AEN/Pr/divulgação

A interlocutores que perguntam sobre o governo Ratinho Junior, o Chefe da Casa Civil, Guto Silva, costuma responder que no Estado não existe improviso. “Este é um governo que sabe para onde ir”, diz. Segundo ele, todo o primeiro escalão, escolhido a dedo pelo governador, entende a responsabilidade e o compromisso assumidos por Ratinho Junior de preparar o Paraná para o futuro. “E nada disso acontece sem planejamento”, ressalta. 

Além de ações com maior visibilidade, como o anúncio de redução do número de secretarias, de medidas de austeridade e da implantação da primeira política de compliance em um governo estadual, Silva afirma que o governo avança em direção à modernização da gestão. 

Esta semana começou a funcionar o Comitê de Política Digital, lembra ele. Vinculado à Casa Civil, o órgão será responsável por desenvolver a estratégia de transformação digital do Estado. Mais do que digitalizar processos, explica o chefe da Casa Civil, o objetivo é tornar os serviços públicos mais ágeis e fáceis de usar. Entre os serviços a terem seus procedimentos repensados e otimizados pelo comitê dois estão no topo da lista de prioridades: os processos de abertura de empresas e de licenciamento ambiental, explica ele.