Política em Debate

Publicidade
Polêmica

Comissão da Câmara aprova proibição de consumo de bebidas alcoólicas nas ruas de Curitiba

CCJ: vereadora alega que outras cidades já adotaram medida
CCJ: vereadora alega que outras cidades já adotaram medida (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Curitiba aprovou ontem, parecer favorável a projeto da vereadora Julieta Reis (DEM) que proíbe o consumo de bebida alcoólica em locais públicos da Capital entre 2 horas da madrugada e 8 horas da manhã. Presidente da comissão, a vereadora argumentou que a medida já existe em cidades como Nova York (EUA), por exemplo. “No Japão, não pode nem comer na rua”, disse. “Se a pessoa quiser ela pode beber no bar, no restaurante ou em casa. O projeto se refere às pessoas que ficam nas praças e acabam mudando seu comportamento e passando dos limites”, explicou.

A medida, a vereadora, seria uma forma de “coibir o tumulto e a perturbação do sossego” causados pela aglomeração de pessoas na rua. O projeto prevê a exceção em caso de eventos especiais, que deverão ser flexibilizados pela prefeitura.

De acordo com a proposta, poderá haver flexibilização dessa restrição, em caso de eventos especiais, conforme entendimento da prefeitura. O parecer do vereador Osias Moraes (PRB) foi pela devolução da matéria à autora, sob o argumento de que o texto, embora seja bem intencionado, fere a constitucionalidade. No entanto,a comissão acatou o voto contrário de Cristiano Santos (PV), que deu parecer pelo trâmite regimental da matéria, por entender que o município pode legislar sobre o tema de interesse local. A proposta segue agora para análise da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte da Casa.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES