• Operação Metástase

    Prefeito de Umuarama, Carlos Luiz Pozzobom, tem o mandato cassado por corrupção

    Pozzobom foi cassado sobre a justificativa de que teria pago parcela de compra de apartamento, no Edifício Malibu, com dinheiro desviado da saúde
    Pozzobom foi cassado sobre a justificativa de que teria pago parcela de compra de apartamento, no Edifício Malibu, com dinheiro desviado da saúde (Foto: divulgação)

    A Câmara Municipal de Vereadores de Umuarama (região Noroeste) cassou ontem o mandato do prefeito afastado Celso Luiz Pozzobom (PSC). O prefeito afastado não compareceu, mas a sessão que terminou às 3h50 de hoje (22) foi acompanhada por moradores até fora da Câmara Municipal, onde um telão foi instalado.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Pauta

    Congresso tem 36 vetos presidenciais na fila de votação

    O Congresso Nacional começa o ano com 36 vetos do presidente da República, Jair Bolsonaro, pendentes de votação. Para a rejeição de um veto é necessária a maioria absoluta de votos (ou seja, pelo menos 257 votos de deputados federais e 41 votos de senadores). O veto mais recente é o VET 10/2022, que retirou 14 dispositivos do PL 4.199/2020, transformado na Lei 14.301, de 2022, que criou o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem (BR do Mar). O projeto foi aprovado no Senado em novembro do ano passado.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Câmara Federal

    Projeto troca a palavra 'gênero' por 'sexo' em três artigos da Lei Maria da Penha

    A Câmara Federal analisa projeto que altera três artigos da Lei Maria da Penha, trocando a palavra gênero por sexo. O autor da proposta é o deputado Francisco Jr. (PSD-GO). “A presente proposição é o reforço do conceito de sexo biológico na forma estabelecida no artigo primeiro da própria lei, para definir seu público alvo, qual seja: a defesa das mulheres de qualquer tipo de violência”, disse ele.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Câmara Municipal

    Projeto incentiva restaurantes de Curitiba a oferecerem opções sem açúcar

    Projeto também esclarece que apenas a opção de frutas naturais não é o suficiente como opção
    Projeto também esclarece que apenas a opção de frutas naturais não é o suficiente como opção (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) debate um projeto de lei que pretende instituir, para todos os restaurantes e hotéis da capital, uma opção zero açúcar no cardápio de sobremesas dos estabelecimentos. Segundo Alexandre Leprevost (Solidariedade), autor da proposição, o objetivo é atender uma grande parcela da população que, por motivos diversos, não consomem açúcar e não contam com opções de produtos.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Eleições 2022

    Após filiação de Cesar Silvestri Filho, ex-prefeito de Ponta Grossa deixa o PSDB

    Rangel: ex-prefeito deve migrar para legenda que apoie a reeleição do governador Ratinho Júnior
    Rangel: ex-prefeito deve migrar para legenda que apoie a reeleição do governador Ratinho Júnior (Foto: Franklin de Freitas)

    O ex-prefeito de Ponta Grossa e ex-deputado estadual Marcelo Rangel anunciou ontem que está deixando o PSDB. A decisão foi anunciada um dia após a filiação do ex-prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho, à legenda tucano. Silvestri Filho deixou o Podemos para ser o pré-candidato do PSDB ao governo do Estado, com o aval do governador de São Paulo e presidenciável do partido, João Doria. 

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Transparência

    Projeto obriga Prefeitura de Curitiba a explicar cálculo do IPTU à população

    Guias de pagamento passariam a contar com um anexo contendo as variáveis de cálculo
    Guias de pagamento passariam a contar com um anexo contendo as variáveis de cálculo (Foto: Carlos Costa/CMC)

    “A intenção é garantir ao contribuinte que a guia de arrecadação do imposto traga as instruções detalhadas sobre prazos, requisitos, provas e todo o procedimento para abertura de reclamação, contestação e impugnação do tributo lançado”, explica Denian Couto (Pode), na justificativa do projeto de lei que obriga a Prefeitura de Curitiba a explicar o IPTU à população. O Executivo planeja arrecadar R$ 1,05 bilhão com o imposto em 2022.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Futebol

    TV Assembleia pode transmitir jogos do Campeonato Paranaense

    Proposta da FPF é para a transmissão ao vivo de uma partida por rodada
    Proposta da FPF é para a transmissão ao vivo de uma partida por rodada (Foto: Valquir Aureliano)

    A diretoria da Federação Paranaense de Futebol (FPF) apresentou à Assembleia Legislativa proposta para transmissão na TV Assembleia do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da Primeira Divisão – temporada 2022. O assunto foi discutido em reunião ontem entre o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), o primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), e o presidente da FPF, Hélio Pereira Cury.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Eleições 2022

    Cesar Silvestri Filho troca o Podemos de Moro pelo PSDB de Doria como pré-candidato ao governo

    Silvestri Filho: filiação de ex-prefeito recebeu aval de Doria e Beto Richa
    Silvestri Filho: filiação de ex-prefeito recebeu aval de Doria e Beto Richa (Foto: reprodução/Facebook/PSDB)

    O ex-prefeito de Guarapuava (região Central), Cesar Silvestri Filho, deixou ontem a presidência estadual do Podemos no Paraná para se filiar ao PSDB. Ele entra no partido com o aval do governador de São Paulo e pré-candidato tucano à Presidência da República, João Doria, e como pré-candidato da sigla ao governo do Paraná. Em troca, Silvestri Filho ofereceria um palanque para Doria no Estado.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Senado

    Oriovisto pede apoio para plebiscito sobre fim do foro privilegiado e prisão em 2ª instância

    Oriovisto Guimarães (Pode): "se o parlamento não decide, o povo pode decidir por meio de um plebiscito"
    Oriovisto Guimarães (Pode): "se o parlamento não decide, o povo pode decidir por meio de um plebiscito" (Foto: Franklin de Freitas)

    O senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR) apresentou, em dezembro de 2021, um projeto que prevê a convocação de um plebiscito para consultar a população sobre dois temas que ele defende desde o início do mandato: o fim do foro privilegiado e a prisão em segunda instância.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Palanque eletrônico

    Propaganda partidária volta com novidades

    Conteúdo partidário será veiculado entre as 19h30 e 22h30, no intervalo da programação de emissoras de rádio e televisão
    Conteúdo partidário será veiculado entre as 19h30 e 22h30, no intervalo da programação de emissoras de rádio e televisão (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) sanciou lei que determina a volta da propaganda partidária, extinta em 2017. O texto - aprovado ano passado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal - estabelece que, em anos eleitorais, o material produzido pelas agremiações com o objetivo de divulgar programas partidários e angariar novas filiações seja exibido somente no primeiro semestre, antes das convenções para a escolha de candidatas e candidatos. Nos anos em que não houver eleições, os partidos terão direito a 20 minutos a cada semestre.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Prevenção

    Com aumento de casos, Assembleia decide manter restrições contra Covid

    Acesso aos prédios do Legislativo continuará controlado e restrito apenas para servidores e autoridades
    Acesso aos prédios do Legislativo continuará controlado e restrito apenas para servidores e autoridades (Foto: Dálie Felberg/Alep)

    A Comissão Executiva da Assembleia Legislativa decidiu hoje manter as medidas restritivas de prevenção à Covid-19 no retorno às atividades que acontece amanhã. O acesso aos prédios do Legislativo continuará controlado e restrito apenas para servidores e autoridades autorizadas. A medida tem como objetivo minimizar os riscos de contaminação do coronavírus. O Ato com todas as medidas detalhadas foi publicado no Diário Oficial de hoje.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Legislativo

    Com aumento de casos de Covid, Câmara deve retomar trabalho remoto após recesso

    Câmara: presidente da Casa anunciou "trabalho remoto até o carnaval"
    Câmara: presidente da Casa anunciou "trabalho remoto até o carnaval" (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), indicou hoje (17) que a Casa deve retomar o trabalho remoto, só devendo retornar às atividades presenciais em março, após o carnaval. O retorno às atividades remotas, entretanto, ainda não foi oficializado, mas Lira disse que a medida é necessária diante do aumento no número de casos de covid-19 nas últimas semanas, especialmente da nova variante, a Ômicron.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Eleições 2022

    Associação Comercial de Guarapuava descarta apoio a deputados que votaram a favor de 'fundão eleitoral'

    Na Câmara, a verba foi aprovada por 317 votos a favor e 146 contra.
    Na Câmara, a verba foi aprovada por 317 votos a favor e 146 contra. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    A Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (região Central) divulgou comunicado informando que não pretende dar qualquer apoio a deputados federais candidatos à reeleição que tenham votado contra o veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões, o chamado "fundão" para financiar campanhas às eleições deste ano.No documento, a entidade afirma entender que os deputados que a favor do "fundão" trabalharam contra os interesses de seus associdados e dos brasileiros.

    No comunicado, a AECIG diz que no ano de 2022, "adotará medidas diferentes em relação às visitas de representantes da esfera municipal, estadual e nacional para dialogar demandas locais que impactam a região".

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Senado

    Alvaro diz ter economizado quase R$ 500 mil de verba parlamentar em 2021

    Alvaro Dias (Pode): senador afirma não receber auxílio-moradia
    Alvaro Dias (Pode): senador afirma não receber auxílio-moradia (Foto: Franklin de Freitas)

    O senador Alvaro Dias (Pode) divulgou levantamento segundo o qual ele teria economizado, em 2021, quase R$ 500 milpara os cofres públicos. No total, foram R$ 429.807,83 poupados do dinheiro do contribuinte, referentes à economia com auxílio moradia, verba indenizatória e passagens aéreas, segundo ele.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Transparência

    Em 2021, Agência Senado teve 36 milhões de acessos

    Movimento respondeu por cerca de 20% de todo o tráfego na página do Senado
    Movimento respondeu por cerca de 20% de todo o tráfego na página do Senado (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado )

    Em 2021, o Portal Senado Notícias registrou 36,6 milhões de visualizações, uma média de mais de 100 mil acessos por dia, dos seus 18,4 milhões de usuários. O movimento respondeu por cerca de 20% de todo o tráfego na página do Senado Federal, que inclui os projetos de lei, e o acompanhamento das sessões e a participação popular.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Rodovias

    ANTT admite risco de aumento de tarifas com as novas concessões de pedágio no PR

    ANTT informa que há possibilidade de aumento nas tarifas causado pelas chamadas “obras de terceiros”.
    ANTT informa que há possibilidade de aumento nas tarifas causado pelas chamadas “obras de terceiros”. (Foto: Franklin de Freitas)

    Após ser questionada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reconheceu o risco de aumento das tarifas do pedágio com as novas concessões de rodovias do Paraná que devem ser feitas até o final do ano pelo governo federal. De acordo com a nota técnica, a ANTT admitiu que o leilão dos seis lotes em disputa pode ter poucos participantes. A informação é do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), que integra a Frente Parlamentar do Pedágio da Assembleia Legislativa, e teve acesso ao documento. 

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Câmara Federal

    Projeto obriga emissoras de TV a pagar auxílio emergencial a artistas

    Lídice da Mata lembra que artistas estão impedidos de trabalhar
    Lídice da Mata lembra que artistas estão impedidos de trabalhar (Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados )

    A Câmara Federal analisa projeto que obriga as emissoras de televisão, plataformas digitais e canais por assinatura a conceder auxílio-emergencial a todos os artistas e intérpretes de obras audiovisuais que forem veiculadas durante a vigência do estado de calamidade pública da Covid-19, no valor de 2% do faturamento da obra veiculada.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Inflação

    Senadores criticam reajustes nos combustíveis e defendem projetos para conter preços

    Anúncio assusta os brasileiros diante de mais um aumento do principal vilão da inflação nos últimos 12 meses
    Anúncio assusta os brasileiros diante de mais um aumento do principal vilão da inflação nos últimos 12 meses (Foto: Roque de Sá/Agência Senado )

    Após sucessivos reajustes em 2021, que elevaram o preço dos combustíveis nos postos em cerca de 44%, a Petrobras subiu esta semana os valores para a gasolina (4,85%) e o diesel (8,08%) para as distribuidoras. O anúncio assusta os brasileiros diante de mais um aumento do principal vilão da inflação nos últimos 12 meses. Para conter a disparada nos preços, tramitam no Senado dois projetos: o PL 1.472/2021, do senador Rogério Carvalho (PT-SE), e o PL 3.450/2021, do senador Jader Barbalho (MDB-PA).

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Imunização

    APP defende passaporte da vacina para volta às aulas

    Imunização de adolescentes a partir de 12 anos – a maior parte dos estudantes da rede estadual – já está concluído
    Imunização de adolescentes a partir de 12 anos – a maior parte dos estudantes da rede estadual – já está concluído (Foto: Franklin de Freitas)

    A APP-Sindicato – que representa professores e funcionários de escolas – divulgou nota defendendo a exigência de passaporte sanitário com comprovação de vacinação contra a Covid para a volta às aulas na rede pública de ensino no próximo dia 7. A entidade alega em meio à alta de casos e as incertezas sobre o avanço da nova variante, “não há justificativa para permitir o acesso de estudantes sem comprovante de vacinação”.

    Clique aqui para ler esse post completo.

  • Legislativo

    Câmara confirma aprovação de reajuste para servidores, prefeito e vereadores

    Câmara: salário dos parlamentares da cidade passará dos atuais R$ 15.594,73 para R$ 17.401,42.
    Câmara: salário dos parlamentares da cidade passará dos atuais R$ 15.594,73 para R$ 17.401,42. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

    A Câmara Municipal de Curitiba aprovou hoje, em segunda votação, hoje, em sessão extraordinária e remota, um pacote de projetos que prevêem reajuste salarial para os servidores da prefeitura, do Legislativo, prefeito, secretários e vereadores. As propostas incluem reposição de 10,25% para os servidores do Executivo relativo à inflação de de outubro de 2020 a setembro de 2021. E o pagamento dos 3,14% relativos à inflação de outubro de 2019 a setembro de 2020 suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro.

    Clique aqui para ler esse post completo.