Por determinação do juiz eleitoral Douglas Marcel Peres, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a Polícia Militar (PM) apreendeu nesta quinta-feira (27), no Centro de Curitiba, material de campanha da senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT e candidata a deputada federal. O material, que estava exposto em bancadas da campanha no Calçadão da Rua XV de Novembro, contém fotos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Siva como candidato à presidência da República. O juiz também determinou busca e apreensão no comitê eleitoral de Gleisi e na sede do diretório estadual do PT em Curitiba.

"Considerando a decisao do Plenário do Tribunal Superior Eieitoral, do dia 31/08/2018, que indeferiu o Registro de Candidatura do candidato Luiz Inacio Lula da Silva, devido a sua inelegibilidade disposta na Lei da Ficha Limpa, notifique-se os candidatos beneficiários da propaganda para que recolham imediatamente todo o material impresso que apresenta o Sr. Luiz Inacio Lula da Silva como candidato a presidente", despachou o juiz. 

O uso do nome de Lula em materiais de campanha foi questionado em pelo menos cinco estados nos últimos dias. No Paraná, de acordo com o TRE, as apreensões foram feitas após denúncias anônimas recebindas nas últimas duas semanas. 

Em nota, o PT afirma que os materiais apreendidos foram produzidos antes da impugação da candidatura de Lula. "Sobre a apreensão dos materiais de campanha do PT na barraca localizada na XV de Novembro, em Curitiba, o PT-PR vem a público esclarecer que, os materiais levados pela fiscalização foram materiais produzidos antes da impugnação da candidatura de Lula. Observamos ainda que desde a confirmação da candidatura de Fernando Haddad à Presidência da República nossos materiais foram readequados conforme orientação do TSE. Lembramos ainda que ontem (26), o TSE autorizou a utilização do nome de Lula no logotipo da campanha de Fernando Haddad. Portanto, nossos materiais estão dentro da legalidade", diz a nota assinada pelo presidente estadual do PT, Doutor Rosinha, candidato ao governo do Paraná.