Eleições 2022

Doria questiona anúncio do PSDB do Paraná de apoio a Eduardo Leite nas prévias

Doria, em reunião com lideranças do PSDB do Paraná em Curitiba no último dia 14 de agosto
Doria, em reunião com lideranças do PSDB do Paraná em Curitiba no último dia 14 de agosto (Foto: divulgação)

O PSDB do Paraná anunciou hoje que fechou apoio à pré-candidatura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, à Presidência da República, mas o anúncio foi questionado pelo governador de São Paulo, João Doria, que disputa com o gaúcho as prévias tucanos para a escolha do nome do partido para a disputa. Doria divulgou vídeos de uma reunião com lideranças do PSDB paranaense, em Curitiba, no último dia 14.

Na ocasião, o presidente estadual do PSDB, deputado Paulo Litro, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, anunciaram o apoio o governador de SP. “(Doria) teve o respeito, teve carinho e teve o apoio e com certeza será um excelente presidente da República”, declarou Litro na reunião. “Nós fechamos questão hoje pela manhã com todos os deputados e nós estaremos com vocês na convenção”, confirmou Traiano.

Traiano disse ter “a convicção de que Doria é o melhor nome para mudar o Brasil”. “Capaz de implementar um programa de governo que contemple o país inteiro. Para que o Brasil volte aos trilhos e volte a ser respeitado internacionalmente”, disse o parlamentar.

Na mesma reunião, o ex-governador Beto Richa também fez elogios a Doria. “Eu te admiro pela coragem, pela personalidade. O Brasil se ressente hoje de lideranças com seu perfil”, disse Richa. “Contamos com cada um de vocês nessa caminhada que será certamente vitoriosa”, pediu o ex-governador aos presentes.

Ao site Poder 360, o ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo e ex-deputado federal Antônio Imbassahy, aliado de Doria nas prévias, afirmou que a campanha do paulista ainda vê o Paraná como uma questão em aberto. “É uma disputa entre companheiros do mesmo partido, e companheiros que se relacionam cordialmente”, disse Imbassahy. “No caso do Beto (Richa), ele é um quadro histórico do partido, super respeitado por todos nós. E ele se relaciona super bem com todos os pré-candidatos”, completou. “O que foi dito ao Eduardo Leite também ocorreu conosco. Deram manifestação de apoio e simpatia”, avaliou.

Para o governador do RS, porém, a manifestação do diretório do Paraná foi clara, e o apoio a ele está fechado.