Na noite do dia 14 de junho, foi realizado o encontro do projeto “Poetas Mirins”. Idealizado pela Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, o evento aconteceu no auditório do Centro de Formação dos Profissionais de Educação, o Cenforpe, e reuniu pais, alunos, pedagogos, professores e diretores.

Neste ano o projeto chegou a sua 10ª edição e teve como tema “O lugar onde vivo”. A iniciativa contou com a participação de alunos do 5º ano do ensino fundamental de todas as unidades da rede municipal de ensino.

Nos “Poetas Mirins” o objetivo é trabalhar a poesia nas escolas e transformar cada criança em leitor apto a interpretar e compreender o que o poeta quer transmitir em meio aos versos, além de inspirar e valorizar a produção de poemas.

O evento teve a participação da escritora Jaqueline Conte, que é jornalista, poeta, pesquisadora, escritora de literatura Infantil e Juvenil, Mestra em estudos de Linguagens e autora de livros de poemas. Ela falou do seu trabalho, apresentou alguns de seus livros e destacou que esta ação é de grande valor. “Ler a poesia é essencial, assim como, apresentar os poetas para as crianças. Agora, colocá-los na produção, no papel de protagonista, neste processo de aprendizagem, e de começar a gostar da poesia, é muito importante. É uma iniciativa louvável. A gente vê que as pessoas que viraram escritores, tem amor pela poesia. Várias delas surgiram na escola, onde foi plantada esta sementinha” frisou.

A Secretária de Educação, Andreia Franceschini, parabenizou os servidores da secretaria pelo empenho e dedicação na realização do evento, os alunos selecionados e citou o papel da escola neste projeto. “Eu acho que esse é o papel fundamental da escola: inspirar leitores, inspirar escritores. Sabemos que por meio da leitura que todas as outras disciplinas se estabelecem. Quando incentivamos as nossas crianças a esse mundo de imaginação, estamos despertando escritores, leitores, estudantes e cidadãos melhores” disse.

A vice-prefeita Rosa Maria parabenizou os pais pelo apoio a seus filhos, estando presentes no evento, além de destacar que atualmente a poesia tem ganhado espaço. “É com muita alegria que estou participando desta 10ª edição. Já participei de todas as edições do Poeta Mirim. É um momento diferenciado, importante. O Poeta Mirim é especial porque a leitura e a escrita são realmente fundamentais para todas as outras aprendizagens. O conhecimento não se realiza se não tivermos muita leitura, compreensão e escrita. Por isso é importante que sejam potencializadas na escola. E fico ainda mais feliz quando a poesia ganha um espaço privilegiado. Essa é a função da escola, despertar o encantamento pela arte, pela poesia, porque a poesia transforma as pessoas, em cidadãos mais sensíveis e melhores” enalteceu Rosa Maria.

No evento, o público assistiu a apresentação baseada no livro “Bruxa, bruxa venha a minha festa”, o bate papo com a escritora Jaqueline Conte, a contação da história “O menino e o Gigante”, além de assistirem as declamações dos poetas selecionados das escolas. Cada poeta mirim ganhou um presente e recebeu certificado. No próximo ano, todos terão seus textos publicados no livro “Poetas Mirins – 4ª Edição”.