Fonte: http://www.metagal.com.br/blog/futuro-mercado-automotivo/

O fenômeno da conectividade existente entre todas as coisas por meio da internet já é conhecido pela maioria das pessoas. No entanto, apenas algumas pessoas já aproveitam essas maravilhas que funcionam com o conceito da Internet das Coisas – Internet of Things – IoT. É fácil perceber que esse conceito está alterando a realidade de vários segmentos, inclusive o mercado automotivo. Com essa realidade, todas as áreas do segmento automotivo estão se atualizando para conseguirem se manter competitivos.

Nessa realidade, os produtos e serviços precisam ser oferecidos de maneira a atender as expectativas e necessidades dos clientes. Para facilitar o desenvolvimento desse atendimento, as empresas precisam promover a qualificação profissional de suas equipes, se antecipando na corrida para melhor atender os consumidores.

No setor automotivo os sensores e sistemas conectados à internet já são comuns nos carros fabricados nos ultimos anos. Inclusive os profissionais que atuam com os caminhões guincho precisam entender como funcionam os sistemas e sensores desses carros, pois quando os recolhem precisam desbloquear os sistemas digitais, os quais estão bloqueados por motivo de segurança. Quando são chamados para guinchar os carros que possuem sistemas de segurança baseado no conceito IoT, o carro precisa ser ligado a partir de um smartphone que é conectado ao sistema que está na internet. 

Diante dessa realidade, o conhecimento de qualquer profissional que atua no segmento automotivo precisa estar pautado no conceito da IoT. Entre as aplicações mais comuns desse conceito no segmento automotivo temos:

Dispositivos e sensores que evitam acidentesO uso de sensores para a identificar o percurso percorrido pelo carro garantindo a segurança dos passageiros. Esses sensores e dispositivos já garantem a percepção das condições fisiológicas dos motoristas, identificando se estes estão acordados ou até mesmo como está o ritmo cardíaco durante o momento que dirigem.

Rastreamento e segurança de veículos – O controle dos automóveis utilizado por meio da internet para parar um carro é muito utilizado para realizar o rastreamento e localização de veículos quando estes são roubados. Qualquer alteração no trajeto da rota, a central de segurança é acionada e o automóvel é bloqueado automaticamente se o motorista não responder ao suporte.

Manutenção com telemetriaA partir do acesso ao painel digital o motorista fica sabendo quando há a necessidade de realizar manutenção, troca de óleo, de água e qualquer tipo de reparo. Inclusive o motorista consegue se comunicar com a mecânica mais perto ou agendar visita por meio do painel digital.

Armazenamento e transporte na logística – Existem sensores e dispositivos que auxiliam em vários segmentos produtivos, como no alimentício, garantindo que a temperatura de alimentos seja controlada para manter os alimentos em melhores condições até chegar no destino final. Até nos motores os sensores podem prevenir acidentes, a partir do nível de vibração que este apresente.

Toda essa tecnologia garante maior agilidade para todas as pessoas envolvidas com o processo, tanto os profissionais, como os clientes. É para essa realidade que os profissionais precisam se preparar profissionalmente. Buscando conhecimento especializado no conceito de Internet das Coisas – IoT.

Esse conhecimento especializado pode ajudar no desenvolvimento e promoção profissional nas empresas que produzem, bem como, nas empresas que comercializam esses sensores e dispositivos no segmento automotivo. Buscar a qualificação que auxilie no desenvolvimento dessas empresas é o melhor que os profissionais podem fazer para auxiliar na condição de competitividade das empresas em que atuam.