Valquir Aureliano – Pela proposta

A Assembleia Legislativa avalia um projeto que pode limitar o horário de início de jogos de futebol no Paraná. Pela proposta, 20h30min seria estabelecido como limite máximo para o início das partidas, ficando a entidade organizadora da competição como responsável pelo cumprimento do dispositivo. A ideia é do deputado Delegado Recalcatti (PSD), e segundo ele, foi proposta em respeito aos torcedores que têm sido forçados a frequentar os estádios até tarde da noite.

Recalcatti afirma, na justificativa do projeto, que a proposta visa adequar a participação dos torcedores ao Código do Consumidor, que prevê esse tipo de regulamentação. “É importante destacar que a Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos e a melhoria da sua qualidade de vida”, apontou.

O parlamentar afirmou que a prática recente, com início dos jogos de futebol por volta das 22 horas, tem provocado diversos transtornos aos torcedores e frequentadores de estádios. “Considerando que por medida de segurança as torcidas são liberadas meia hora após a outra, a dispersão total entraria pela madrugada adentro sem a garantia dos serviços públicos de transporte”, lembrou. “O usuário de ônibus acaba tendo que gastar com o transporte, como táxi e Uber”, exemplificou.

Recalcatti também afirma que o limite de horário das partidas garante maior segurança aos torcedores. Segundo ele, o avançado no horário do término dos jogos é exatamente o período de maior suscetibilidade à criminalidade. “Mesmo quem vai de carro, muitas vezes, é obrigado a estacionar longe dos estádios correndo o risco de danos ou roubo do seu patrimônio”, afirma.

Leia mais no blog Política em Debate