A maior parte das pessoas tem a concepção de que a educação financeira está ligada a estudar, à participação de cursos e a estar informado sobre atualizações na área. 

Na verdade, o termo tem uma complexidade muito maior do que isso, já que sem organização com suas despesas e receitas, a execução de um planejamento financeiro eficiente e a preocupação orientada para o futuro, ela não é possível de ser praticada.

Uma das causas principais da dificuldade em lidar com as finanças está ligada aos anos de vida escolar, já que pouco se aprende sobre dinheiro. E por conta da educação financeira ser falha, é que problemas como gastos excessivos com cheque especial, dívidas e uma lista gigante de empréstimos acabam atormentando boa parte dos brasileiros.

Caso você tenha se identificado com todas essas questões e quer parar de cometer esses erros, entendendo mais como o planejamento financeiro pode mudar a sua vida, siga lendo esse artigo!

Brasileiro e finanças: cenário atual

 

Com o surgimento da pandemia de Covid-19, uma grande parte da população brasileira notou que a sua renda estava sendo insuficiente para manter o seu padrão de vida. 

Atrasos no pagamento de contas, o adiamento de planos tão sonhados, foram alguns dos fatores que permitiram aos brasileiros a repensar mais no seu futuro, buscando entender sobre educação financeira para, inclusive, planejar a sua aposentadoria.

Altos índices de endividamentos

Um dos pontos centrais é o aumento no índice de endividamento das famílias brasileiras. Muita gente não consegue mais fechar as contas e acabam recorrendo a dívidas que não conseguem pagar. Um dos grandes vilões é o cartão de crédito, já que muitos consideram como uma alternativa para complementar a renda.

Falta de planejamento financeiro

Poderíamos destacar que a falta de um planejamento financeiro pessoal contribui para essa dificuldade de lidar com as contas, ainda mais em um momento de crise sanitária e financeira em que o país vive. 

A partir do momento que existe um planejamento, fica mais fácil lidar com períodos de turbulência na economia.

Como a educação pode ajudar as finanças dos brasileiros

Você talvez deva estar se questionando, como a educação financeira pode ajudar nas finanças dos brasileiros? Com ações simples, como essas abaixo:

  • Possuindo o total controle do orçamento;

  • Livrando-se de dívidas;

  • Buscando os vilões das suas finanças pessoais;

  • Procurando saber mais sobre como poupar e investir.

Maior controle do orçamento

Ao falar sobre ter controle do orçamento, queremos dizer que você deva apenas gastar menos do que ganha. E como fazer isso?

A partir da elaboração de uma planilha com todas as suas despesas mensais, que você pode fazer no Excel ou até mesmo usar um aplicativo próprio para inserir também a sua receita. 

Com essa visão mais abrangente das suas finanças, ficará mais fácil determinar reduções ou cortes em custos, ajudando no seu controle do orçamento.

Como sair das dívidas

Muitas vezes parece não ser fácil livrar-se das dívidas, mas com o passo a passo abaixo, você observará que é mais simples do que imagina:

  1. Primeira coisa a fazer é listar todas as suas dívidas;

  2. Em seguida, tenha certeza de que seu nome está sujo no SERASA;

  3. Volte a sua planilha e veja o que pode ser reduzido em suas despesas;

  4. Outro ponto: será que não existe uma maneira de aumentar sua receita como, por exemplo, fazendo uma renda extra?

  5. Em seu planejamento financeiro acrescente essas dívidas com abertura para quitá-las;

  6. Estipule uma data limite para pagamento dessas;

  7. Pense, caso seja possível, sobre trocar uma dívida cara por uma mais barata. A sugestão é fazer uma avaliação sobre a possibilidade de solicitar um empréstimo com juros mais baixos

  8. Pronto: você já pode amortizar o saldo devedor!

Identificar sabotadores financeiros

Outro grande vilão do planejamento financeiro é a compra por impulso. Esses sabotadores financeiros são importantes a serem identificados para que você consiga ter seu orçamento sob controle.

Vamos citar alguns dos sabotadores financeiros mais conhecidos, mas lembre-se que existem muitos outros:

  • Ir ao supermercado quando está com fome e consequentemente você comprará mais;

  • Passear no shopping em épocas de liquidação, induzindo a compras desnecessárias;

  • Pagar o valor mínimo do cartão de crédito, no que resultará em juros rotativos;

  • Não dar atenção a gastos pequenos, como o cafezinho pós-almoço. Ao longo de um mês, ele pode fazer uma grande diferença nos seus gastos.

Ensinando sobre formas de poupar e investir

A educação financeira, como já mencionada anteriormente, está ligada à maneira de você lidar com o seu dinheiro. Não há como pensar nas suas finanças de uma forma saudável sem ao menos ter um planejamento financeiro.

O planejamento financeiro pessoal deve estar atento não somente ao tempo presente, que sempre propõe soluções eficazes ao seu orçamento, mas também a ações futuras.

 Uma das maneiras de fazer o seu dinheiro trabalhar e aprender sobre as diferentes formas de poupar e investir. O importante é conhecer seu perfil para escolher o investimento que tem mais a ver com você.

Aprendizagem constante

Assim como tudo na vida, a educação financeira está sempre em desenvolvimento e mudança. O importante é reconhecer que essa aprendizagem será uma constante na sua vida para que você consiga administrar bem as suas finanças. Procure se manter atualizado e não deixe de fazer seu planejamento financeiro.

Mais do que sobre o futuro

A educação financeira provou-se ser um tema importante no momento que estamos vivendo. Não é somente sobre pensar a longo prazo, mas sobre saber como agir em situações emergenciais, evitando dores de cabeça intermináveis. 

Você concorda com a afirmação acima? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!