A banda Nazareth, que sofreu uma das principais perdas de sua história com a saída do carismático vocalista Dan McCafferty em 2013, demonstra que segue renovada com o novo álbum “Tattooed On My Brain”. Vale mencionar que o cantor original foi substituído por muito pouco tempo por Linton Osborne, que não chegou a esquentar a cadeira e, em seguida, deixou o posto para Carl Sentance. Infelizmente Dan deixou a banda devido ao agravamento de sua Doença Obstrutiva Pulmonar Crônica (DOPC), após quase 50 anos no posto.

Com Carl Sentance, que gravou o álbum “Round 13” no Krokus, a banda entrou em estúdio em 2018 para o novo trabalho. Ao anunciar um segundo vocalista para o lugar de Dan muitos fãs expressaram desconfiança. Várias críticas foram emitidas nas primeiras apresentações, mas não foi o que aconteceu quando a banda soltou o disco novo.

Lançado internacionalmente pela Frontiers Records, o 24º álbum de estúdio do Nazareth que chegou recentemente ao Brasil exibe o mais autêntico e cru hard rock setentista ao começar pela faixa título e reafirmar o estilo em faixas como “Never Dance with the Devil” e “State of Emergency”.

Porém, fãs podem reclamar que o estilo tem pouca semelhança com o desenvolvido pelo Nazareth, desde a década de 1970. Mas isso não pode ser avaliado como um defeito. A banda demonstra renovação com o novo vocalista, que por exibir personalidade até dificulta a comparação com o antecessor Dan McCafferty. Vale mencionar que os discos mais recentes “The Newz” (2008), “Big Dogz” (2011) e “Rock ‘n’ Roll Telephone” (2014) exibem bons momentos, mas pediam renovação.

Ao nos conceder entrevista em Curitiba pouco antes de show da turnê de lançamento do álbum em outubro de 2019, o baixista e fundador do Nazareth, Pete Agnew, falou sobre o trabalho, que na época ainda estava sendo absorvido pelos fãs.

“Tudo valeu a pena e você pode ouvir isso em nosso novo álbum, “Tattooed On My Brain”, que é provavelmente um dos melhores álbuns do Nazareth já gravados e, de fato, recebeu as melhores críticas de qualquer álbum em toda a nossa carreira! Então agora sabemos que estamos em posição de ser uma banda com uma história orgulhosa que está gravando e tocando concertos com a emoção de uma nova banda”.

Agnew também comentou o entrosamento com o novo vocalista.

“O melhor de Carl é que ele é completamente diferente de Dan em sua abordagem de nossas músicas, e isso deu a todo material uma nova vida e tornou-se renovado novamente. Muitas pessoas que buscam preencher a posição de Dan enviaram gravações para ouvirmos onde a maioria era “imitadores de Dan” e definitivamente não queríamos isso. Nós pensamos que, se decidíssemos continuar como uma banda, não seria apenas uma roupa tentando recriar o passado, mas algo comemorando um presente emocionante com vista a um futuro criativo”.

E ao ouvir “Tattooed On My Brain”, as palavras de Pete Agnew se confirmam nas canções.

Foto: Ilustração capa do álbum