Produtora OZ

Estreou  esta semana, no Videocamp, plataforma online e gratuita do Instituto Alana e Maria Farinha Filmes, a série “Sementes da Educação“, sobre 13 escolas brasileiras que adotaram propostas pedagógicas inovadoras e transformadoras. Entre as escolas está o Instituto Federal do Paraná campus Jacarezinho, que desde 2014, eliminou as “matérias” e as “séries” e passou a trabalhar com Unidades Curriculares (UCs).

Os conteúdos foram divididos em apenas três áreas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ciência da Linguagem. O aluno tem autonomia para escolher quais disciplinas quer cursar de acordo com os seus interesses. Algumas regras fazem parte do processo, uma vez que o aluno precisa cumprir um número pré-determinado de UCs em cada uma dessas áreas com oferta de dezenas de possibilidades.

Tal método desenvolve a responsabilidade e a capacidade de escolha. Entre as vantagens, o estudante pode se aprofundar nas áreas que tem mais afinidade e dialogar com alunos de diferentes idades. Muitas das Unidades Curriculares “conversam entre si”, ou seja, utilizam da interdisciplinaridade para tratar de diferentes aspectos de um mesmo tema de estudo.

Institutos Federais
Os Institutos Federais por si só já chamam a atenção por possuir na sua concepção uma proposta inovadora. Desde 2008, quando foram criados, oferecem ensino gratuito de qualidade para estudantes do ensino médio, superior e técnico, por meio do ensino, pesquisa e extensão. Os resultados com base nas metas dos projetos contribuem para a formação de cidadãos críticos e promovem a transformação social, indo muito além do ensino técnico e formação de mão de obra. Tudo isso mediado por professores, em sua maioria com mestrado e doutorado. Há também o incentivo ao desenvolvimento científico, o que coloca desde cedo os alunos em contato com o meio acadêmico.

Sobre a Série “Sementes da Educação”
Dirigida por Hygor Amorim e produzida pela OZ Produtora, “Sementes da Educação” apresenta experiências de construção de conhecimento bem sucedidas de escolas de seis estados brasileiros. A série foca em instituições de ensino que, conseguiram inovar os métodos educacionais, respeitando suas peculiaridades e culturas, e o envolvimento da comunidade com a escola.

Sobre o Videocamp
Plataforma online e gratuita, criada pelo Instituto Alana e Maria Farinha Filmes, que possibilita que produções audiovisuais em busca de impacto e transformação alcancem o maior número possível de pessoas. Para os realizadores, a plataforma potencializa a formação de público e atua como ferramenta de promoção dentro da estratégia de lançamento do filme.

Confira abaixo as 13 escolas inovadoras:

#1  Cieja Campo Limpo, de São Paulo (SP)
#2  Escola Canadá, de Viamão (RS)
#3  EMEF Guido Lermen, de Lajeado (RS)
#4  IFET Paraná – Campus Jacarezinho, de Jacarezinho (PR)
#5  Escola Maria Peregrina, de São José do Rio Preto (SP)
#6  EMEF Desembargador Amorim Lima, de São Paulo (SP)
#7  EM Acliméa Nascimento, de Teresópolis (RJ)
#8  Escola Municipal Cecília Meireles, de Nova Friburgo (RJ)
#9  EEEP Alan Pinho Tabosa, de Pentecoste (CE)
#10 Centro Municipal de Educação Infantil Hilza Diogo Cals, de Fortaleza (CE)
#11 Escola Pluricultural Odé Kayodê, de Goiânia (GO)
#12 Escola Janela, de Cavalcante (GO)
#13 UFABC, de Santo André (SP)

Fonte: Editada com informações da Assessoria de Imprensa Instituto Alana e site da série Sementes da Educação