Unidade de Ensino de Pinhais recebe ações de projeto da UFPR

A Escola Municipal Professora Thereza Corrêa Machado, localizada no bairro Weissópolis, em Pinhais, recebe ações de projeto da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Intitulada "Nenhum a menos na escola" a iniciativa tem o intuito de colaborar com o município para que, na escola escolhida, sejam propostas metas e realizadas ações que reduzam índices de retenção escolar e baixa-frequência, que aumentem as taxas de aproveitamento escolar e aprovação dos alunos.

De acordo com Roberlayne Borges Roballo, do Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE) do setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e coordenadora do projeto, o propósito é desenvolver e efetivar ações que colaborem com as condições necessárias para a concretização do princípio constitucional do padrão de qualidade do ensino. "O artigo 206, inciso VII da Constituição Federal expõe uma importante dimensão do direito à educação. Para tanto, a metodologia do projeto possui cinco etapas: diagnóstico, mobilização conceitual, definição e efetivação de metas e ações, desenvolvimento e acompanhamento das ações e avaliação de percurso", explica.

Segundo a coordenadora, nestas etapas, que tiveram início em agosto de 2017, o objetivo é contribuir para a garantia de trajetórias mais igualitárias, por meio da mobilização da comunidade escolar, do apoio da equipe gestora e da formação continuada junto aos profissionais da educação. O projeto pressupõe planejamento de ações que promovam diálogos interdisciplinares, entre professores e técnicos da universidade que atuam em diferentes áreas, como também, o desenvolvimento de atividades voltadas à formação das equipes da Secretaria e da Escola por estes professores.