Opinião e análise do futebol paranaense

Europa

Atacantes ex-Athletico e Paraná Clube brilham na rodada da Liga de Portugal

Douglas Tanque comemora gol do Paços de Ferreira
Douglas Tanque comemora gol do Paços de Ferreira (Foto: Divulgação/fcpf/Telmo Mendes)

A rodada de meio de semana da Liga de Portugal teve atuações decisivas de dois atacantes com passagem pelo futebol paranaense. O centroavante Douglas Tanque, ex-Paraná Clube, marcou dois gols na vitória por 3 a 1 do Paços de Ferreira sobre o Tondela, nessa quarta-feira. Crysan, ex-Athletico, marcou um gol e deu uma assistência na histórica vitória por 4 a 3 do Santa Clara no Estádio da Luz, casa do Benfica, na última terça-feira.

Clique aqui para ver o primeiro gol de Douglas Tanque na partida.

Clique aqui para ver os melhores momentos de Benfica 3x4 Santa Clara, com atuação decisiva de Crysan.

DOUGLAS TANQUE
Douglas Tanque, 26 anos e 1,88 m de altura, chegou a nove gols em 24 partidas na Liga pelo Paços de Ferreira. É o artilheiro da equipe na competição. Ele chegou ao clube em 2018 e já soma 24 gols em 62 partidas, contando todos os torneios. Faltando seis rodadas para o fim, o Paços de Ferreira está em 12º lugar, sete pontos acima da zona de rebaixamento.

O goleador máximo da Liga de Portugal é o brasileiro Carlos Vinícius, do Benfica, com 17 gols em 26 jogos.

Douglas Tanque atuou pelo Paraná Clube em 2012. No Paraná, Douglas Tanque chegou no início de 2012, emprestado pelo Corinthians. Marcou três gols em nove jogos na segunda divisão do Paranaense. Também fez um gol em três partidas da Copa do Brasil. Foram apenas quatro jogos na Série B e nenhum gol. O jogador teve problemas disciplinares, foi punido pelo técnico Ricardinho e acabou retornando ao clube paulista. Deixou o clube paranaense após quatro gols e 16 partidas.

Em seguida, o centroavante rodou por Ipatinga, Guaratinguetá, Penapolense, Thespa Kusatsu (Japão), Cafetaleros (México), Albirex Niigata (Japão) e Police United (Tailândia). Chegou ao Paços de Ferreira em julho de 2018.

CRYSAN
O atacante Crysan, 23 anos, ainda não teve chances como titular no Santa Clara. Foram sete jogos como substituto até agora. Somou 102 minutos em campo. Mesmo assim, já fez dois gols e deu uma assistência. Ou seja, tem média de um gol a cada 51 minutos no gramado.

Na vitória contra o Benfica, ele entrou nos 23 minutos finais. Fez um gol de pênalti e deu o passe para o quarto gol, marcado por Zé Manuel. No ranking do WhoScored, Crysan foi o melhor do Santa Clara na partida, com nota 7,6.

O resultado manteve o Santa Clara na oitava posição da primeira divisão de Portugal, nove pontos abaixo da zona de classificação para a Liga Europa. Faltam seis rodadas para o final da temporada (2019-20).

Revelado na base do Athletico, Crysan chegou ao Santa Clara em janeiro. O jogador não possui mais vínculo com o Athletico e assinou contrato até 2023 com o Santa Clara. Em 2019, Crysan passou pelo Al-Batin (Arábia Saudita) e Cercle Brugge (Bélgica).

OUTROS
Na atual edição da Liga de Portugal, 21 jogadores ex-Athletico, Coritiba e Paraná chegaram a entrar em campo — veja a lista completa aqui.

Na rodada de meio de semana, dois jogadores dessa lista tiveram atuação apagada na vitória do Rio Ave por 2 a 1 sobre o Vitória Setúbal. O volante Leandro Vilela, ex-Paraná, entrou apenas nos cinco minutos pelo Setúbal. O meia Lucas Piazón (ex-Athletico e Coritiba) foi titular, mas com atuação apagada.