Fonte: http://www.planesdeformacion.es/la-inteligencia-colaborativa-polo-productividad/

Todas as equipes de profissionais, independente da área de atuação apresentam diferentes padrões culturais, sociais e econômicos. Essas diferenças podem ser consideradas como reflexo da riqueza e potencial de desenvolvimento desses grupos. Mas a inteligência colaborativa, citada por Pedro Calabrez em 2019, indica que a capacidade de seus pofisisonais colaborarem uns com os outros  está associada a confiança e é isso que promove a melhor condição de crescimento das empresas.

Nesse aspecto, o grande desafio das empresas está em identificar talentos que estejam engajados com o propósito da empresa e que colaborem com o desenvolvimento do propósito da empresa.

Conforme pesquisa realizada por Paul Zak, PhD em Economia e fundador do campo de estudo Neuroeconomia, na qual mediu o nível de confiança dos profissionais nas empresas e verificou que as empresas com melhor resultado econômico apresentam profissionais que confiam em suas lideranças e empresas e apresentam melhor desempenho em sua atuação correspondendo a:

+ 106% de energia;

+ 76% de engajamento;

+ 50% de produtividade;

+ 60% de satisfação;

+ 41% de percepção de conquista;

+ 66% de proximidade dos colegas;

+ 70% de alinhamento com o propósito da empresa;

+ 50% de intenção de permanência;

+ 88% que recomendam a empresa.

Com esse resultado podemos perceber que a confiança é um fator importantíssimo para o desempenho de uma equipe de profissionais. Isso explica porque muitos  profissionais com grande conhecimento técnico, não conseguem permanecer em equipes de trabalho, pois em seu comportamento demonstram a dificuldade de confiar e de colaborar com outras pessoas. Essa lógica se aplica a todos os níveis de atuação produtiva.

Nessa trilha, a confiança gera a participação colaborativa de todos os membros de uma equipe, sendo fundamental para que os processos gerenciais e/ou produtivos de uma empresa se desenvolvam de maneira tranquila, garantindo a harmonia do ambiente de trabalho.

A partir dessas informações vale a pena refletir sobre como está a sua atuação na empresa em que trabalha: você gera confiança e/ou confia na empresa e, consequentemente, colabora com o propósito da empresa?

Fonte: https://www.youtube.com/watch?time_continue=1858&v=HrkyluNERTA