Natal chegando e você pode ter aquele amigo ou familiar que é fissurado por corrida de rua. Ou você é um corredor e quer se presentear. Por que não? De qualquer maneira, sempre surge aquela dúvida: qual tênis escolher?

Não sou um especialista no assunto, mas tenho testado diferentes tênis e percebido o meu estilo predileto. Aliás, é normal que haja grandes diferenças de opinião entre os corredores, inclusive a respeito de marcas, tipos, quantidade de amortecimento, solado mais alto ou mais baixo, conforto, resposta, design, entre outros aspectos individuais na análise.

Também percebi que ter mais de um tênis para quem corre com relativa frequência aumenta a durabilidade do calçado. Fala-se que um tênis de corrida dura, em média, entre 800 e mil quilômetros, mas não se trata de uma regra, pois vai depender do seu peso, intensidade dos treinos e do “descanso” dado a ele. Por isso, para corredores mais frequentes, a dica é deixá-lo descansar e ter mais de um calçado disponível para a prática.

Antes de tudo, é preciso determinar o seu tipo de pisada. Há lojas especializadas e clínicas de fisioterapia que fazem esse tipo de teste. Veja as diferenças entre elas:

– Pisada neutra – Estima-se que 45% da população tenha esse tipo de pisada, e a maior parte dos tênis é desenvolvido para esse corredor. Via de regra, o corredor impulsiona a passada com a parte da frente do pé, sendo que há uma leve rotação para dentro.

– Pisada pronada – Aproximadamente 50% das pessoas do mundo têm esse tipo de pisada. Nesse caso, costuma-se indicar tênis com maior amortecimento e controle de estabilidade leve devido ao fato de a pisada iniciar no lado esquerdo do calcanhar, sendo concluída no dedão.

– Pisada supinada – A projeção é de que somente 5% da população pise dessa forma, pois a passada inicia no calcanhar e termina na parte externa do pé, usando o dedo mínimo na impulsão. Os supinadores necessitam de mais amortecimento.

Onde se informar?

Particularmente, uso duas referências principais antes de comprar um tênis.

RunrepeatTrata-se de um site no qual os corredores avaliam os modelos. É possível observar comentários feitos e as informações gerais, como para qual terreno é indicado (rua ou trilha), o suporte do arco, tipo de uso, preço e peso. Um dos cuidados a ser tomado é pesquisar o nome exato do tênis, já que há diferenças entre os lançamentos brasileiros e americanos.

Canal Tênis Certo O canal fala sobre lançamentos e apresenta análises sobre os tênis, com as indicações de uso, peso, pontos fortes e fracos e comparativos. É uma ótima opção antes de fazer a sua escolha.

Há outros sites e canais que podem ser usados e identificados com uma rápida pesquisa online. Se você entende bem inglês, há ótimos sites e canais americanos. Aqui uma das sugestões de vídeo sobre o tema.

O que levar em conta?  

Como mencionado anteriormente, cada corredor tem um perfil específico. Eu, por exemplo, descobri que prefiro tênis mais baixos e que ofereçam mais resposta do que amortecimento. Foi algo que percebi com um modelo específico e tenho adotado nas escolhas dos meus tênis. Outros pontos a se considerar:

Seu bolso – Não se trata de um investimento barato. Por isso, estabeleça um limite de valor e trabalhe com ele.

Para qual distância – Cada tênis é desenvolvido para um objetivo específico. Se você corre 5 ou 10 quilômetros, talvez não seja o caso de um grande investimento. Para quem parte para 21, 42 ou mais, trata-se de um item de primeira necessidade.

Histórico de lesões – Existem pessoas que sentem dores no joelho ou costas após os treinos. Nesses casos, vale apostar em modelos mais robustos, que ofereçam mais conforto e amortecimento do que aqueles destinados à performance, geralmente com solados mais baixos e que visam mais resposta.

Histórico na corrida – Se você é corredor iniciante, é muito mais efetivo apostar em um tênis com mais amortecimento e, com o passar do tempo, ir evoluindo para os calçados do estilo performance.

Esperamos ter ajudado no momento de escolher o seu próximo tênis de corrida! Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário ou entre em contato!