Foto: Estúdio FF

Na indústria do entretenimento, nenhum outro gênero fatura tanto quanto os games. A afirmação é do empresário Mitkazu Lisboa, CEO da Hive Digital Media, maior desenvolvedora nacional de games e provedora de soluções para promoções online e social media. Lisboa apresentou a palestra “A Explosão do Mercado de Games”, no Seminário Marketing 2.0, falou do cenário do setor e suas tendências e, em entrevista, para o blog Tic Tag contou sobre sua trajetória profissional e deu dicas para quem quer se profissionalizar neste setor.

O Brasil, segundo ele, vive um bom momento no mercado de Games. Muitas empresas estão se desenvolvendo, principalmente aquelas  que estão apostando em plataformas sociais e mobile. “O Brasil movimenta algo perto de 2 a 3% do volume total do mercado, e aponta para um crescimento ainda maior”, diz. As duas tendências, disse ele, são a migração do social para o mobile e do premium para o freemium fazendo com que os usuários gastem dinheiro com itens do game e não quando ele faz o download do jogo.

Lisboa tem 36 anos e começou no mercado de games aos 16. Com esta idade, trabalhou numa locadora de games. Continuou trabalhando para pagar a Faculdade de Marketing atuando como programador, roteirista e tradutor. Para ganhar autonomia abriu, há sete anos, a sua própria empresa, a Hive, que fatura milhões ao ano e que conta hoje com 50 funcionários, sendo 1/3  programador, 1/3 é da área de criação e o restante são profissionais de diversas áreas.  A maioria do faturamento da empresa vem da veiculação de publicidade em games, que varia de acordo com os projetos.

Para ele, não é imprescindível gostar de games para atuar na área e também nem todo mundo que gosta de games vai se adaptar neste setor. Outra dica que ele dá, para quem quer apostar neste segmento, é ir além da formação da graduação em uma faculdade de games. “Quem se gradua nesta área entende de tudo um pouco (roteiro, programação, 3D, game designer, entre outros). Para conseguir um espaço nesse mercado é necessário escolher a área que mais gosta e buscar conhecimento e especialização no assunto”, diz.

Acompanhe Mitkaku pelo Twitter:
@mitikazu
@hivedigital