Helena Carnieri

Produtoras culturais lançam curso que emite o registro profissional

As produtoras Laura Haddad e Michele Menezes, em parceria com o SATED PR e a Cena Hum, relançam em versão online um curso de direção de produção cultural que já formou mais de 1.200 produtores culturais. 

Criado em 2014, o curso tem o objetivo de formar artistas e produtores que sejam capazes de elaborar projetos, captar recursos, com domínio na legislação de trabalhos na área da cultura e aptos a produzirem eventos culturais.

Os alunos formados no curso terão o direito de solicitar a obtenção do Registro Profissional de Diretor de Produção junto ao SATED PR (devem cumprir 75% da carga horária), instrumento importante no momento da aprovação de projetos culturais e para a produção de eventos nas áreas do teatro, dança, música, cinema, literatura e artes plásticas. Entre os conteúdos abordados estão a pré-produção, direitos autorais, leis de incentivo, lei do audiovisual, editais privados, editais da Funarte, captação de recursos, contratações de serviços, contratos de trabalho, orçamentos, planejamento de execução, metodologia de produção, pós-produção e prestação de contas.

As aulas serão ministradas pelas produtoras culturais curitibanas Laura Haddad e Michele Menezes, que possuam larga experiência em produção cultural e contarão com a participação de convidados que ministrarão conteúdos adicionais, abordando temas importantes e atuais, como internacionalização, análise de editais públicos e audiovisual.

Ao todo serão 26 horas de aulas, mais 06 horas de conteúdos adicionais.

As aulas acontecerão entre 12 de abril de 07 de maio de 2021, às segundas, quartas e sextas, das 19 às 21 horas.

As inscrições custam R$315,00 até o dia 30 de março e R$350,00 após esta data. Coletivos têm uma inscrição gratuita para cada duas matrículas realizadas.

Informações e inscrições estão disponíveis no site www.qgdaproducao.com.br

Conheças as feras abaixo!

Laura Haddad é atriz, diretora e produtora cultural. Doutoranda em Artes Cênicas pela USP SP (2020), Mestre em Artes Cênicas pela USP SP (2018), Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona - Espanha (2018), Extensão em Arte e Cultura Espanhola pela Universidade de Salamanca - Espanha (2013). Graduada em Direito pela PUCPR (1996). Já atuou em mais de 80 produções culturais, trabalhando com grandes nomes da cena artística brasileira. De 2013 a 2019, foi docente da PUCPR nas disciplinas de Interpretação e Gestão Cultural no Curso Bacharelado em Teatro, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Produção da Arte e Gestão da Cultura da PUCPR. É Professora responsável pelo curso oficial de Diretor de Produção do SATED PR. Realiza pesquisa sobre públicos em cultura e modelos de produção e gestão cultural na formação artística e política de artistas brasileiros. Proprietária da Duplo Produções Culturais, produtora curitibana com filial em São Paulo que faz elaboração, gestão, produção e administração de projetos culturais na área de teatro, dança, cinema, literatura e conteúdos culturais em plataformas digitais.

 

Michele Menezes é produtora cultural, publicitária (graduada na PUC PR em 2002) e especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela USP (2005). É sócia da Pró Cult, de Curitiba, criada em 2009, onde elabora, capta recursos, administra e produz projetos para diversas companhias de teatro e projetos culturais. Entre 2010 e 2013 foi parecerista técnica do Ministério da Cultura para projetos inscritos na Lei Rouanet. Em 20 anos de carreira produziu mais de 50 espetáculos teatrais. Produz regularmente a Súbita Companhia de Teatro e o Teatro de Breque. Idealizou e realiza a Mostra Novos Repertórios (desde 2007), a Mostra SESI Cena Criança (desde 2015) e a Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças (desde 2015), que integra a FIBRA (Rede de Festivais Internacionais para crianças do Brasil).