Eduardo Matysiak

Uma eventual sucessão do senador Roberto Requião na presidência do MDB do Paraná terá que esperar ao menos 150 dias. Reunida nesta semana em Brasília, a cúpula nacional do partido decidiu prorrogar os mandatos dos diretórios nacional, estaduais e municipais. A informação é da jornalista Roseli Abrão.

A decisão foi unânime e, pelo acordo, o mandato do diretório nacional foi prorrogado por 180 dias a contar a partir da data do seu vencimento, ficando, desde já, agendada para o dia 4 de setembro do ano que vem.

Em relação aos diretórios estaduais que estão com mandatos provisórios e/ou prorrogados, precisarão fazer suas convenções para eleger comissões definitivas e delegados.

O prazo máximo da realização das convenções será de 150 dias contados a partir do vencimento dos mandatos atuais ou a contar de 1 de janeiro de 2019, caso o vencimento seja posterior a esta data.

No caso do Paraná, o mandato do atual diretório estadual terminou no dia 1º de novembro. Os diretórios municipais deverão realizar suas convenções em um prazo de 180 dias, contados a partir de 1 de janeiro de 2019.

Em terceiro lugar na disputa, com 1,5 milhão dos votos válidos, Requião não se reelegeu ao Senado Federal nas eleições deste ano e enfrenta oposição de setores do MDB estadual na disputa pelo controle da sigla no Paraná. Mesmo assim, o político ainda tem força no Estado e pode ser reeleito na Executiva Estadual se essa for a vontade dos correligionários.