Cerca de 500 produtores participaram na quarta-feira (16) do 29º Encontro Estadual de Produtores de Cebola, no município de Quitandinha, Região Metropolitana de Curitiba. O evento, que contou com a presença do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, foi na comunidade de Rio do Poço, na propriedade do agricultor Antonio Trajanoski, que sediou também o primeiro dia de campo técnico da cebola que teve como tema o Sistema de Plantio Direto em Hortaliças.

Ortigara disse que o conhecimento técnico é um insumo fundamental para a agropecuária e esse é um dos fatores que explica o sucesso do Paraná na produção de grãos, carnes, leite, e que começa a se expandir para hortaliças e fruticultura.

“Este evento traz muita gente em busca de informação, de inovação e hoje com uma experiência nova que é o dia de campo com várias baterias que visam repassar as técnicas inovadoras aos produtores”, destacou.

Ele ressaltou a presença dos técnicos da Emater, do Iapar, da universidade e das indústrias que colocam o conhecimento à disposição dos agricultores. “É muito bom ver a evolução que está havendo no plantio direto também com hortaliças”, disse o secretário. Segundo ele, há pouco tempo não havia essa novidade, que era restrita ao plantio de grãos e hoje os produtores estão adotando cada vez mais essa técnica que é revolucionaria, ajuda os agricultores porque mantém vida no solo, conserva água, reduz custos, aplicação de produtos químicos, e permite alimentos seguros e ganhos para todo o mundo.

PRODUÇÃO DE CEBOLA – O Paraná é o quinto produtor nacional de cebola, com uma produção média de 113 mil toneladas na safra 2019/20 e área plantada de 4,1mil hectares. O cultivo é típico da agricultura familiar e está presente em 132 municípios, envolvendo 3,8 mil propriedades agrícolas.

A produção se concentra basicamente em três núcleos regionais que respondem por 91% do total produzido. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), o município de Contenda é o maior produtor, com 20% da produção estadual, seguido de Irati, com 13% do total. O município de Quitandinha é o terceiro produtor do Estado, com 10% da produção.