Ascom/PMCL

A reforma do Casarão no Parque Newton Puppi foi iniciada no dia 11/11. O prefeito Marcelo Puppi, através da equipe técnica da Prefeitura de Campo Largo, reafirma a entrega da obra à população campo-larguense até o mês maio de 2020.

A revitalização do Casarão – marco histórico da cidade – contempla substituição da cobertura, adequações de acessibilidade, melhorias e reforma em toda a edificação e ampliação e reforma da área externa de lazer.

O uso do espaço no térreo será reformado para exposições ao público. No pavimento superior funcionarão repartições públicas e canais de informações gerais aos visitantes, integrando os segmentos públicos da Educação, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo Municipal.

O valor da obra é de R$ 739 mil, com prazo final de entrega em 5 meses.

O antigo Casarão data da década de 40 e tem grande importância histórica para o município. Na década de 60 abrigou uma Subestação de Enologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Fica dentro do Parque Newton Puppi que já recebeu gravações da novela Maria Bueno na década de 80 e foi transferido, para o município de Campo Largo, também em 1980. Chamava-se Parque Cambuí e teve o nome alterado para Parque Municipal Newton Puppi em 2010, em homenagem ao Senhor Newton Puppi, prefeito do município por três mandatos – 1963 a 1969 / 1977 a 1982 / 1997 a 2000.

O Casarão é um atrativo turístico que será novamente fomentado aos munícipes e visitantes de fora. Nele já funcionou a sede da Guarda Municipal e Departamento do Meio Ambiente Municipal. Até o ano de 2006 o Casarão estava abandonado e era sede de vandalismo e esconderijo para usuários de drogas. Com recursos do Ministério do Turismo, no ano de 2007 foi reformado e aberto à população, funcionando setores da Administração Municipal em seu interior.

A equipe técnica de engenharia da Prefeitura de Campo Largo ressalta que o Parque Newton Puppi tem uma área de 1.396.117,30 metros quadrados e precisou de uma estrutura multidisciplinar para a elaboração dos projetos para reforma e revitalização. A reforma do Casarão é uma das etapas de obras e readequações que serão realizadas no Parque Newton Puppi.

Todo o Parque Municipal contempla área ampla com parque infantil, academia da terceira idade, pista de corrida, campo para prática de esportes, trilha ao meio da natureza, exuberante paisagem com araucárias e lago. É um belo e propício local para descansar e se divertir com a família.