida com morango e picolé de leite condensado. Outros destaques do festival ficam por conta da Caipirinha 3 Limões (tahiti, siciliano e rosa) com cravo e da opção preparada com abacaxi e limão. A caipirinha de uva, um dos sucessos do Quermesse, também estará disponível no evento. As bases das caipirinhas poderão ser feitas com cachaça ou vodka.

    Além das várias opções de caipirinha, quem for ao 1º CaipiFest poderá saborear as clássicas comidinhas de boteco do novo cardápio do Quermesse, lançado no final de 2019. Entre os destaques do menu estão o Torresmo de rolo (R$ 39); a Pururuca (R$ 10); o Bolinho de bacalhau (R$ 39); o Lambari frito (R$ 15); o clássico Rollmops (R$ 5); o Pão com bolinho (R$ 15); e o Canudinho de Carne de Onça (R$ 40).

                BAR QUERMESSE

    Terça a quinta das 17 à 01 hora | Sexta das 17 às 02 horas | Sábado das 12 às 02 horas | Domingo das 12 à 00 horas

    Rua Carlos Pioli, 513 - Bom Retiro

     

    # VOLTA ÀS AULAS COM CAFÉ

    Na próxima semana, diversas universidades e escolas darão início ao calendário do ano letivo. Para marcar a retomada das aulas e dar aquela energia extra para a volta aos estudos, o Coffee Box, empreendimento especializado em cafés especiais, preparou uma ação especial destinada aos estudantes curitibanos e o público geral.

    Entre os dias 27 de janeiro e 29 de fevereiro, a microcafeteria, que aposta no conceito “to go”, vai comercializar uma opção de café por apenas R$ 4, promoção válida todos os dias durante o horário de funcionamento. A opção é válida para os copos de Star Latte (espresso com leite versão latte) de 240ml. Quem visitar o Coffee Box poderá aproveitar, também, o combo de Star Latte com pão de queijo três queijos por R$ 6,00.

    Além de aproveitar os preços promocionais, os visitantes poderão conhecer o cardápio completo de cafés especiais desenvolvido pelo barista curitibano Paulo Poran. São 12 opções de cafés especiais quentes e oito bebidas geladas (cappuccino, mocha, carmelotto, latte, frappé de amendoim e frappé de coco alcoólico), além de três opções sem lactose. O cardápio conta, ainda, com doces portugueses (Pastel de Nata e Floresta de Amêndoas), brigadeiros artesanais (chocolate e pistache) e duas opções de pão de queijo (três queijos e provolone).

    COFFEE BOX

    Segunda a Sexta das 07h30 às 19 horas | Sábado das 08 às 17 horas

    Avenida Vicente Machado, 198

     

    #BURGER DO BEM

    Comer bem, fazendo o bem. Uma combinação perfeita e que tem tudo para ser um grande sucesso, além de promover a conscientização e a solidariedade. A partir do mês de fevereiro, o Soho Burger Gallery, uma das principais hamburguerias de Curitiba, vai realizar a campanha “Burger do Bem”, que tem por objetivo destinar parte da venda do hambúrguer selecionado do mês para um projeto social curitibano. No mês de lançamento da ação, o Soho doará R$ 2 de cada hambúrguer Eden Fine Art para a ONG internacional TETO.

    O Eden Fine Art é um dos carros-chefe da casa, por esse motivo foi escolhido para a ação. Feito com dois suculentos smash Burger de 70 gramas cada, duas fatias de queijo cheddar, alface, tomate italiano, cebola roxa e maionese, acompanhados de deliciosas batatas-fritas.

    Presente em vários países, a organização internacional TETO atua há mais de 10 anos garantindo o direito à moradia nas favelas mais precárias e invisíveis do país, por meio de programas sociais que geram soluções concretas de melhorias das condições de moradia e habitat. Presente no Paraná desde 2015, o TETO já construiu mais de 400 casas, além de realizar milhares de enquetes socioeconômicas e mobilizar mais de 4 mil voluntários. No estado, o TETO conta com equipes fixas em seis comunidades: Caximba (Curitiba), Parolin (Curitiba), Portelinha (Curitiba), 29 de Março (Curitiba), Tiradentes (Curitiba), Vila Nova (Colombo), Favorita (Araucária) e Santa Cruz (Araucária).

    O Burger do Bem em prol do TETO acontece entre os dias 1° e 29 de fevereiro no Soho Burger Gallery e é válida para o cardápio não promocional.

    SOHO BURGER GALLERY

    Segunda a sexta das 11h às 23h | Sábado das 10h às 23h | Domingo das 11h às 22h

    Boulevard ao lado do cinema do Jockey Plaza Shopping (R. Konrad Adenauer, 370)

     

     

     

     

  • E quando o charuto não agrada?

    Aproveitei o início do ano para descansar uns dias. Para isso selecionei alguns charutos, além daqueles já velhos conhecidos levei comigo, alguns novos que não tive tempo de degustar ao longo do ano.

    Muitos eu já imaginava que seriam excelentes, outros foram melhores do que eu esperava, mas um, em particular, não foi. Era um charuto que eu tinha muita curiosidade em provar, mas infelizmente não correspondeu à minha expectativa.

    Confesso que o dia que degustei não foi o melhor e ainda optei por queimá-lo em um lugar aberto. Já falei sobre isso aqui e, apesar de gostar muito de degustar em locais abertos, acredito que isso prejudicou um pouco a degustação desse charuto que, para mim, era novo. Não me entenda mal, o charuto era muito bom, mas as minhas expectativas com ele talvez fossem maiores.

    Férias, praia e muito tempo livre. Aquele charuto, que durou pouco mais de uma hora me fez refletir. Janeiro é um mês de começos, não só pelo fato de ser o número um em um novo ano, mas por tudo o que isso representa. Me perdoe se você acha tudo isso uma grande bobagem, mas eu sou daquelas que acredita que é possível, em janeiro, começar tudo do zero. Começo o ano cheia de planos e desejos para realizar, mas esse charuto me fez pensar que apesar de toda essa esperança que nos domina no início do ano, a expectativa e a realidade nem sempre estão alinhadas. Charutos sem graça ou amargos demais vão cruzar o nosso caminho. Queimas tortuosas e que apagam facilmente também, mas tudo bem, porque outros tantos saborosos e com cinzas perfeitas também vão aparecer e, muitos serão muito melhores do que o esperado.

    Para não dizer que não falei das boas surpresas. Nesses mesmos dias degustei o Trinidad La Trova, que foi um dos charutos que comentei no último texto e a única coisa que eu posso dizer é: quando encontrar esse charuto na sua tabacaria favorita não pense duas vezes, compre. Ele é delicioso do início ao fim.

    Sobre o outro charuto, não desisti dele. Nem sempre o charuto agrada na primeira degustação. Por isso alguns ainda descansam no meu umidor e, em breve, com mais calma, vou queimar mais um. Quem sabe então, depois de um tempo e com outras expectativas a minha experiência não seja diferente.

     

     

  • O que fazer em Curitiba neste fim de semana - 23 a 26 de janeiro

    O que fazer em Curitiba neste fim de semana - 23 a 26 de janeiro
    O que fazer em Curitiba neste fim de semana - 23 a 26 de janeiro (Foto: Divulgação)

    #CHARUTO PARA INICIANTES

    Os interessados na cultura charuteira têm a chance de participar de um curso de iniciação na Bulldog, uma das tabacarias mais prestigiadas da cidade, pelo custo de R$60. O curso sobre charutos inclui material didático, um charuto especial para iniciantes, uma dose de Jack Daniel´s e também de água de coco para harmonizar.

    Sob o comando de Carolina e Walter Macedo, o curso sobre charutos nomeado “Charuto – Tudo o que você precisa para começar” é ministrado todas as quintas-feiras a partir das 18h. O curso aborda conceitos básicos para uma degustação, como a fortaleza, a aparência, o tempo e até mesmo o som do manuseio de um bom charuto.

    É recomendado fazer a reserva que pode ser pelas redes sociais (facebook | instagram) ou pelo telefone -41. 3029 1299 | whatsapp: 98736 3251.

    BULLDOG TABACARIA

    Segunda a sexta das 10 às 20 horas | Sábado das 10 às 18 horas

    R. General Aristides Athayde Júnior, 254 Bigorrilho

     

    #CAFÉ GELADO

    Fazer uma pausa para tomar uma xícara de café é um hábito agradável e revigorante em todas as épocas do ano. E embora a forma mais comum seja o tradicional cafezinho feito em água quente, as alternativas de cafés gelados podem ser uma ótima opção para se refrescar durante as altas temperaturas do verão. No Coffee Box, empreendimento curitibano especializado em cafés especiais, as versões de cappuccinos, frapês e espressos com preparos gelados tem espaço garantido no cardápio.

    O menu de bebidas geladas conta com 8 opções disponíveis em copos de 300g ou 440g. Single Box (cappuccino espresso com leite gelado), Choco Box (Mocha espresso com leite gelado e chocolate), Grand Caramel (Frapê de caramelo com espresso e leite são algumas das opções. Os preços variam entre R$ 8,90 e R$ 18,80.

    Instalado na Avenida Vicente Machado, o Coffee Box aposta no conceito “to go” e propõe uma experiência prática e singular para os curitibanos, marcada pela funcionalidade e serviço de excelência. O cardápio ainda oferece 11 opções de cafés especiais quentes: do tradicional espresso italiano a opções sem lactose com leite vegetal. Além de opções de doces portugueses (Pastel de Nata e Floresta de Amêndoas), brigadeiros artesanais (chocolate e pistache) e duas opções de pão de queijo (três queijos e provolone).

     COFFEE BOX

     Segunda a Sexta das 07:30 às 19 horas | Sábado das 08 às 17 horas

    Avenida Vicente Machado, 198

     

    #CHARUTO E DRINK COM DESCONTO

    Em todas as quartas-feiras de janeiro, durante o happy hour (18h às 20h), a casa oferece uma promoção em efeito cascata. Na compra de um charuto o cliente ganha 20% de desconto no drink, o segundo charuto traz 25% de desconto no segundo drink e, ao chegar no terceiro charuto, o cliente leva 30% no drink número três.

    A promoção é uma boa oportunidade para quem ainda não conferiu a nova arta de drinks da Bulldog, assinada por Marcelo Yuji Prantoni, vencedor do concurso de Melhor Caipiroska do Brasil, promovido pela marca Smirnoff em 2019. Além de renovar as opções da casa, Marcelo criou um inédito drink com tabaco, o Smoked Old Fashioned.

    O Smoked Old Fashioned, que sai por R$ 30, é uma releitura do tradicional drink com Bourbon, angostura e açúcar, mas com a adição de uma defumação de tabaco com notas de cereja, uma novidade para os fãs de charuto. Além do Smoked Old Fashioned, Prantoni, o bartender criou os drinks Stone Flower, Wave e, claro, um drink com o nome da casa, o Bulldog. A promoção é válida em janeiro e para consumo na casa.

    BULLDOG TABACARIA

    Segunda a sexta das 10 às 20 horas | Sábado das 10 às 18 horas

    R. General Aristides Athayde Júnior, 254 Bigorrilho

     

    #SOBREMESAS DO VERÃO

    Um dos símbolos da estação mais quente do ano, não é novidade que o sorvete é o queridinho de todos durante o verão. Mas muito se engana quem acredita que a clássica casquinha é a única opção para saborear o doce.

    Conhecido em todo o país, o Cookie Shot é um copinho feito de cookies com um delicioso revestimento de chocolate. Tradicionalmente servido com café espresso, durante a temporada de Verão a bebida quente é substituída por um delicioso sorvete cremoso nos sabores baunilha, chocolate ou misto. Já para quem adora sobremesas generosas, foi criado o Cookie Sandwich, um sanduíche de cookies com recheio de sorvete e cobertura de Nutella, doce de leite ou brigadeiro.

    Uma das estrelas do cardápio da Cookie Stories é o Brownie Iceberg, uma criação exclusiva do empreendimento preparada com uma bola de sorvete envolta por brownie frito, servido em uma “piscininha” de calda quente que pode ser escolhida pelo cliente entre os sabores: brigadeiro, hot fudge, doce de leite, frutas vermelhas ou Nutella, garantindo ainda mais sabor para o preparo.

     

    COOKIE STORIES

    Segunda a sábado das 11:30 às 19 horas |Domingo das 14 às 19 horas

    Rua Moysés Marcondes, 429 Juvevê

    COOKIE STREET

    Segunda a sexta das 09 às 19 horas

    Av. Vicente Machado, 554 Centro

     

    #HAMBÚRGUER NAS FÉRIAS

    As férias escolares exigem dos pais uma dose de criatividade extra e muita disposição! O Soho Burger Gallery fica ao lado do cinema do Jockey Plaza Shopping, onde é possível encontrar opções de porções para dividir com a família assim como descolar um lanche especial para os pequenos. Sucesso garantido antes ou depois de uma sessão de cinema.

    O Soho Burger Gallery é inspirado nas redes americanas de fast food e o smash burger é seu grande diferencial. A carne é feita em uma chapa bem quente, deixando o hambúrguer com uma crosta queimada, sem perder a suculência. Com capacidade para atender confortavelmente 85 pessoas, com espaço reservado no mezanino.

    Nada melhor que uma Bacon Cheese Fries, porção de batatas com queijo cheddar e bacon crispy (R$ 22,90) para dividir com a família, ou uma deliciosa porção de Onions Rings acompanhadas de molho ranch (R$ 18,90). O Kids (R$ 18,90) é um hambúrguer especial para as crianças, ele é feito com um smash burger de 70g com queijo cheddar, acompanhado de batatas smile.

    Soho Burger Gallery

    Segunda a sexta das 11h às 23h |Sábado das 10h às 23h | Domingo das 11h às 22h

    Boulevard ao lado do cinema do Jockey Plaza Shopping (R. Konrad Adenauer, 370)

     

     

     

  • Saiba o que fazer para se divertir em Curitiba

    #CHARUTOS E DRINKS COM DESCONTO

    Passado o recesso de réveillon, a Bulldog Tabacaria reabriu as portas com novidades. Em todas as quartas-feiras de janeiro, durante o happy hour (18h às 20h) a casa oferece uma promoção em efeito cascata. Na compra de um charuto o cliente ganha 20% de desconto no drink, o segundo charuto traz 25% de desconto no segundo drink e, ao chegar no terceiro charuto, o cliente leva 30% no drink número três.

    A promoção é uma boa oportunidade para quem ainda não conferiu a nova arta de drinks da Bulldog, assinada por Marcelo Yuji Prantoni, vencedor do concurso de Melhor Caipiroska do Brasil, promovido pela marca Smirnoff em 2019. Além de renovar as opções da casa, Marcelo criou um inédito drink com tabaco, o Smoked Old Fashioned.

    O Smoked Old Fashioned, que sai por R$ 30, é uma releitura do tradicional drink com Bourbon, angostura e açúcar, mas com a adição de uma defumação de tabaco com notas de cereja, uma novidade para os fãs de charuto. Além do Smoked Old Fashioned, Prantoni, o bartender criou os drinks Stone Flower, Wave e, claro, um drink com o nome da casa, o Bulldog. A promoção é válida em janeiro e para consumo na casa.

     BULLDOG TABACARIA

     R. General Aristides Athayde Jr., 254 -  Bigorrilho

     

    #1º FISH & CHIPS DAY

    Em 2020, o verão brasileiro será marcado por uma tendência que está ganhando o Brasil: o fish n’ chips, preparo que ganhou fama mundial na Inglaterra. Pensando na difusão nacional desse incrível preparo, a rede Sirène Fish & Chips vai promover nesta quarta-feira, dia 15 de janeiro, o 1º Fish & Chips Day, que será realizado simultaneamente nas cidades de Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Balneário Camboriú (SC), Belo Horizonte MG) e Brasília (DF).

    Durante o 1º Fish & Chips Day, comprando qualquer fish n’ chips nas lojas da rede Sirène no Brasil, o cliente ganhará outro de igual valor gratuitamente. No Sirène, o público tem a oportunidade de saborear o fish n’ chips servido em um cone (pequeno ou grande) com peixe frito empanado e batatas fritas deliciosas, com preço a partir de R$ 15. O preparo da casa é desenvolvido com tilápia e recebe um tempero secreto que dá um sabor que se adequa com o paladar dos brasileiros. Para completar, existem várias opções de molhos especiais, entre eles tártaro, picante, barbecue e maionese da casa.

     

    SIRÈNE FISH & CHIPS

    Trajano Reis, 150 | Vicente Machado, 632 | Rua Pagu – Rua Conselheiro Carrão, 222 | Jockey Plaza – Rua Konrad Adenauer, 370

     

    # CHEF ANDRE PIONTEKE EM WITMARSUM

    O Bierwit Restaurante & Choperia, localizado na Colônia Witmarsum, em Palmeira, nos Campos Gerais do Paraná, vai promover no próximo sábado, dia 18 de janeiro, um evento em parceria com o badalado chef Andre Pionteke, um dos grandes nomes da nova geração da gastronomia brasileira. O menu do evento é inspirado na cozinha regional paranaense e terá cinco tempos.

    O chef convidado da noite ganhou destaque nacional ao participar do Masterchef 2018. O paranaense, especialista em cozinha de produto, desta vez aposta em cinco pratos para traduzir a essência do Paraná: Serra do Mar, Norte, Palmeira, Witmarsum e Indígena.

    A sequência contará com tortilha de mandioca com siri catado, banana da terra, alga e brotos; creme de abóbora com café, cogumelo laqueado com missô e torrada; pão no vapor com Porco Moura e couve crocante; costela de porco laqueada, legumes da região, coalhada seca e queijo Asiago; e um delicioso pudim de tapioca com frutas vermelhas, crumble de erva mate e sorvete de iogurte.

    A sequência de cincos tempos inspirada na cozinha regional paranaense acontece no próximo sábado, dia 18 de janeiro, a partir das 20h, no Bierwit Restaurante & Choperia, na cidade de Palmeira. As vagas para o evento são limitadas e o menu completo custa R$ 110,00. As reservas podem ser feitas por meio do WhatsApp (42) 99144-9666.

    BIERWIT RESTAURANTE & CHOPERIA

    Av. Presidente Ernesto Geisel, S/N – Colônia Witmarsum

     

    #OPEN DE VINHO E DISCOTECAGEM AO VIVO

    O Diô Wine Bar vai oferecer nesta quarta-feira, dia 15 de janeiro, uma promoção especial para o público que ama música, bons vinhos e excelente gastronomia: Open de Vinho e Discotecagem ao vivo. 

    Quem comparecer ao empreendimento, das 17h às 20h, poderá saborear à vontade três opções de vinhos do Diô Wine Bar por apenas R$ 39,90. Serão opções selecionadas de vinhos tinto, rosé e branco. E para tornar esse momento ainda mais gostoso e descontraído, o público vai conferir de perto uma incrível discotecagem em vinil ao vivo.

    Neta quarta-feira, o evento contará com a “Groove Night”, um set especial do DJ João Freitas com o melhor do Jazz, Blues e Soul em uma discotecagem 100% vinil. A música, que vai agitar o complexo gastronômico, vai rolar a partir das 19h, ao lado da operação Diô Wine Bar.

                DIÔ WINE BAR

                Vila Urbana – R. Mal Deodoro, 686 -  Centro

  • Natal, família e charutos

    Natal, família e charutos

    Natal, família e charutos
    Charutos para evitar as confusões de Natal

    Chegou a hora de encontrar a família. Reunir primos, tios e avós em uma mesma sala por dois dias. No último ano tenho certeza que esses encontros tiveram muito mais discussões do que o normal. Se os grupos de whatsapp encolheram, como vamos fazer agora para reunir todas essas pessoas em torno da mesa e garantir que seja possível chegar a sobremesa?

    Eu poderia te falar para não discutir e evitar assuntos “polêmicos”, mas esses assuntos são essenciais. Aliás, não falar, não discutir sobre eles têm sérias consequências e tivemos prova disso nos últimos tempos.

    Eu não tenho a resposta para garantir um Natal sem discussões, mas decidi compartilhar com vocês o que eu pretendo fazer.

    Selecionei três charutos super especiais para a ocasião. O primeiro é um Trinidad, um clássico charuto cubano, afinal o que é o Natal sem algumas boas tradições. O Trinidad La Trova é um canhonaço especial lançado em 2017, com cabeça pigtail. Leve e muito saboroso, vai garantir mais de uma hora de muita fumaça.

    O segundo charuto é o Rio Seco da Série Hoyo Le Hoyo da Hoyo de Monterrey, esse Corona Gorda tem nota 94 na Cigar Aficionado e particularmente é um dos meus cubanos favoritos no momento. Para encerrar escolhi um Off Cuba, Arturo Fuente 8-5-8 esse charuto da República Dominicana é sensacional, muito aromático e delicioso no paladar.

    A ideia é, entre uma conversa e outra dar uma baforada. Assim com uma pequena pausa, pensar um pouco antes de responder o comentário deselegante de um tio, ou a provocação do primo. Sinceramente, não sei se será o suficiente para um Natal tranquilo, mas com esses charutos, vale tentar. Na pior das hipóteses terei degustado alguns dos meus favoritos desse ano.

    Ano que vem a coluna volta e eu conto para vocês se deu certo.
    Desejo boas festas a todos que me acompanharam ao longo desse ano. Muito obrigada pelo carinho e um 2020 repleto de alegrias e bons charutos a todos!

  • O que fazer no próximo fim de semana - Agenda Cultural

    O que fazer no próximo fim de semana - Agenda Cultural

    #NATAL BULLDOG

    A Tabacaria Bulldog vai estender os horários nesse fim de ano para ajudar você a garantir os melhores presentes e claro, aquele kit para não faltar charuto nas festas que se aproximam!

    Sexta acontece o tradicional Happy Hour da casa e eles prometem que será ainda mais especial por ser o último antes do Natal. Então se você estiver por aqui não perca a chance, vá até lá e escolha um, entre as dezenas de opções que a casa oferece de charutos, e aproveite a noite.

    Além disso no sábado eles irão transmitir a final do Mundial de Clubes às 14h30. No domingo a casa abre das 14h30 às 18h e na terça dia 24 das 10h às 16h.

    BULLDOG TABACARIA

    Segunda a sexta – 10h às 20h | Sábado – 10h às 18h | Domingo – 14h30 às 18h

    R. General Aristides Athayde Jr., 254 – Bigorrilho

     

    #NOVO CAFÉ DO MOÇO

    A simpática casa de cafés especiais Barista Coffee Bar, que fechou em agosto desse ano, dará lugar a uma nova loja, com um novo conceito na capital paranaense. O Barista Coffee Bar vai assumir a identidade de Café do Moço, com um ambiente completamente remodelado e novos serviços, que promete a melhor experiência em cafés especiais no Brasil. Com um projeto inovador, a nova cafeteria, que abrirá em período de soft opening a partir de sexta-feira, dia 20 de dezembro, terá 300 m², com capacidade para 130 pessoas, divididos em ambientes diversos, contando inclusive com áreas de experiências de café e produtos relacionados ao universo de cafés especiais.

    Segundo Leo Moço, o Café do Moço terá como objetivo resgatar a identidade brasileira em relação ao café. No local, os consumidores poderão escolher cada detalhe do processo de preparo, que contará, por exemplo, com café torrado na hora.

    Um dos grandes destaques do empreendimento será o Espresso Bar, um balcão de experiências com três formas diferentes de extração de café espresso, o bar de drinks autorais, que terão cafés especiais como estrela da receita, e a venda de grãos a granel. O Café do Moço contará, também, com cardápios completos para as mais variadas refeições do dia, do café da manhã ao jantar. A maior parte do menu será assinada pelo badalado chef André Pionteke, e contará com uma forte inspiração na gastronomia regional brasileira. Para quem ama doces, a confeitaria do empreendimento será assinada pela chef Karla Becker, que teve como missão resgatar uma identidade nacional trazendo doces clássicos da cultura brasileira, sem deixar de lado a harmonização perfeita com os cafés especiais. O novo espaço contará, ainda, com uma área de panificação, assinado pela Padaria Giovanotto.

    A loja Café do Moço abrirá em período de soft opening a partir de sexta-feira, dia 20 de dezembro.

                    CAFÉ DO MOÇO

                    Segunda a sábado – 7H às 21h | Domingo – 8H às 20h

                    Rua Moyses Marcondes, 609 – Juvevê (estacionamento exclusivo e gratuito)

     

    #KITSUNE - NOVO RESTAURANTE COZINHA NIPO-ATLÂNTICA

    Um restaurante com preparos inspirados em ingredientes locais da região da Mata Atlântica - bioma do litoral do Paraná - aliados às técnicas da culinária oriental. Esse é o Kitsune, empreendimento gastronômico comandado pelo badalado chef Andre Pionteke, curitibano que ganhou popularidade com a participação no Masterchef Profissionais 2018, que será inaugurado oficialmente nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro.

    Desde sua eliminação do programa, com muito choro da jurada Paola Carosella, o chef curitibano participou de muitos eventos, acumulando ainda mais experiência para abrir seu primeiro empreendimento próprio na capital paranaense.

    Inicialmente, o Kitsune, que vai funcionar durante o jantar, vai trabalhar com seis opções de conservas (R$ 10 a porção), que serão sazonais, ou seja, variam conforme a estação. Para a abertura, serão oferecidos sunomono de pepino japonês, sunomono de cenoura, beterraba, kimpira gobo, nasu desgaku e kimchi. Outros destaques da casa serão os guiozas (5 unidades por R$ 25), que podem ser recheados com copa lombo, siri catado ou pupunha com banana-da-terra. Já o bao, sanduíche feito em pão cozido no vapor (2 unidades por R$ 25), estará disponível em três versões: lambari frito, barriga de porco e vegana, feita de cogumelos.

    Um dos preparos favoritos do chef André Pionteke, o lámen, terá destaque especial no menu da casa. O caldo do preparo será feito com cabeça de porco, vegetais, alga e shiitake desidratado, além de alguns toques especiais do chef. No Kitsune, o lámen é montado com caldo, udon (macarrão popular japonês), copa lombo cozida ou cogumelos, alga nori, cebolinha e ovo cozido (R$ 38). A iguaria terá, também, uma opção vegetariana.

    Para completar a refeição perfeita, sonho com recheio de doce de leite ou creme com matchá (R$ 18). Já quem valoriza bons drinks autorais poderá saborear os preparos do mixologista Ariel Todeschini, que assina a carta de coquetéis que terá preparos com gin, cachaça e saquê. O Kitsune também terá três opções de chopes rotativos.

                    KITSUNE

                    Segunda a sábado – 17h às 22h30

                    R. Celeste Santi, 358 – Ahú

    #BIENAL DO ÔNIBUS

    A 14ª Bienal Internacional de Curitiba tem as “Fronteiras em Aberto” como tema principal de suas exposições, propondo uma desconstrução das noções de fronteiras. Pensando em levar a arte contemporânea para fora dos limites tradicionais dos museus e galerias, surge então a Bienal no Ônibus, uma grande mostra de videoarte realizada em 22 terminais e 1.290 ônibus de circulação urbana da capital paranaense e Região Metropolitana.

    A Bienal do Ônibus terá duas fases, ambas com videoartes de temáticas e formas livres, com duração total de 15 segundos cada, e tempo de exposição distintos. A mostra vigente, que se estende até o dia 18 de novembro, sob curadoria de Tereza de Arruda e co-curadoria de Flávio de Carvalho, possui destaque para artistas representantes do Bloco BRICS, como a AES+F (Rússia), Buhlebezwe Siwani (África do Sul), Daniel Duda (Brasil) e Berna Reale (Brasil).

    Já entre os dias 18 de novembro e 01 de março de 2020, entra em exibição a mostra “Eutimia”, com curadoria de Flávio de Carvalho. A segunda fase busca proporcionar aos passageiros da linha de transporte metropolitano de Curitiba a sensação de calmaria em meio ao caos urbano por meio de videoar­tes experimentais originárias da internet. Os artistas reunidos nesta mostra são Michele Schiocchet, Kevin Lustgarten, RenderBurger, Erik Winkowski e Lilian Döring.

    A Bienal do Ônibus acontece em 22 terminais e 1.290 ônibus de circulação urbana até o dia 01 de março de 2019. Mais informações no site.

     

  • Charutos e celofane, por quê?

    Charutos e celofane, por quê?

    Você certamente já se deparou com charutos embalados individualmente em celofane, isso é muito comum com charutos off Cuba. Primeiro é importante entender que essa embalagem, apesar de parecer, não é um plástico.

    O nome celofane vem do inglês Cellophane que é a união das palavras celulose e diaphane o que nada mais é que celulose transparente. O material é obtido da madeira e plantas e é, inclusive, biodegradável. É a prova da água, mas semi permeável e, por esse motivo, ele é capaz de criar um micro clima interno através do vapor d’água e ajudar a conservar o charuto, algo que não seria possível com um plástico (proveniente de petróleo), por exemplo.

    Apesar de hoje ser quase regra entre os charutos off cuba, entre a década de 1930 até o início dos anos 90 foi bastante utilizado nos charutos cubanos. Entre os charutos nacionais também é possível encontrar exemplares embalados assim, como o Dona Flor e Dannemann.

    O celofane começou a ser usado a princípio para proteger de danos físicos e, além de garantir uma higiene maior ao produto, os fabricantes têm a certeza que o produto estará protegido até chegar as prateleiras das tabacarias. A vantagem em relação aos tubos e embalagens de alumínio, para o consumidor, é que você pode ver o charuto e, com isso, ter a certeza da qualidade da capa do charuto e sua integridade física.

    A grande discussão entre os aficionados é se o celofane deve ou não ser retirado quando for armazenar na caixa umidora. Caso o charuto esteja um pouco ressecado, o meu conselho é mantê-lo na embalagem e dentro da caixa, dessa maneira o processo de recuperação da umidade será mais lento e menos agressivo às folhas. Além disso, caso você não tenha a caixa, guarde o charuto – por um curto período – dentro da embalagem, assim a perda de umidade também será mais lenta. Outra razão para manter ele no celofane é para não permitir que ocorra a mistura de aromas com outros charutos da sua caixa caso ela não tenha divisórias. Isso é uma escolha particular, ou seja, caso prefira manter diferentes charutos juntos não há nada de errado.

    Portanto, se algum dia você escutou que bons charutos não vem embalados individualmente, esqueça. São diversos os mitos que rondam o mundo dos charutos e esse é só mais um deles. Se você tem alguma dúvida, ou gostaria de ler sobre algum tema específico, me conta, vou ter o maior prazer em te ajudar. (c.cmacedo@hotmail.com)

     

    Créditos: Haus of Zeros

     

     

     

  • Dicas para o fim de semana em Curitiba

    #NATAL BULLDOG

    A Bulldog Tabacaria, referência no universo de charutos em Curitiba, oferece uma seleção de presentes exclusivos para o fim de ano. A casa permite montar kits personalizados para presentear. O legal é que eles têm propostas para os iniciantes e para os já amantes da arte de degustar charutos. São dezenas de opções de charutos e acessórios, com valores a partir de 27 reais os charutos e 25 os acessórios e você conta com a ajuda de profissionais para montar o kit perfeito para cada um. Além disso a casa acaba de lançar a sua linha exclusiva de camisetas, feitas em 100% algodão, as camisetas têm na estampa frases como “Bons amigos, bons charutos e nada mais”, “Only great people smoke cigars” e mais. As camisetas custas 65 reais e podem fazer parte dos kits de presente.

    Para ajudar todo mundo a garantir os presentes, a Bulldog irá abrir aos domingos até o Natal das 14h30 às 18 h.

                BULLDOG TABACARIA

    Segunda a sexta – 10 às 20h | Sábado – 10 às 18h | Domingo – 14h30 às 18h

    R. General Aristides Athayde Jr., 254 – Bigorrilho

     

    #ROCK´N XMAS

    Neste domingo (15) a partir das 19h30 acontece a estreia do Rock´n Xmas, novo espetáculo do Natal curitibano, uma iniciativa do Hard Rock Cafe Curitiba. O show é inteiramente gratuito e ocupará a fachada do Hard Rock Cafe Curitiba, por isso já é chamado de Palácio Avenida do rock. Durante meia hora o público poderá assistir a um show intenso com música ao vivo, coral, projeções e mais de 30 artistas em um conto roqueiro de Natal, além de conferir uma decoração especial que inclui uma guitarra de 15 metros de altura. Os espetáculos acontecem nos dias 15, 18, 19 e 22 de dezembro, em dois horários, às 19h30 e 21h. A expectativa é receber mais de seis mil pessoas.

    O repertório do Rock´n Xmas inclui clássicos natalinos que ficaram famosos na vozes de bandas e cantores como Twisted Sisters, Tom Petty, Jon Bon Jovi, Eurythmics, Bryan Adamns, Daryl Hall & John Oates e Mariah Carey.

    HARD ROCK CAFE CURITIBA

    Domingo a quinta – 11h45 às 00h | Sexta e sábado 11h45 às 01h

    R. Buenos Aires, 50 - Batel

     

    #NESH

    Sabonetes naturais e vegetais com argila e óleos essenciais, xampus sólidos (sem embalagem) para todo tipo de cabelo, condicionador sólido, sabonetes variados de frutas, sais de banho efervescentes e cosméticos com ativos naturais. Esses são apenas alguns dos produtos da curitibana NESH, marca de cosméticos veganos feitos a mão que chega ao mercado nacional, com mais de 70 produtos, nesta primeira quinzena de dezembro.

    Um dos grandes destaques da NESH será a linha de saboaria artesanal, que trará sabonetes naturais e vegetais desenvolvidos com argila e óleos essenciais.  Os sabonetes terão inúmeros formatos e perfumes. Para os cabelos, a marca trará xampus e condicionadores sólidos, sem componentes químicos, com fórmulas ricas em óleos essenciais, vegetais e manteigas.

    Já os cosméticos com ativos naturais serão divididos em coleções especiais, que trarão hidratantes, difusores, sprays de ambientes, óleos corporais, esfoliantes, desodorantes naturais e uma linha vasta para spa e corpo. A Linha Fonte da Juventude, por exemplo, trará Serúm Biohidratante, Máscara Facial de Argila Verde, Água Micelar Bifásica e Geleia Esfoliante. Já a Linha Namastê é composta por Sabonete Líquido, Hidratante Corporal, Esfoliante, Splash Corporal, Máscara de Argila Preta e Home Spray.

                NESH

                Segunda a sábado – 8h às 18h

                R. Vicente Machado, 288

     

    #OSTRAS E VINHO WEEKEND

    Nada mais convidativo e elegante que uma deliciosa ostra recém-aberta harmonizada com um vinho saboroso e refrescante, não é mesmo? Pensando nisso, o Diô Wine Bar, localizado no complexo gastronômico Vila Urbana, decidiu comemorar o seu 1º aniversário dando um presente para lá de especial aos seus clientes: o festival Ostras & Vinhos Weekend.

    Nos dias 14 e 15 de dezembro, a partir das 12h, o empreendimento vai servir um combo de harmonização com nove ostras e três taças de vinhos a um preço superespecial. O pacote de aniversário vai englobar 3 ostras in natura acompanhadas do vinho levity branco, 3 ostras de queijo brie assadas com geleia de pimenta harmonizadas com vinho levity rosé e, para finalizar, 3 ostras gratinas com molho bechamel e vinho tantehue branco. Tudo isso por apenas R$ 69,90.

                Diô Wine Bar – Vila Urbana

                Todos os dias – 11 às 22h

                R. Mal. Deodoro, 686 – Centro

     

    #CARANGUEJADA DO VICTOR

    A Petiscaria do Victor acaba de dar início à nova edição da Caranguejada do Victor. Durante aproximadamente três meses, os clientes poderão comer caranguejo à vontade, por apenas R$ 72 por pessoa. Além de desfrutar do rodízio, os amantes do crustáceo poderão harmonizá-lo com os acompanhamentos preparados especialmente para a ocasião. A temporada vai até dia 15 de março e é servida de terça a sábado, das 19h às 23h.

    Além dos caranguejos que são preparados no famoso cozimento de cerveja com mix de temperos, os clientes terão à disposição um buffet completo com 11 pratos: caponata de berinjela, salada de cebola assada, salada de pepino japonês, salada de batata bolinha, caldinho de feijão, cuscuz marroquino, grissini, vinagrete tradicional e de coentro, molho tártaro e creme de alho.

    O consumo é livre, tanto dos caranguejos, que são servidos à mesa, quanto dos acompanhamentos; somente durante o jantar e é necessário fazer reservas pelo telefone (41) 3273-4444.

    Petiscaria do Victor

    Terça a sexta – 18h30 às 23h30 | Sábado 12h às 15h30 e 19h às 23h30 | Domingo 12h às 15h30

    Av. Manoel Ribas, 6995 - Santa Felicidade

     

    #NOVIDADES GRUPO MADERO

    O Dundee, aberto no final de abril no Shopping Palladium, em Curitiba, passará a fazer parte da marca Jeronimo e se juntará aos outros 26 restaurantes da rede espalhados pelo Brasil.

    Quem frequentava o Dundee podia escolher o cheeseburger de acordo com o tamanho da fome. Agora, quem for ao Jeronimo do Shopping Palladium vai poder fazer o mesmo. As opções P, M, G e GG estarão disponíveis para quem quiser variar a quantidade de carne e queijo. Assim como os ingredientes, os preços são proporcionais. Quem frequenta o Jeronimo deve ter percebido que a possibilidade de customizar os sanduíches já tinha sido incorporada antes mesmo da atual mudança acontecer. 

    Além disso, também no Shopping Palladium, o primeiro Jeronimo Ice, um lugar único para quem valoriza os momentos mais doces da vida. Nele, você vai poder desfrutar de uma variedade incrível de sobremesas.

    No quiosque Jeronimo Ice, localizado bem em frente ao restaurante Jeronimo Burger, estará disponível a linha de sobremesas geladas da marca e três novidades. A primeira delas é a Casquinha Black, de biscoito de chocolate, que pode levar ou não borda de chocolate e confeitos. Já o Sundae tem calda de chocolate, de morango ou de banana caramelizada e uma generosa porção de amendoim picado.

    Jeronimo Burger

    Av. Pres. Kennedy, 4121 – Portão

     

    #COFFEE BOX

    Qual é a forma ideal para que uma cafeteria explore a variedade e versatilidade desta bebida milenar? No Coffee Box, empreendimento que será inaugurado em Curitiba, no próximo dia 16 de dezembro, não é preciso mais que 7m² e um cardápio focado no melhor dos cafés especiais.

    Instalado na Avenida Vicente Machado, um dos redutos da gastronomia de rua na capital paranaense, o Coffee Box aposta no conceito “to go” e propõe uma experiência prática e singular para os curitibanos, marcada pela funcionalidade e serviço de excelência. Inspirado na estética de cafés micro muito popular na Ásia e em centros urbanos de todo o mundo, a ideia é oferecer opções de qualidade de forma ágil e descomplicada.

    O cliente consulta o cardápio em uma tela de 24 polegadas disposta no balcão, efetua o pagamento via cartão de crédito ou débito e retira o pedido logo em seguida. São 11 opções de cafés especiais quentes: espresso italiano, espresso duplo longo, machiatto, latte, cappuccino italiano, mocha, carmelotto, além da opção sem lactose com leite vegetal. As bebidas quentes terão preços entre R$3,90 e R$11,90. O menu contará, também, com oito bebidas geladas (cappuccino, mocha, carmelotto, latte, frappé de amendoim e frappé de coco alcoólico) e uma opção sem lactose, disponíveis em copos de 300g ou 440g, com valores que variam entre R$ 8,90 e R$ 18,80.

    Para tornar a experiência ainda mais especial, o cardápio contará, ainda, com doces portugueses (Pastel de Nata e Floresta de Amêndoas), brigadeiros artesanais (chocolate e pistache) e duas opções de pão de queijo (três queijos e provolone).

                COFFEE BOX

                Segunda a sexta -  07h30 às 19h | Sábado – 08h às 17h

                Avenida Vicente Machado, 198 – Centro

     

  • Dicas para o fim de semana - Agenda Cultural

    #CHARUTOS PARA INICIANTES

    Os interessados na cultura charuteira têm a chance de participar de um curso de iniciação na Bulldog, uma das tabacarias mais prestigiadas da cidade, pelo custo de R$60. O curso sobre charutos inclui material didático, um charuto especial para iniciantes, uma dose de Jack Daniel´s e também de água de coco para harmonizar.

    Sob o comando de Carolina e Walter Macedo, o curso sobre charutos nomeado “Charuto – Tudo o que você precisa para começar” é ministrado todas as quintas-feiras a partir das 18h. O curso aborda conceitos básicos para uma degustação, como a fortaleza, a aparência, o tempo e até mesmo o som do manuseio de um bom charuto.

    É recomendado fazer a reserva que pode ser pelas redes sociais (facebook | instagram) ou pelo telefone -41. 3029 1299 | whatsapp: 98736 3251.

                    BULLDOG TABACARIA – R. General Aristides Athayde Júnior, 254

     

    #NATAL NO KHARINA

    O Natal está chegando e com ele a chance de ensinar os pequenos como fazer enfeites para a casa. De 07 a 22 de dezembro as unidades do Kharina do Batel e Cabral oferecem três oficinas gratuitas para crianças de três a doze anos com os temas Guirlanda, Enfeite Natalino e Árvore de Natal. As atividades estimulam a criatividade dos pequenos dentro do tema do Natal, com muito papel, tecido e o que mais a imaginação deixar, e são supervisionadas por uma equipe de recreação.

    A rede Kharina também possui um menu kids recheado de opções saborosas, como massas e sanduíches a partir de R$ 20,50, além de milk-shakes que são um sucesso.  As oficinas têm uma hora de duração e acontecem sempre em dois horários diferentes, confira a programação:

    UNIDADE BATEL

    Oficina de Guirlanda

    07/12 (sábado) das 12h às 23h45 | 08/12 (domingo) das 12h30 às 21h30

    Oficina de Enfeite Natalino

    14/12 (sábado) das 12h às 23h45 | 15/12 (domingo) das 12h30 às 21h30

    Oficina de Árvore de Natal

    21/12 (sábado) das 12h às 23h45 | 22/12 (domingo) das 12h30 às 21h30

     

    UNIDADE CABRAL

    Oficina de Guirlanda

    07/12 (sábado) e 08/12 (domingo), das 14h às 16h

    Oficina de Enfeite Natalino

    14/12 (sábado) e 15/12 (domingo), das 14h às 16h

    Oficina de Árvore de Natal

    07/12 (sábado) e 8/12 (domingo), das 14h às 16h | 14/12 (sábado) e 15/12 (domingo), das 14h às 16h | 21/12 (sábado) e 22/12 (domingo), das 14h às 16h

    Mais informações nas redes sociais: Instagram | Facebook 

    KHARINA BATEL – R. Benjamins Lins, 851

    KHARINA CABRAL – R. Dep. Joaquim José Pedrosa, 13

     

    #NATAL SOLIDÁRIO O BARBA

    Que tal saborear preparos exclusivos de uma das hamburguerias mais tradicionais de Curitiba por um preço incomparável e de quebra ajudar crianças carentes no Natal? Isso é possível na hamburgueria O Barba. O empreendimento acaba de lançar a campanha Natal Solidário, que levará um pouco mais de alegria para o Natal de crianças curitibanas.

    Até o dia 22 de dezembro, quem for ao O Barba e doar um brinquedo novo poderá saborear hamburgueres do cardápio da casa por apenas R$ 5. Entre os preparos que serão disponibilizados pelo preço especial estão o “Pirate”, preparado com pão, hambúrguer artesanal, maionese e queijo gorgonzola; Cheeseburguer, que leva pão, hambúrguer artesanal, maionese e queijo mussarela; o “Francis Drake”, feito com pão, hambúrguer artesanal, cebola no molho inglês e queijo cheddar; e o “Steve the Pirate”, que leva pão, hambúrguer artesanal, maionese, curry verde com creamcheese e queijo mussarela.

    Após o período de doações, a hamburgueria vai promover a entrega dos brinquedos em comunidades carentes de Curitiba.

                    O Barba – Av. Vicente Machado, 578

     

     

    #9 WAY

    9 anos de história. 9 horas de música ao vivo, 9 bandas, 9 operações gastronômicas. 9 cervejas próprias. 9 cervejarias convidadas. Nunca o número 9 foi tão aguardado. No próximo dia 14 de dezembro, a cervejaria Way Beer, uma das principais referências do mercado nacional, vai completar mais um ano de história com a festa “9 Way”.

    Para celebrar a data, a Way Beer abrirá as portas da cervejaria para o evento, que terá entrada gratuita. Um dos grandes destaques da programação será o lineup, que contará com shows de grandes nomes da música curitibana, que apostam nas mais variadas vertentes musicais. Durante o dia, as atrações vão se revezar no palco em um formato inédito, com duas bandas tocando juntas, promovendo uma mistura incrível: Válvula Vapor + Delorean, Bigode Groove + Black Maria, Lenhadores Da Antártida + The Folkin’ Dads, Yolo + República Pine e On The Rocks DJs.

    Pappas Hot Dog, Rio Grande Carnes, Jack Pizza, Freetas, Geek Burguer, Espetinho Bom à Bessa, Parlatto Gelateria e Porks vão garantir que ninguém fique com fome. As operações vão oferecer preparos para todos os gostos e bolsos, entre eles filé de igreja com maionese, salada de tomate e cebola, Pururuca, Linguiça, Torresmo em tira, Bacon melado, Sanduíche de Pernil, hamburgueres, espetinhos, hot dogs especiais, pizzas, carnes assadas e sorvetes artesanais.

    Para completar a programação, não poderia faltar o principal: cervejas especiais. Além de grandes clássicos, entre eles Avelã Porter, Red Ale, Amburana Lager, IPA Loka e Die Fizzy Yellow, a Way Beer vai promover o lançamento de três rótulos: Soft IPA, Way To Be Numb e 3 Bean Stout. O evento contará, ainda, com nove cervejarias convidadas, que serão divulgadas nos próximos dias.

    A “9 Way” será realizada no dia 14 de dezembro, das 11h às 20h. Como todos eventos realizados na Way Beer, a festa terá entrada é gratuita, contará com espaço kids e será pet friendly.

                    Fábrica da Way Beer – R. Pérola, 331

     

    #FRANKENREITER EM CURITIBA

    Considerado um dos maiores nomes da Surf Music mundial, a músico californiano Donavon Frankenreiter retorna ao Brasil em 2020. Com a “The Record Player Tour”, o artista vai desembarcar pela primeira vez em Curitiba, no dia 08 de janeiro, para um show imperdível na tradicional Ópera de Arame.

    Na “The Record Player Tour”, o californiano e seu parceiro de longa data, o multi-instumentista Matt Grundy, farão um set, lado a lado, com uma vitrola posicionada entre eles. O duo apresentará as músicas ao vivo em hi-fi, girando o baixo analógico e a bateria, como se fossem uma banda.

    O show será realizado no dia 08 de janeiro, na Ópera de Arame, a partir das 21h. Os ingressos custam a partir de R$ 50 e estão disponíveis no site Alô Ingressos.

                   

  • Empreendedorismo feminino: vamos nos unir!

    Acordar cedo, correr para a aula de yoga. No caminho mandar email para o fornecedor. Abrir a loja, atender clientes, trocar o almoço por uma reunião com o contador. No caminho, cabeça a mil, qual será a novidade do próximo mês? Será que faço um evento ou uma promoção? Putz, esqueci de postar no Instagram! Responder mensagem de cliente, organizar a vitrine, mandar mensagem para a amiga. Preciso marcar um happy hour essa semana. Nossa já está na hora de levar o filho para a escola. No caminho, facetime com outro fornecedor para verificar as novas peças....

    Esse poderia ser o meu dia, o seu, da sua sócia, amiga ou de qualquer outra mulher que teve a medida certa de coragem e loucura para empreender. Tudo isso poderia ser o suficiente para dizer que empreender não é fácil nem glamuroso, mas a verdade é que dessa parte muitos homens diriam ter uma rotina igual ou pelo menos muito parecida.

    Nos últimos dias foi celebrado o dia do empreendedorismo feminino e eu fiquei pensando o que diferencia o feminino do masculino desse universo. Claro, equilibrar trabalho, casa, filhos, marido, saúde mental, física (...) não é fácil e, infelizmente, na maioria das vezes muitas tarefas domésticas, por exemplo, não são compartilhadas por homens e mulheres de maneira igual. Apesar disso, o que mais me chama atenção é a insegurança que nós mulheres carregamos diariamente. Temos dificuldade em reconhecer nossos méritos e conquistas e questionamos frequentemente nossa capacidade.

    Convivo com muitas mulheres que empreendem e em diversos segmentos. Alguns vendem produtos, outras serviços. Arquitetas e jornalistas, designers e artesãs, não importa. Questões como “será que eu sou capaz?” ou comentários do tipo “eu estou enganando bem” são frequentes e isso é assustador. Eu não escrevo aqui cheia de certezas e querendo ditar regras. Pelo contrário, eu compartilho dos mesmos pensamentos e talvez até mais. Trabalho em um ambiente majoritariamente masculino onde preciso provar constantemente ser capaz de ocupar esse espaço. Que mesmo sendo mulher e jovem, domino o assunto e sei do que estou falando. É exaustivo, eu sei.

    É um processo diário, mas precisamos entender que nenhum trabalho cai do céu e que ninguém reconhece uma empresa, ou um trabalho, por caridade. Aceite cada elogio, reconheça suas conquistas. Entenda que cada novo cliente, cada novo contrato é também um reconhecimento. É uma valorização do que você fez até então e uma oportunidade de fazer mais e melhor. Cada vez que duvidarem da sua capacidade, que questionarem o seu trabalho, tente não se abalar tanto. Lembre-se do quanto você já fez para chegar até ali, mostre o seu valor. Aliás, saiba o seu valor e o mais importante, cobre por ele sem medo.

    Defina o seu sucesso. Para algumas pode ser crescer, abrir filiais no país inteiro enquanto para outras é encerar o trabalho cedo, jantar com os filhos e ter o domingo livre. Reconheça suas qualidades e suas dificuldades, busque ajuda e incentive outras mulheres. Só nós sabemos a pressão que a sociedade nos faz todos os dias para conseguirmos equilibrar tudo e atingir o padrão inalcançável que nos é imposto. Quando reconhecemos o nosso valor e nossos privilégios, podemos ajudar outras mulheres e isso vai nos levar ainda mais longe! Abrace as mulheres que batalham com você. Juntas, com um passo de cada vez, vamos tornar o mercado um lugar mais justo. Vamos redefinir as expectativas (nossas e da sociedade) e encontrar o que é bom para nós.

    Por isso, se você leu até aqui, incentive as mulheres ao seu redor. Entenda as suas dificuldades e valorize seus talentos. Faça propaganda do seu trabalho, consuma seus produtos e apoie ela no que for preciso. Quando ela duvidar de si, lembre a ela de tudo que ela já conquistou e o quanto ela é capaz.

    Aos poucos tenho certeza que vamos ver cada vez mais mulheres, não só empreendendo, mas ocupando os mais diversos espaços no mercado e sendo reconhecidas e remuneradas de maneira justa e igualitária.

    As empreendedoras, se dediquem cada vez mais. Mostrem seu valor, apoiem as outras mulheres e não esqueçam de cuidarem de si. Valorizem o tempo com a família, o drink com as amigas no fim do dia. As horas de sossego lendo um livro e degustando um charuto. Faça o que te faz bem e não se justifique a ninguém.

     

    Imagens: CoWomen | Unsplash

     

  • Agenda Cultural - Bulldog Tabacaria, BRICS Film Festival, Vila Yamon e muito mais

    Agenda Cultural - Bulldog Tabacaria, BRICS Film Festival, Vila Yamon e muito mais

    #CONFRATERNIZAÇÃO DE FIM DE ANO COM CHARUTOS

    A Bulldog oferece uma grande seleção de charutos aos seus aficionados, além disso a casa está com uma nova carta de drinks. Pensando em unir os melhores produtos com excelentes experiências, a casa oferece alguns formatos de eventos exclusivos agora para o fim de ano. A partir de dezembro é possível fazer reservas para eventos e confraternizações diversas. As reservas são para grupos de 2 a 15 pessoas e o serviço é sob demanda, podem ser eventos de harmonização, degustação e até cursos para iniciantes. Para eventos maiores a Bulldog também oferece serviços fora do espaço da tabacaria. A ideia é fugir do óbvio e fechar o ano com uma nova, e surpreendente, experiência para você e seus convidados.

                    BULLDOG TABACARIA – R. General Aristides Athayde Jr., 254

     

    #2 ANOS VILA YAMON

    Localizado na Rua Itupava, o empreendimento reúne operações que dão ao público uma grande mescla de sabores marcados pela excelência, da comida japonesa aos drinks autorais. Essa semana começam as comemorações. Na quinta, dia 28, o Quinta para Elas terá open de vinho por R$49 e open de gin por R$59,90. Na sexta, o espaço recebe Gazu – ex vocalista da Banda Dazaranha e no sábado Gabriel Elias, um dos grandes nomes da nova geração de música brasileira.

                    VILA YAMON – R. Itupava, 1402

     

    #FESTIVAL DE CINEMA GRATUITO

    Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional de Curitiba, maior evento de arte contemporânea do Brasil, vai promover o 1º BRICS Film Festival, evento inédito que reúne curtas e longas-metragens dos cinco países membros do BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O festival, que tem como tema “memória e homenagem”, contará com uma participação destacada de artistas contemporâneos dessas nações em sua composição.

    Com curadoria de Denize Araújo, os filmes serão exibidos entre os dias 28 de novembro e 04 de dezembro, em sessões gratuitas, sempre às 20h, no Cine Passeio. Entre as obras apresentadas estarão títulos como: “Nós que aqui estamos por vós esperamos”, do diretor Marcelo Masagão (Brasil); “Photographs from family archive”, com direção de Svetlana Pozharskaya (Rússia); “Misra Natak Company”, do diretor Prakhar Vishwani (Índia); “Dissociative Connection”, com direção de Wong Chung Yan (China); “O Encontro”, de Marcos Jorge (Brasil); “Inverso Mundus”, de AES+F (Rússia); “Ame quem você ama”, de Jenna Bass (África); “Cinemawala”, de Kaushik Ganguly (Índia); “Neighbors”, de Jia Zhangke (China); e “The Body”, com direção de Siyabonga Mbele (África do Sul).

    O Festival contará ainda com o BRICS Kids, com apresentação de curtas infantis de animação com curadoria de Alexandre Juruena, diretor do Festival Anim!Arte. Além disso, o festival terá debates com diretores e especialistas após cada sessão.

    Os ingressos para o BRICS Filme Festival são gratuitos e deverão ser retirados até uma hora antes das sessões na bilheteria do Cine Passeio. Para mais informações é só acessar o site.

                    CINE PASSEIO – R. Riachuelo, 410

     

    #RABATONE O DOCE DE NATAL DA COOKIE STORIES

    O saboroso chocotone ou a tradicional rabanada, qual o doce oficial do Natal no Brasil? Para evitar dúvidas, a Cookie Stories, empreendimento curitibano especializado em cookies, criou uma delícia exclusiva: o Rabatone, uma deliciosa mistura das principais sobremesas natalinas adoradas por todos. Para deixar o quitute ainda melhor, este ano o Rabatone, que já está de volta ao cardápio da casa, fará parte de uma ação solidária especial, o festival gastronômico Unidos pela Vida.

    Até o dia 03 de dezembro, o Rabatone, quitute que conquistou o coração dos curitibanos no último Natal, terá 10% do valor de suas vendas revertidos em doações para o Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística.

    O Rabatone é a união da rabanada com o chocotone. A rabanada tradicional é feita com fatias de pão, mergulhadas no leite, passadas em ovos batidos, fritas em óleo, e finalizadas com açúcar e canela. Na Cookie, a receita é feita da mesma forma, porém, utilizando o Chocotone Artesanal da casa e servido quentinho, com a opção de adição de uma bola de sorvete para completar. A delícia fará parte do cardápio especial de Natal do empreendimento, que vai até o dia 23 de dezembro e custa R$17 na versão original e R$23 na versão com sorvete.

    Cookie Stories – R. Moysés Marcondes, 429

     

     

  • Agenda da Semana - De Ponta a Ponta

    #FINAL LIBERTADORES

    Sábado (23) a final da Copa Libertadores da América pode ser acompanhada de um bom charuto na Bulldog. A tabacaria transmite a partir das 17h o jogo entre Flamengo e River Plate com novidades na carta de bebidas da casa, incluindo um drink com tabaco.

    Quem for até a Bulldog poderá conhecer as novidades que o bartender Marcelo Yuji Prantoni, vencedor do concurso de Melhor Caipiroska do Brasil em 2019 promovido pela marca Smirnoff, criou para a casa, como o drink Smoked Old Fashioned, uma releitura do tradicional drink com Bourbon, angostura e açúcar, mas com a adição de uma defumação de tabaco com notas de cereja, uma novidade para os fãs de charuto. A novidade sai por R$ 30.

    Além do Smoked Old Fashioned, Prantoni ainda criou os drinks Stone Flower, Wave e, claro, o Bulldog. Os drinks podem ser harmonizados com charutos diversos que saem a partir de R$ 22.

                    BULLDOG TABACARIA – R. General Aristides Athayde Jr., 254

     

    #DEGUSTAÇÃO ÀS CEGAS

    Na próxima quarta, dia 27, acontece na Bulldog Tabacaria mais uma degustação às cegas. Como em uma competição, o participante tem a tarefa de descobrir qual charuto está degustando e apenas uma dica foi revelada pela Bulldog: o charuto fez parte do último Festival Origens – Festival que acontece na Bahia e reúne os melhores produtores de Charuto, Cachaça, Café e Cacau.

    A degustação irá funcionar com uma ficha de avaliação que cada participante deverá responder ao receber o charuto, que estará fora da caixa e sem anilha. Na ficha estarão perguntas sobre a marca, qual a bitola, o tamanho, folha da capa e outras curiosidades para quem já conhece o universo charuteiro e que poderão ser respondidas durante a degustação. Para deixar a degustação ainda mais saborosa, será possível escolher um drink selecionado pela casa que faz parte da nova carta.

    As vagas são limitadas e o ingresso pode ser adquirido antecipadamente na Bulldog por R$ 60. 

                    BULLDOG TABACARIA – R. General Aristides Athayde Jr., 254

     

    #SIRÈNE E GUARDIÕES DO LITORAL

    Nas últimas semanas todo país tem ficado com os olhos ligados nas manchas de óleo que apareceram na Costa do Nordeste e que, aos poucos, se alastram para o Sudeste. O mais recente balanço divulgado pelo Ibama mostra que mais de 500 locais já foram atingidos pelas manchas, e milhares de voluntários têm realizado mutirões com objetivo de coletar e retirar o petróleo da costa.

    Impactada por esse problema que assusta o Brasil, o Sirène, maior rede de fish n’ chips do país, resolveu entrar na corrente de bem em prol da preservação ambiental e da sustentabilidade. Aproveitando as tradicionais ações de Black Friday, a rede, que conta com oito unidades no país, vai promover uma ação social que visa auxiliar projetos que estão ajudando na coleta e retirada das manchas de óleo da costa brasileira. O “Mermaiday” vai acontecer no dia 29 de novembro, e terá 30% do valor de cada fish n’ chips vendido pela rede no Brasil destinado aos “Guardiões do Litoral”.

    A nome “MerMaiday” é a junção das palavras “mermaid” e “mayday”, em tradução literal “sereia” e “socorro”. Então, o “Mermaiday” é um pedido de ajuda dos mares que foram afetados pelo óleo. A associação “Guardiões do Litoral” é formada por um grupo de voluntários que estão fazendo mutirões e, também, arrecadando doações de equipamentos para ajudar na retirada de óleo da costa. Criada pelo surfista, engenheiro civil e técnico ambiental Arthur Sehbe, a associação atua em diversas regiões do país e se consolidou como uma das organizações mais respeitadas quando o assunto é despoluição do litoral brasileiro.

                    SIRÈNE FISH N’CHIPS – site | instagram

     

    #SOHO BURGER GALLERY

    Conhecido pelas construções clássicas americanas, com fachadas e escadas de ferro fundido e suas ruas de paralelepípedos estreitas, o bairro Soho (abreviação para South of Houston), em Nova York, é um distrito histórico, que tem em seu DNA a criatividade. Atualmente, o Soho está na lista de todos os viajantes, destino perfeito para quem busca opções com muito estilo, sejam lojas, espaços para diversão ou restaurantes incríveis. Com esse plano de fundo, a Soho Burger Gallery prova para os curitibanos que é possível elevar a gastronomia ao status de arte.

    Após um ano de funcionamento no complexo gastronômico Fresh Live Market, a hamburgueria agora se remodela e aposta no Jockey Plaza Shopping, um dos mais novos centros comerciais da capital paranaense. Sem deixar de lado a proposta de promover uma experiência cheia de personalidade aos usuários, a nova unidade da Soho Burger Gallery abriu as portas ontem, após um perído de soft opening. A casa conta com um cardápio variado e delicioso. Eu fui conferir ontem e provei o Lik Soho Gallery (dois smash Burger de 70gr cada, duas fatias de queijo cheddar, cinco – isso mesmo cinco – fatias de bacon e maionese). A carne é suculenta, o pão macio e o espaço é um charme. Vale conhecer!

                    SOHO BURGER GALLERY – Jockey Plaza Shopping

     

    #1º FESTIVAL DO RUM

    Produzido a partir do melaço, diferente da pinga que é feita do suco da cana, o Rum passa por processos de fermentação e destilação, podendo ser amadurecido por anos em barris de carvalho e até receber especiarias. O resultado é uma bebida extremamente versátil e com muita personalidade. Nos últimos meses especialistas têm apontado a bebida, que ganhou fama mundial ao ser relacionado com as histórias clássicas de piratas, como produto-tendência na coquetelaria mundial.

    De olho neste sucesso mundial, a hamburgueria curitibana O Barba, que surgiu há quase 10 anos apostando na temática pirata, vai promover o 1º Festival do Rum de Curitiba. O evento, que acontece entre os dias 26 de novembro e 08 de dezembro, trará diversos coquetéis exclusivos que terão Rum como grande estrela.

    O menu do 1º Festival do Rum de Curitiba contará com três faixas de preços: R$ 15, com destaque para os coquetéis Mate n´ Rum e Dark n’ Storm; R$ 18, com drinks como Daiquiri de Morango e Orange Mojito; e R$ 20, com preparos como Mai Tai e Caribean Martini Rum.

                    O BARBA – Av. Vicente Machado, 578

     

  • Agenda Cultural para o fim de semana

    Agenda Cultural para o fim de semana

    #NOVOS DRINKS BULLDOG

    Agora a carta de drinks da Bulldog Tabacaria tem a assinatura de Prantoni, vencedor do concurso de Melhor Caipiroska do Brasil em 2019 promovido pela marca Smirnoff, que renovou as opções da casa e ainda criou um drink com tabaco, o Smoked Old Fashioned. 

    Além do Smoked Old Fashioned, que é uma releitura do tradicional drink que combina Bourbon, Angostura e açúcar, mas com a adição de uma defumação de tabaco com notas de cereja, a carta ainda conta com um drink que leva o seu nome e combina Bourbon, vermute e café.

    A Bulldog é referência em tabacaria na capital paranaense e os drinks foram cuidadosamente pensados para harmonizar com as opções de charutos disponíveis. Além disso drinks clássicos como mojito e negroni seguem no cardápio e, outros como o Side Car e Army n’ Navy foram adicionados. Os valores dos drinks variam de R$ 22 a R$ 30.

    A inauguração da nova carta acontece no sábado, dia 16 a partir das 11h, lembrando que aos sábados a casa funciona até às 18h.

                    BULLDOG TABACARIA – R. General Aristides Athayde Jr., 254

     

    #100 RÓTULOS DE CACHAÇA

    Fica em Santa Felicidade o único pub de Curitiba com mais de 100 rótulos de cachaças, com novidades de todo o país e do exterior, incluindo a Middas, famosa cachaça que leva ouro comestível na composição. A Cervejaria & Cachaçaria Curitiba tem o objetivo de popularizar a cachaça entre diversos públicos e mostrar que a bebida, que é considerada patrimônio cultural nacional, pode ser saboreada a qualquer momento, nas mais variadas ocasiões. Com doses a partir de R$ 7, as opções são para todos os gostos e bolsos.

    Rótulo de destaque na loja, a Middas contém flocos comestíveis de ouro 23 quilates. Essa cachaça descansa por dois anos em tonéis de madeira Amendoim do Campo, considerada a rainha das madeiras para envelhecer a bebida. Consequentemente, a Middas é considerada uma das melhores cachaças, com diversos prêmios, como a medalha de ouro no renomado festival China Wine & Spirits Awards e no Miami Rum Festival, além de uma medalha de prata na Etapa Brasil do Concurso Mundial de Bruxelas. A bebida pode ser ingerida sozinha ou mesmo em um drink, como a caipirinha.

    Então deixa de lado qualquer pré conceito que você tenha com essa bebida e vá lá conhecer e provar várias cachaças. Aliás, uma dica legal são as Ripas de Cana, tábuas de degustação com cinco doses diferentes a serem saboreadas, numa jornada guiada de aromas e sabores. A Ripa de Salinas, cachaça mineira e uma das mais consumidas no Brasil, sai por R$ 42 e nela é possível provar doses da branquinha, envelhecida em barris de Amburana, Ipê, Bálsamo e Carvalho. A Ripa de Cana Weber Haus, cachaça gaúcha que figura entre as mais premiadas do país, também faz sucesso e por R$ 58 o cliente prova doses de Weber Haus Prata, Amburana, Carvalho e Cabreúva, Bálsamo e Sete Madeiras. Está ainda disponível a Ripa de Companheira, cachaça paranaense com as opções Prata, Carvalho, Castanheira, Imburana e Blend, a R$ 52. Também consta como opções as conceituadas mineiras Havana e Anisio Santiago, Indaiazinha, Canarinha e Seleta.

                    CERVEJARIA & CACHAÇARIA CURITIBA - Av. Manoel Ribas, 5824, loja 11

    #SEMANA DAS OSTRAS

    O Grupo Victor anuncia sua tradicional Semana das Ostras. Até 30 de novembro, as quatro embarcações – Bar, Petiscaria, Bistrô e Praça do Victor – oferecem um cardápio de jantar com oito receitas de ostras assinadas pela chef Eva dos Santos em colaboração com os demais chefs das casas. Esta edição traz as receitas clássicas já conhecidas e apreciadas pelo público, além das preferidas de outras edições. E, como era de se esperar, a chef Eva dos Santos criou três receitas inéditas do molusco para tornar o festival desse ano ainda mais especial.

    Durante a Semana das Ostras o cliente pode pedir uma ou diversas opções de sabores de ostras, sempre em opções de três, seis ou doze unidades, com preços que variam de R$ 15 (três unidades) a R$ 62 (doze unidades). No cardápio especial, as clássicas ostras naturais frescas; ao bafo preparadas lentamente no vapor; e gratinadas no forno com fonduta de parmesão. Também estão de volta as queridinhas ostras à provençal, preparadas na manteiga com ervas finas e alho crocante; e a flambada no conhaque com suave molho de páprica. Para temperar ainda mais o festival, a chef Eva dos Santos preparou três novidades que prometem agradar os clientes: ostras & chips; ostras ao pesto de espinafre; e ostras fritas no gergelim ao molho ponzu.

    Mas se você está na dúvida de quais escolher, fica tranquilo! O Grupo Victor servirá o Menu Degustação que contempla 24 ostras, com três unidades de cada uma das oito receitas do festival, ao valor de R$ 99. O intuito é que o cliente possa ter uma experiência única, compartilhando e degustando as criativas e saborosas versões da iguaria.

    Confira nas redes sociais qual o Victor mais próximo e aproveite mais essa experiência deliciosa da casa!

                    Bar do Victor | Bistrô do Victor | Praça do Victor | Petiscaria do Victor

    Site | Instagram

    #LEVEL CLUB

    A partir de sexta-feira, dia 15 de novembro, a cidade de Curitiba ganhará uma nova opção de casa noturna: o Level Club, que chega com o conceito de combinar o representativo, o abstrato, o irreal e o inconsciente, promovendo experiências únicas na capital paranaense. Convidando todos a se libertarem das exigências da lógica, esquecer as fronteiras e os rótulos que separam e definem as pessoas, o Level promete desconstruir, tumultuar e inquietar as mentes curitibanas.

    Nas sextas-feiras, o Level trará o melhor da música eletrônica. Já aos sábados, a pista será embalada por ritmos marcantes, entre eles funk, reggaeton e pop. Outro grande diferencial do clube ficará por conta das intervenções artísticas que serão realizadas durante as noites, trazendo uma energia lúdica e contagiante para o ambiente. 

    A casa noturna ocupa o endereço que antes sediava o tradicional Soviet. Com o projeto arquitetônico assinado por André Henning, o Level Club tem cerca de 400m² divididos em pista, camarote, mezanino e fumódromo. No menu, shots, cervejas e combos e drinks exclusivos.

                    LEVEL CLUB – Av. Bispo Dom José, 2277 | sextas e sábados a partir das 23h.

     

     

     

  • Famosos e os charutos

    Famosos e os charutos

    A imagem de charuto e poder sempre está muito ligada. Um dos motivos, muito provavelmente, é a imagem de grandes figuras públicas com seus puros.

    Kennedy foi o Presidente estadunidense que assinou o embargo com Cuba, porém, diz a história, que momentos antes disse ele ordenou ao seu secretário de imprensa que conseguisse 1.000 charutos Petit da H. Upmann. Obviamente seu pedido foi atendido e ele garantiu mais de 1.200 unidades para seu umidor particular.

    Arnold Schwarzenegger já é conhecido há muito tempo por apreciar charutos, na vida política ou nos sets de Hollywood, onde é frequentemente flagrado degustando charutos, em especial hondurenhos.  Che Guevara assumiu o hábito de degustar charutos logo que chegou em Cuba. Durante a Revolução Cubana os livros e os puros eram os únicos prazeres que ele se permitia. Contam, inclusive, que devido à dificuldade ao acesso aos puros nesse período, Che usava eles como incentivo aos soldados, pois segundo ele “o fumo nos momentos de descanso é um grande companheiro para o soldado solitário.”

    Há pouco tempo, um filme sobre a vida de Churchill mostrou logo na primeira cena uma das suas paixões. Antes mesmo de sair da cama, Winston Churchill acendia seu primeiro charuto. Dizem que ele degustava de oito a dez por dia e nem mesmo os voos de cabine não pressurizados o impediam de degustar seus charutos. A sua presença no mundo dos charutos foi tão importante que além de ganhar um em sua homenagem, o Wide Churchills da Romeo y Julieta (sua marca favorita e hoje um dos exemplares cubanos mais vendidos no mundo) uma das bitolas mais famosas também carrega seu nome.

    Falando em filmes, recentemente foi exibido no cinema A Tabacaria, o filme dirigido pelo austríaco Nikolaus Leytner, conta a história de um menino que durante o período nazista trabalha em uma tabacaria, que além de ser um ponto de resistência naquele terrível período da história, é onde Sigmund Freud compra seus charutos. Freud era um aficionado, dizia que “fumar é um dos maiores e mais baratos prazeres da vida, e se à partida decidires não fumar, só poderei lamentar-te."

    Mas não se engane, as mulheres também estão muito bem representadas. Mulheres como Luiza Brunet e Demi Lovato já foram flagradas, lindas e empoderadas degustando seus puros. Elas provam que é possível manter a elegância e delicadeza ao degustar charutos. Jennifer Lopez também aprecia e é fã declarada dos exemplares cubanos e nicaraguenses.

    Demi Moore já foi capa de uma das maiores revistas sobre o tema no mundo em 1996, com um Montecristo Joyita nas mãos. A atriz, mundialmente famosa, aprecia charutos desde o início dos anos 1990.

    Outros nomes como Fidel Castro, Maradona, Silvester Stallone, Jack Nicholson, Matthew McConaughey, Maggie Siff, Robert De Niro, Usher, Andy Garcia, Catherine Zeta-Jones e muitos outros também fazem parte dessa lista infindável. Afinal, não há dúvidas, degustar um bom charuto além de elegante é muito prazeroso.

     

  • Agenda Cultural - De 07 a 10 de novembro

    #NOVA CARTA DE DRINKS

    Um dos bartenders mais premiados do Brasil, Marcelo Yuji Prantoni assume um novo desafio em Curitiba. Agora a carta de drinks da Bulldog Tabacaria tem a assinatura de Prantoni, vencedor do concurso de Melhor Caipiroska do Brasil em 2019 promovido pela marca Smirnoff, que renovou as opções da casa e ainda criou um drink com tabaco, o Smoked Old Fashioned.  

    O Smoked Old Fashioned é uma releitura do tradicional drink que combina Bourbon, Angostura e açúcar, mas com a adição de uma defumação de tabaco com notas de cereja, uma novidade para os fãs de charuto. A novidade sai por R$30. Além do Smoked Old Fashioned, Prantoni ainda criou os drinks Stone Flower, Wave e, claro, um drink com o nome da casa, o Bulldog.

    A Bulldog é referência em tabacaria na capital paranaense e os drinks foram cuidadosamente pensados para harmonizar com as opções de charutos disponíveis. Além disso drinks clássicos como mojito e negroni seguem no cardápio e, outros como o Side Car e Army n’ Navy foram adicionados. Os valores dos drinks variam de 22 a 30 reais.

     A inauguração da nova carta acontece no sábado, dia 16 a partir das 11h, lembrando que aos sábados a casa funciona até as 18h.

                    BULLDOG TABACARIA – R. General Aristides Athayde Jr., 254

     

    #FOCACCIAS DE MAIALE E PASTRAMI

    A prainha da Itupava agora ganha novos sabores pelas mãos do chef Henrique Campos, da Figurate Focacceria. Estreia no cardápio novo da casa as focaccias de Maiale e Pastrami, criações inéditas e muito saborosas do chef.

    A focaccia de Maiale é recheada com copa lombo assada e desfiada, queijo colonial, vinagrete, maionese de manjericão e rúcula fresca (R$ 23). Se o cliente optar por saborear a focaccia acompanhada de um chope pilsen, o combo sai por apenas R$ 31.

    A focaccia de Pastrami é recheada com maionese de picles de pepino, queijo asiago e rúcula, tudo por R$ 27. No combo com chope pilsen fica por R$ 35.

    Além dos novos sabores, a Figurate também disponibiliza no cardápio as focaccias nos sabores Prosciutto, Caprese, Al Funghi, Veggie e Lombardia, com valores a partir de R$ 18 a unidade. Para os fãs de doces, os cannolis da Figurate são uma boa pedida, como tradicional Siciliano (com creme de ricota doce), Brigadeiro de Nutella e Romeu e Julieta, a unidade de cada cannoli sai por apenas R$ 5.

                    FIGURATE FOCACCERIA – R. Itupava, 1.299

     

    # WITBIER DAY

    Sábado (9) é dia de relançamento da cerveja Witty, a witbier criada pela Alright Beer em homenagem ao estilo clássico belga que é um sucesso no mundo todo. O Witbier Day terá música ao vivo com Fernando Xima a partir das 17h, chope a R$ 12 e ainda um cardápio especial com parrilha mista de frutos do mar idealizada para harmonizar perfeitamente com a Witty. A entrada para o evento é gratuita.

    A Witty é uma cerveja de trigo clara, com aroma de laranja e coentro (o que adiciona notas picantes e herbais), de coloração amarelo palha, amargor baixo, com notas cítricas proveniente das cascas de laranjas. Para harmonizar foram escolhidos camarões rosa, lula, polvo e peixe grelhados na parrilla, finalizados com azeite extra virgem, sal de parrilla e salsa fresca acompanhada de tomate e palmito grelhado. O valor da porção será de R$ 45.

    A festa começa a partir das 11h e conta com um espaço kids.

    ALRIGHT BEER – R. Dalabona, 95 (próximo ao Parque Barigui)

     

    #GOAT FEST

    No próximo dia 16 de novembro, a cidade de Curitiba ganhará um novo festival musical: o Goat Fest. O evento aposta em uma programação completa para quem ama gastronomia, arte e, obviamente, muita música. Com 15 atrações nacionais e internacionais, o festival será realizado na Ópera de Arama, que contará com três palcos: o principal da Ópera de Arame, o Ópera Arte e o palco flutuante.

    O grande destaque da primeira edição do Goat Fest ficará por conta do trio norte-americana Khruangbin, que ganhou o mundo com seu incrível rock psicodélico. A banda chegará em Curitiba no embalo da turnê mundial de lançamento do seu último trabalho, Con Todo El Mundo, que mistura inspirações de funk chinês, soul oriental e rock. Somente neste ano, o trio passou por diversos festivais mundialmente conhecidos, como o Coachella, na Califórnia (EUA), e o Montreux Jazz Festival, que acontece há 53 anos na Suíça.

    Além dos shows, cinco artistas foram convidados a retratar a fauna e flora paranaense em painéis visuais. Giulio Sertori, Luciana Gnoatto, Anthony Nathan, Pablo Daniel e João Paulo Moser irão criar obras exclusivas que estarão à venda durante o evento. Todo o lucro será revertido para ações sociais.

    Os ingressos custam a partir de R$ 140 e estão disponíveis no site e no Alquimia Boutique Bar (Rua Brigadeiro Franco, 1193).

     

    #CUORE DI CACAO

    Os chocolates Bean to Bar (da amêndoa à barra) da Cuore di Cacao agora podem ser encontrados em supermercados, começando por lojas da rede Festval. A linha conta com 11 produtos, que variam entre os sabores tradicionais (ao leite 38% e 70%, por exemplo) e criações bem autorais (com laranja e coentro, caju e flor de sal, ChocoChai, entre outros).

    Depois do investimento no cacau brasileiro, que resultou no aumento da qualidade do que tem sido produzido no país, o movimento do Bean to Bar ganhou ainda mais força no país. Ao contrário dos chocolates da indústria tradicional, que contam com ingredientes como aromatizantes e gordura hidrogenada, esses produtos trabalham apenas com o chamado cacau fino, além de terem preocupação com a rastreabilidade dos produtos e com a responsabilidade social e ambiental envolvida no processo. Na Cuore di Cacao, os chocolates são preparados apenas com ingredientes naturais.

    O movimento é ainda mais viável no Brasil devido à sua capacidade produtiva. Atualmente, o país produz aproximadamente 250 mil toneladas de cacau por ano. Além da Bahia, o Pará está enfrentando grande crescimento na produção do fruto, saltando de 18% para 53% da produção nacional do país no período entre 2005 e 2018, segundo dados do Ministério Agricultura. Nos Estados Unidos, estima-se que o Bean To Bar já represente 3% do total do consumo do país. Nos últimos 15 anos, houve crescimento de 5000%, saindo de 5 para 250 marcas.

     

     

Quem faz o blog

DESTAQUES DOS EDITORES