Silvestri Filho (PPS). Foto: Franklin de Freitas Silvestri Filho (PPS).

O prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho (PPS), de 37 anos, confirmou nesta terça-feira (27) que desistiu de sua pré-candidatura ao governo do Paraná. De acordo com a assessoria, ele não conseguiu viabilizar os apoios necessários para a candidatura.

"Ele adiou o projeto. Continua com intenção de se tornar governador, mas viu que ainda não é o momento", informou a assessoria.

O PPS informou que ainda não montou chapa e que segue em negociação com os postulantes. O partido, que tem duas cadeiras atualmente na Assembleia Legislativa, com Tercílio Turini e Cristina Silvestri (mãe de Silvestri Filho), também não definiu se lançará outro candidato. Douglas Fabrício (PPS) está licenciado e ocupa a secretaria do Esporte no Estado.

O deputado federal Rubens Bueno, presidente estadual da legenda, por enquanto é pré-candidato à reeleição, mas cotado como candidato ao Senado. Silvestri Filho deve ficar fora das eleições para cumprir os quatro anos de seu segundo mandato como prefeito de Guarapuava. Ele é um dos mais jovens prefeitos entre as grandes cidades paranaenses. Foi eleito pela primeira vez em 2012, poucos dias antes de completar 32 anos de idade, e reeleito com mais de 60% dos votos, em 2016.

Herdeiro de uma família de longa tradição política regional – o avô também foi prefeito da cidade; o pai, Cesar Silvestri, vice-prefeito, secretário de Governo, Indústria e Comércio e da Casa Civil do governo Beto Richa e hoje comanda a Agência Reguladora do Paraná (Agepar); e a mãe, Cristina Silvestri, é deputada estadual.