Agora sim! Carnaval passou, acabaram as desculpas: chegou a hora de buscar tudo aquilo que você desejou para o ano novo durante a festa de Réveillon!

Como está a sua lista de desejos? Grande? Pequena?

Não fez lista? Pois faça! O primeiro passo para a realização dos seus sonhos, é coloca-los no papel, assim você os traz para o “plano material” e pode traçar metas reais para alcançá-los.

Independente de quais sejam seus objetivos, tenho certeza que a organização pode ajudá-lo, então, vem comigo, vamos fazer de 2018 um ano repleto de realizações!

As dicas de hoje são para você organizar sua vida financeira. Se a sua lista de desejos contém o tópico “Ganhar na Mega Sena”, ainda assim, peço que não abandone esses passos, eles irão ajudá-lo a administrar sua fortuna depois!!

Antes mesmo que você comece a ler, quero deixar claro: SIM, VALE A PENA.

É normal que ao nos depararmos com algo que irá nos tomar algum tempo, tenhamos a tendência de procrastinar, e até mesmo de desistir, porque vai “tomar tempo”.

Deixa eu te dizer algo sobre o tempo:

Ele irá embora de qualquer jeito. Você pode investir um tempo para se organizar, e colher os frutos diários de saber que está tudo sob controle, ou deixar tudo como está, e gastar um tempo ainda maior ligando para o 0800 da administradora do seu condomínio, para pedir a segunda via da fatura que você esqueceu de pagar.

Tenha em mente que organização exige sim uma dose de esforço, mas que os benefícios são valiosos!

Estamos juntos? Então vamos lá!

 

Passo 1: Tenha o controle

O primeiro passo para administrar suas finanças é saber onde está gastando o seu dinheiro. Também é importante ter controle das datas de pagamento de seus compromissos, evitando gastos adicionais com multas, e o estresse que esses contratempos causam.

Existem diversas ferramentas que podem ajudá-lo nessa tarefa. Se para você tudo na vida tem que estar no celular, visite a loja de aplicativos do seu telefone e conheça as opções financeiras. Sugiro que leia as funcionalidades de cada opção e os comentários dos usuários, depois instale umas duas ou três, para escolher o app que melhor atende as suas necessidades.

Não é tão tecnológico? Que tal uma planilha no computador? Você pode montar a sua própria planilha, inserindo as contas que tem a pagar mensalmente, as datas de vencimento e, se desejar, o valor. Isso permitirá você saber, por exemplo, quanto o seu veículo custa a você por ano, ou mesmo determinar metas específicas para cada tipo de gasto, e acompanhá-las mensalmente.

Também há diversos modelos disponíveis na internet, coloquei aqui um link com alguns:

https://blog.guiabolso.com.br/2014/09/23/planilha-de-orcamento-domestico-organize-suas-financas/

Agora, se você não é nem um pouco tecnológico, ou acredita que terá dificuldade para atualizar qualquer desses modelos regularmente, seja simples: Faça uma planilha na mão mesmo, e cole na geladeira. O importante é que você mantenha a vista seus compromissos, o que é meio caminho andado para cumprí-los!

 

Passo 2: Tenha objetivos

Ok, você já agendou suas contas e não vai mais esquecer nenhuma. Ótimo.

Mas nem só de pagar contas é feita a vida, certo? Você também quer passar as férias nas Ilhas Maldivas, rodar de BMW e morar em uma cobertura de luxo. Já está em seus planos acertar na loteria, mas, enquanto isso não acontece, sugiro que você:

– Defina de forma clara seus objetivos. Escreva-os em sua agenda.

– Levante os custos de seu desejo. É fazer um curso no exterior? Quanto custam as passagens? E a hospedagem? Alimentação? Detalhe ao máximo e saiba de quanto exatamente você precisa para tornar seu sonho possível.

– Trace um plano para alcançar esse valor. Quando você gostaria de embarcar? Quanto precisa guardar por mês para ter todo o valor até a data do embarque? Você consegue guardar esse valor com os gastos que tem hoje? (Agora que você tem uma planilha, fica fácil responder!). O que você precisa mudar em seus hábitos, para poder guardar esse valor por mês?

Pode ser que você precise fazer alguns ajustes em seu orçamento para tornar seu sonho realidade, e organizar as suas finanças pode ser a diferença entre realizar ou não esse sonho. Percebe a importância?

Lembre-se da frase:

“Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”.

Não sei a autoria, mas é verdade. Leia as histórias das pessoas de sucesso, e observe o que tem em comum: sempre souberam o que queriam, e correram atrás de seus sonhos. #ficaadica!

 

Passo 3: Seja disciplinado

Ser organizado vai exigir disciplina. Você precisa confiar nos benefícios do seu novo modelo de organização financeira, e se dedicar, ter atitude.

Eu brinquei aqui com a questão da Mega Sena, mas, se você parar para pensar, até para ganhar na Mega Sena é necessário ter atitude! Se você jogar, suas chances são mínimas, mas se você nem fizer a aposta… quais são as chances?

Então, assim termino o texto de hoje pedindo a você que se dê uma chance. Acredite em seus sonhos, materialize-os! A vida é curta, mesmo! E você merece ser feliz, tenha atitude para realizar seus sonhos! Organize-se!

Feliz 2018!