O instituto AKATU divulgou uma pesquisa do IBGE que descobriu que quase 1/3 dos alimentos comprados pelas famílias brasileiras vão direto para o lixo.

 

Uau! É MUITA coisa! Desperdício de alimentos e de dinheiro. Ruim pra todo mundo.

 

E como anda o desperdício na sua casa?

 

Se a sua despensa não estiver organizada, garanto que o desperdício vai te surpreender. Nas organizações de cozinhas e despensas é super comum encontrarmos alimentos esquecidos e vencidos!

 

E adivinha qual é a grande ferramenta para evitar o desperdício? Claro, a organização!

 

Então vamos organizar a despensa?

 

Passo 1 – Retire todos os alimentos dos armários e coloque em uma superfície (mesa ou chão mesmo).

 

Passo 2 – Verifique as validades e jogue fora tudo que estiver vencido. Verifique também se há alimentos próximos ao vencimento, sem chances de consumo até lá. Sabe aquele ingrediente exótico que você comprou há 7 meses e ainda não teve coragem de usar? Defina logo quando irá usá-lo, ou seja sincero consigo mesmo e doe a uma instituição que possa ficar feliz ao recebê-lo.

 

Passo 3 – Separe os alimentos de acordo com o tipo de utilização que você costuma dar. Coloque o leite condensado próximo ao chocolate em pó, o molho de tomates perto do macarrão e assim por diante. Assim ficará mais fácil na hora de usar

 

Passo 4 – Agora que você já sabe o que deve voltar para os armários, e as “famílias” estão definidas, devolva os alimentos respeitando a frequência de utilização, ou seja: os utilizados com mais frequência em prateleiras de fácil acesso. Busque deixar todas as opções visíveis, os itens repetidos devem ficar enfileirados (como no mercado!), para garantir a visibilidade.

 

Dica: Há diversos modelos de organizadores que podem auxiliar na organização da despensa. Na foto abaixo há um “antes e depois” para mostrar como os organizadores melhoram o aproveitamento do espaço e a organização possibilita visualizar as opções, evitando que produtos sejam esquecidos lá no fundo do armário:

 

Organizadores

 

E aí? Terminou rapidinho?

Então aproveita dar uma olhada na geladeira!

O quê? Nunca pensou em organizar a geladeira?

Sim, é possível! Mas isso é assunto para o próximo post!

P.S.: Aproveita e passa no site do Akatu saber mais sobre essa pesquisa!