• Eleições 2022

    Leprevost assume presidência do União Brasil de Curitiba

    Leprevost (União Brasil): posse teve presença de Moro e do presidente nacional da sigla, Luciano Bivar
    Leprevost (União Brasil): posse teve presença de Moro e do presidente nacional da sigla, Luciano Bivar (Foto: divulgação)

    O deputado federal Ney Leprevost, ex-secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, assumiu ontem a presidência do União Brasil de Curitiba. A cerimônia de posse, contou com a presença do presidente nacional do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar, do presidente estadual do partido, Felipe Francischini e do ex-juiz da Operação Lava Jato, Sérgio Moro, provável candidato do União Brasil ao senado pelo Paraná.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Sem pressa

    Presidente do Senado adia decisão sobre abertura de CPIs

    Pacheco (PSD/MG): presidente do Senado disse que não há problema para o funcionamento simultâneo de várias CPIs.
    Pacheco (PSD/MG): presidente do Senado disse que não há problema para o funcionamento simultâneo de várias CPIs. (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

    O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou na quarta-feira (29) que deverá decidir sobre a leitura do pedido de instalação de novas comissões parlamentares de inquérito (CPIs), incluindo a CPI do MEC, após reunião com líderes partidários na próxima segunda-feira (4). Além da comissão para investigar denúncias de corrupção no Ministério da Educação, solicitada pela oposição, há outras três CPIs protocolizadas há mais tempo, e apoiadas pela base governista, que aguardam decisão quanto à sua instalação: a das Obras Inacabadas, a das ONGs e a do Crime Organizado.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Educação

    Assembleia aprova projeto que promove carreiras no Ensino Superior

    A Assembleia Legislativa aprovou na quarta-feira (29), em duas sessões extraordinárias, uma proposta do governo que promove a revisão das Carreiras Técnicas Universitárias e do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná. Os parlamentares aprovaram o projeto 292/2022, que altera dispositivos da Lei n° 11.713/1997, que trata das Carreiras do Pessoal Docente e Técnico-Administrativo das instituições universitárias. A matéria avançou em primeira e segunda discussões, com dispensa de redação final. Com isso, o texto segue para sanção ou veto do governador do Estado. De acordo com o Executivo, a proposição tem o objetivo de valorizar os servidores e garantir uma melhora na estrutura e nos mecanismos de desenvolvimento funcional.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Liberdade econômica

    Comissão da Câmara aprova flexibilização de horário de funcionamento do comércio

    Comissão de Economia fez a última reunião antes do recesso
    Comissão de Economia fez a última reunião antes do recesso (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

    A Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou parecer favorável a projeto das vereadoras Amália Tortato e Indiara Barbosa, ambas do Novo, que pretende flexibilizar os horários de funcionamento do comércio de rua na capital.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Nova vereadora

    Substituta de Renato Freitas, Ana Julia toma posse na Câmara de Curitiba na segunda

    Ana Julia Ribeiro: com 22 anos, estudante será a vereadora mais jovem da Câmara
    Ana Julia Ribeiro: com 22 anos, estudante será a vereadora mais jovem da Câmara (Foto: Gibran Mendes/divulgação)

    A Câmara Municipal de Curitiba empossa na próxima segunda-feira Ana Julia Ribeiro (PT) como vereadora da Capital. Ela é a primeira suplente do PT e vai assumir a vaga que era de Renato Freitas (PT), cassado por quebra de decoro parlamentar, pela participação em uma manifestação antirracista na Igreja do Rosário no dia 5 de fevereiro. 

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Eleições 2022

    Moro diz que retrocesso no combate à corrupção o fez entrar na política

    Moro (União Brasil): em 2016, ex-juiz descartou entrar na política
    Moro (União Brasil): em 2016, ex-juiz descartou entrar na política (Foto: Carlos Costa/CMC)

    O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) afirmou hoje, ao receber o título de Cidadão Honorário de Curitiba na Câmara Municipal, que decidiu entrar na política por causa do retrocesso no combate à corrupção no País. Moro recebeu a homenagem aprovada em 2016 por proposta do ex-vereador Chico do Uberaba.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Eleições 2022

    Candidatos a presidente poderão gastar até R$ 88 milhões com a campanha

    TSE: limites estabelecidos para as eleições de 2018 serão reajustados pela inflação do período
    TSE: limites estabelecidos para as eleições de 2018 serão reajustados pela inflação do período (Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE)

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, hoje, uma resolução que estabelece o critério para fixar os limites de gastos de campanha por cargo eletivo em disputa nas Eleições 2022. Segundo a decisão unânime do Plenário, serão adotados os mesmos valores das eleições 2018, atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aferido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ou por índice que o substituir.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Balanço

    Câmara de Curitiba aumenta 68% o volume de projetos aprovados no primeiro semestre

    (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

    A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) divulgou ontem o balanço de atividades do primeiro semestre de 2022. Em 70 sessões plenárias ao longo do semestre, contra 67 realizadas no mesmo período, em 2021, a CMC aprovou 101 projetos. O número é 68% maior que o registrado no primeiro período do ano passado. Quatro propostas, por outro lado, foram rejeitadas em plenário.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Câmara Municipal

    Moro recebe Cidadania Honorária de Curitiba hoje

    Moro: homenagem foi aprovada em 2016
    Moro: homenagem foi aprovada em 2016 (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

    O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) recebe hoje a Cidadania Honorária de Curitiba na Câmara Municipal. A homenagem foi aprovada em 2016 por sugestão do ex-vereador Chico do Uberaba, e o diploma aguardava ser entregue pelo Legislativo. Agora, o ex-presidente da CMC Sabino Picolo (União) tomou a iniciativa de realizar a entrega solene do diploma ao ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Honraria

    PSOL quer devolver título de Cidadão Honorário de Ponta Grossa a Lula

    Lula: homenagem foi revogada em 2018
    Lula: homenagem foi revogada em 2018 (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula )

    A vereadora de Ponta Grossa (Campos Gerais), Josi do Coletivo (PSOL) apresentou projeto que devolve ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT( o título de Cidadão Honorário da cidade. Concedido em 2001 - antes do mandato presidencial -, a honraria foi revogada em 2018.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Eleições 2022

    Presidente nacional do União Brasil vem ao Paraná para empossar Leprevost na presidência do partido em Curitiba

    Bivar e Leprevost: parceria
    Bivar e Leprevost: parceria (Foto: divulgação)

    O presidente nacional do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar estará em Curitiba na noite de amanhã para empossar o deputado federal Ney Leprevost, ex secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, na presidência do União Brasil- Curitiba. Mais de mil líderes dos mais variados segmentos da sociedade curitibana foram convidados pelo partido para o encontro político que será realizado no salão de eventos de um grande restaurante da capital.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Eleições 2022

    Partidos têm até amanhã para prestar contas à Justiça Eleitoral

    Todos os partidos são obrigados a prestar contas à Justiça Eleitoral
    Todos os partidos são obrigados a prestar contas à Justiça Eleitoral (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil )

    Termina amanhã o prazo para que os partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral suas prestações de contas relativas a 2021. Todas as legendas são obrigadas a apresentar os documentos mesmo que não tenham arrecadado recursos ou realizado gastos. A prestação de contas deve ser elaborada por meio do Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA).

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Reconhecimento

    Deputado Romanelli destaca 39 anos de serviços do Jornal Bem Paraná

    Romanelli (PSD): "Aos 39 anos, o jornal cumpre seu papel social como veículo impresso e online de comunicação,sério e comprometido com a verdade"
    Romanelli (PSD): "Aos 39 anos, o jornal cumpre seu papel social como veículo impresso e online de comunicação,sério e comprometido com a verdade" (Foto: Orlando Kissner/Alep)

    O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) apresentou requerimento para registro nos anais da Assembleia Legislativa de voto de congratulações pelos 39 anos, completados no último dia 17 de junho, de serviços prestados pelo Jornal Bem Paraná à opinião pública do estado. 

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Emergência

    Comissão da Assembleia aprova prorrogação de calamidade pública no Paraná

    CCJ: projeto do governo prorroga calamidade pública até 14 de agosto
    CCJ: projeto do governo prorroga calamidade pública até 14 de agosto (Foto: Alep/divulgação)

    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou hoje, em sessão extraordinária, proposta do governo Ratinho Jr que prorroga até 14 de agosto o estado de calamidade pública no Paraná. A alegação do governo é de que a prorrogação é necessária para manutenção da disponibilidade de leitos de tratamento para Covid-19 em função da pandemia.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Sem folga

    Assembleia Legislativa suspende o recesso parlamentar de julho

    Assembleia: governo pediu suspensão do recesso por causa de redução do ICMS sobre combustíveis
    Assembleia: governo pediu suspensão do recesso por causa de redução do ICMS sobre combustíveis (Foto: Orlando Kissner/Alep)

    O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), comunicou durante a sessão plenária desta quarta-feira (29) que não haverá recesso das sessões plenárias no mês de julho, conforme determina o Regimento Interno.

    Segundo Traiano, a decisão foi acordada com os líderes partidários, em razão das medidas adotadas em Brasília, sobre a redução do ICMS nos combustíveis, e que ações poderão ser tomadas no Estado e ser necessária a atuação dos parlamentares.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Justiça

    TJ confirma condenação de vereador acusado estimular ocupação irregular em Paranaguá

    O Tribunal de Justiça do Paraná confirmou a condenação de um vereador de Paranaguá (Litoral do estado), denúnciado por improbidade pelo Ministério Público do Paraná. Na ação, o MP aponta que em 2016, quando era presidente da Câmara Municipal, o vereador, utilizando maquinário da prefeitura e de uma empresa de sua esposa, teria auxiliado na abertura de uma via de circulação irregular nas proximidades do Jardim Jacarandá. A conduta contribuiu para o aumento de ocupação irregular no entorno, onde existem áreas de preservação permanente, áreas úmidas e vegetação característica do Bioma Mata Atlântica.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Eleições 2022

    'Alvaro Dias não é meu padrinho político', diz Moro sobre disputa pelo Senado

    Moro (União Brasil): ex-juiz pode enfrentar ex-aliado na disputa para o Senado
    Moro (União Brasil): ex-juiz pode enfrentar ex-aliado na disputa para o Senado (Foto: Sérgio Lima/Podemos)

    O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) negou hoje que o senador Alvaro Dias (Podemos) seja seu “padrinho político” e afirmou não haver nenhum “mal estar” caso ele decida disputar o Senado com o parlamentar nas eleições de outubro. Moro reafirmou que é candidato às eleições deste ano, mas que ainda não definiu para qual cargo.

    “Vamos deixar claro, o Alvaro Dias não é meu padrinho político. Eu tenho uma carreira como juiz, que eu fiz todo o meu trabalho, que foi reconhecido nacionalmente, até internacionalmente. E depois como ministro da Justiça nós tivemos uma gestão na qual eu enfrentei o crime organizado. Nós conseguimos reduzir a criminalidade violenta. E eu tive que sair pelas circunstâncias já conhecidas”, alegou ele em entrevista à rádio Jovem Pan.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Prioridades

    Câmara confirma aprovação da LDO de Curitiba para 2023 com receita de R$ 9,7 bi

    Proposta prevê um crescimento de 7% das receitas em relação ao orçamento de 2022.
    Proposta prevê um crescimento de 7% das receitas em relação ao orçamento de 2022. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

    A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou hoje a aprovação da proposta da prefitura para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023. A mensagem, que define as regras e as prioridades do orçamento, agora será encaminhada para a sanção do prefeito Rafael Greca (PSD). São estimados R$ 9,7 bilhões líquidos, em receitas e despesas, para o próximo ano, ou seja, um crescimento de 7% em relação ao orçamento de 2022.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Senado

    Senadores do Paraná não assinam pedido de criação de CPI do MEC

    Alvaro, Flávio Arns e Oriovisto: senadores do Paraná não assinaram requerimento
    Alvaro, Flávio Arns e Oriovisto: senadores do Paraná não assinaram requerimento (Foto: Moreira Mariz/Roque de Sá/Marcos Oliveira/Agência Senado)

    Nenhum dos três senadores do Paraná - Alvaro Dias, Flávio Arns e Oriovisto Guimarães, todos do Podemos - assinaram o requerimento para criar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará o "gabinete paralelo" no Ministério da Educação (MEC), protocolado hoje pelo líder da oposição ao governo no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O pedido conta com apoio de 31 assinaturas, quatro a mais do que o mínimo necessário, que são 27. As últimas assinaturas foram dos senadores Marcelo Castro (MDB-PI), Confúcio Moura (MDB-RR) e Jarbas Vasconcelos (MDB-PE).

    Clique aqui para ler esse post completo.