Para a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Campo Largo, entre o enfrentamento dos novos desafios pelos professores e a motivação para realização das atividades, está a Educação Emocional. Diante disso, a equipe gestora proporcionou a todos os educadores do município uma jornada de cursos com duração de quatro semanais para tratar do tema Inteligência Emocional.

Durante o período de isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19, como forma de controle de contágio do novo coronavírus, a Secretaria de Educação buscou uma forma alternativa de dar continuidade às formações docentes com encontros que proporcionassem o conhecimento e a compreensão de como a emoção interfere na saúde e na aprendizagem.

De acordo com a equipe pedagógica da Secretaria, as formações são necessárias para que os educadores estejam bem emocionalmente e possam continuar no centro do processo de ensino, pois passam a refletir e planejar caminhos novos para a aprendizagem dos estudantes.

As formações foram ministradas pelo professor Julio César Luchmann, que compartilhou sua experiência prática e teórica durante quatro encontros, sendo um por semana, sempre com um tema envolvente e motivacional. Os profissionais da Rede Municipal de Ensino estiveram envolvidos neste processo de forma online, onde puderam compartilhar suas angústias e expectativas, não só durante o período de quarentena, mas em sua vida antes e pós pandemia.

Segundo a secretária municipal da Pasta, Dorotéa Stoco, “a Base Nacional Comum Curricular – BNCC abre espaço para refletir sobre este importante tema, pois oferece aos professores pensar sobre as emoções e compreender de que forma elas interferem na saúde e na aprendizagem dos educandos. Além do mais, o professor está buscando se reinventar para atender todos os estudantes, aprender sobre o uso de tecnologias e outras formas de ensinar não presencialmente”, destacou a secretária.