As áreas verdes e espaços de lazer e prática de esportes em Pinhais têm sido destaque nos últimos anos, com a construção de novos parques e revitalização de diversos ambientes como as praças em cada bairro do município. O Parque das Águas, por exemplo, conta com pistas de caminhada e ciclovias; sanitários; pontes, bancos, pergolados e portal em madeira; mirante; praças temáticas; bicicletário; academia ao ar livre; parquinho, além de praça de alimentação.

A Prefeitura de Pinhais, gestora destes espaços, não só investe nas instalações, como realiza toda a manutenção necessária para o bom funcionamento, o que é naturalmente previsto no orçamento da Secretaria de Meio Ambiente (Semma). Porém, problemas ocasionados pelo tempo de uso e condições climáticas não são os únicos os quais a Prefeitura destina recursos para consertos, reparos e reposições. Grande parte dos gastos, indicados pelo Departamento de Bosques, Parques e Praças (Depar) da Semma, concentram-se na manutenção de equipamentos depredados ou danificados por vandalismo.

No ano passado, foram gastos mais de R$ 40 mil em peças e custos de manutenção de equipamentos danificados, incluindo pagamento a serviços terceirizados, além do trabalho próprio da Secretaria. Já em 2022, até o momento, já foram utilizados mais de 20 mil reais para cobrir esse tipo de despesa. Segundo dados do Depar, está previsto um montante de R$ 175 mil para arcar com esses problemas causados pela ação humana, nos parques e praças de Pinhais em 2022.

Para que o recurso público destinado a atender essas demandas diminua, é necessário medidas de prevenção, que a própria comunidade pode e deve fazer. Leandro Dias, diretor do Depar, reforça esse pedido. “A população pode ajudar a prevenir esses gastos denunciando tanto para a Guarda Municipal quanto ao Depar e ajudando também, quando ver alguém depredando, falar, porque é o nosso dinheiro que está ali, nossos impostos”, explica.

Denúncias e atendimentos

Departamento de Bosques, Parques e Praças
Solicitações pelos links:
Manutenção Parquinhos e Academias da Terceira Idade
Realização de paisagismo/manutenção em praças, parques bosques e campos de futebol
Telefone: (41) 99290-4527
E-mail: [email protected]

Guarda Municipal: Disque 153