Tradicionalmente no início do mês de dezembro Miami se torna o paraíso dos artistas plásticos, curadores, galeristas, marchands entre outras profissões ligadas ao mundo das artes plásticas. É que há quase 20 anos acontece a mundialmente celebrada Art Basel Miami Beach que reúne as principais galerias da América do Norte, América Latina, Europa, Ásia, África para mostrar obras dos mestres da arte moderna e contemporânea, bem como peças recém-criadas por estrelas emergentes. Só que este ano o evento teve que ser cancelado por conta da pandemia do coronavírus.

Em um comunicado oficial a organização do evento explica que: “Dada a situação atual em relação ao impacto da pandemia, que se estende do sul da Flórida a outras partes do país e do mundo; limitações e incertezas sobre a encenação de eventos de grande escala; restrições e proibições de viagens internacionais, bem como regulamentos de quarentena nos Estados Unidos e internacionalmente, junto com outros fatores, a Art Basel não tem outra opção a não ser cancelar a edição 2020 da Art Basel em Miami Beach. Art Basel em Miami Beach estava programada para acontecer de 3 a 6 de dezembro de 2020 no Centro de Convenções de Miami Beach”.

Noah Horowitz, Diretor para as Américas, Art Basel disse: ‘É com grande pesar e decepção que anunciamos o cancelamento de nosso evento de dezembro em Miami Beach, pois sabemos o quão crucial é nosso o Art Basel para nossas galerias, bem como para a grande Miami comunidade artística e economia. Agradecemos a todos que compartilharam suas perspectivas e percepções conosco nos últimos meses e semanas e estamos ansiosos para voltar a Miami Beach no próximo ano para entregar uma nova edição de sucesso. ‘

Enquanto o mundo da arte continua a enfrentar desafios importantes, a Art Basel permanece firmemente comprometida em apoiar a comunidade global de galerias da melhor maneira possível por meio de suas iniciativas digitais e hospedando seus próximos eventos de 2021 em Hong Kong, Basel e Miami Beach. As iniciativas digitais da Art Basel continuarão neste outono com duas edições temáticas individuais de suas salas de exibição online: ‘OVR: 2020’, dedicado a obras de arte produzidas durante 2020 e em execução de 23 a 26 de setembro, e ‘OVR: 20c’, apresentando trabalhos criados entre 1900 e 1999, de 28 a 31 de outubro. Esses eventos digitais serão seguidos em dezembro por Online Viewing Rooms, que estarão abertos a todas as galerias aceitas para a edição 2020 da Art Basel em Miami Beach. Mais detalhes serão divulgados nas próximas semanas.

A próxima edição do Art Basel em Miami Beach acontecerá de 2 a 5 de dezembro de 2021. Para informações adicionais, visite: artbasel.com

 

Sobre Art Basel

Fundada em 1970 por galeristas de Basel, a Art Basel hoje é palco das principais mostras de arte do mundo para arte moderna e contemporânea, localizadas em Basel, Miami Beach e Hong Kong. Definida por sua cidade e região anfitriã, cada mostra é única, o que se reflete nas galerias participantes, nas obras apresentadas e no conteúdo da programação paralela produzida em colaboração com instituições locais para cada edição. O envolvimento da Art Basel expandiu-se para além das feiras de arte através de novas plataformas digitais e uma série de novas iniciativas, como The Art Basel e UBS Global Art Market Report e The BMW Art Journey. O parceiro de mídia global da Art Basel é o Financial Times. Para obter mais informações, visite artbasel.com.