Gustavo Fonseca

Como ficar calmo no trânsito (e dirigir muito melhor)

Parece impossível ficar calmo no trânsito quando está tudo caótico e engarrafado. Com algumas dicas é possível conseguir isso. Confira!

Se tem uma coisa que tira qualquer motorista do sério é ter que enfrentar problemas de congestionamento. Isso pode fazer qualquer pessoa perder tempo e a paciência.

A falta de educação dos motoristas, pedestres irresponsáveis, longas distâncias a percorrer, vias esburacadas e mal sinalizadas não deixam ninguém ficar calmo no trânsito.

São diversos fatores que contribuem com o estresse, por isso, é preciso adotar medidas para combatê-los se não quiser acabar doente.

 

Dicas para se manter calmo no trânsito

Separamos algumas dicas para que possa incorporar na sua rotina e consiga ficar mais calmo no trânsito.

Seja educado

Se não quer ficar arrumando brigas com os demais motoristas, aprenda a ser educado. Dê passagem, respeite os pedestres e a sinalização.

A educação envolve respeitar os outros e as regras e, quando todos fazem isso, parece não haver com o que esquentar a cabeça.

Dessa forma, o percurso será mais agradável e as pessoas ainda podem te agradecer com um sorriso.

Aprenda a relevar

Nem todo mundo é educado e você pode ser fechado por um carro, ficar ouvindo buzinas sem que essas fossem necessárias e muito mais.

Além disso, existem motoristas que provocam no trânsito porque querem arrumar briga e acabar com o dia dos outros.

Aprenda a relevar essas situações, afinal, elas são apenas passageiras.

Ouça uma música

Se não quer perder a cabeça enquanto dirige, que tal fazer algo agradável?

Coloque uma música que goste de ouvir e te ajude a relaxar e preste mais atenção nela do que nas barbeiragens dos outros ou nos palavrões presentes no trânsito.

Já dizia o velho ditado: quem canta, seus males espanta.

Reconheça seus erros

Nem sempre os outros são culpados pelo que acontece no trânsito. Você pode ter a sua parcela de culpa e não querer reconhecer isso.

Faça uma reflexão quando alguma coisa acontecer e veja quem foi o real causador do problema.

No caso de ser você, veja como pode melhorar para que isso não volte a ocorrer.

Tenha um seguro auto

Uma das questões que pode acabar com a calma no trânsito é a preocupação de alguém bater em seu carro e depois não ter como pagar pelo conserto.

Ao contratar o seguro auto, esse problema é eliminado, afinal, pode ter cobertura para o seu veículo e o de terceiros, conforme o tipo escolhido.

Ligue o ar condicionado

O calor pode deixar qualquer um irritado, então, feche as janelas, ligue o ar condicionado e fique em um ambiente fresco.

Só de estar em uma temperatura agradável ficará mais calmo no trânsito e as janelas fechadas te manterão longe do barulho.

Tenha paciência

Não adianta tentar correr se estiver tudo congestionado e quiser que o semáforo abra mais depressa.

Aprenda a ter paciência, pois as coisas não serão mais rápidas apenas porque você quer.

Se tiver hora marcada é melhor sair mais cedo de casa, afinal, imprevistos podem acontecer e não vai querer se estressar por conta deles. 

Agora que já respirou fundo e sabe que pode relaxar e ficar mais calmo no trânsito, está pronto para enfrentar os congestionamentos e desafios ao volante.