Urbs diz que também vai estudar a implantação do bilhete único e aplicativo de transporte público coletivo

Com a aprovação do projeto, ontem, da Câmara Municipal de Curitiba, a Urbs prevê que a tarifa de ônibus mais barata fora dos horários de pico deve ser implantada até o final do ano. A nova lei aprovada em segundo turno na terça-feira e encaminhada para sanção do prefeito Rafael Greca (DEM), traz a possibilidade de novas opções de tarifa, tempo de uso dos bilhetes e de utilização dos ônibus na cidade. Os valores a serem aplicados, horários, linhas e data de início da tarifa mais baixa serão definidos por meio de regulamentação específica.

A Urbs também confrimou que estuda ainda a possibilidade de criar o bilhete único (por dia, semana ou mês) e implantar um aplicativo de transporte público coletivo por demanda, que pode funcionar por meio de um miniônibus.

A bilhetagem única, com integração temporal em qualquer ponto da cidade, também está sendo analisada pela Urbs. O modelo permite ao passageiro pegar mais de um ônibus durante um determinado período de tempo, mesmo fora de terminais, sem pagar nova passagem.

Aplicativo – Outra ideia em estudo é a criação de um aplicativo de transporte público coletivo, pelo qual o usuário pode solicitar o veículo e dirigir-se a um dos pontos de ônibus virtuais do sistema. A ferramenta segue a mesma lógica dos demais aplicativos de transporte sob demanda, possibilitando a identificação do motorista, acompanhamento do veículo, previsão de chegada e avaliação da viagem.

Leia mais no blog Política em Debate