fullsize-ZR-V 2024 – Movimento (4)
SUV médio compartilha plataforma com o Civic (Caio Mattos/Honda)

A Honda apresentou no mercado o ZR-V. O carro, que é produzido no México, será posicionado, segundo a montadora, entre o HR-V e o CR-V. Este último chega ao país em janeiro. Para o mercado brasileiro a Honda irá vender o utilitário esportivo em versão única, equipada com motor 2.0 16V aspirado a gasolina.

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o consumo do Honda ZR-V é de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Se comparado com o motor 2.0 do Civic de 10ª geração, o propulsor que impulsiona o SUV é 11 cv mais potente, além de apresentar menor índice de emissões.

A transmissão do tipo CVT foi ajustada para evidenciar a performance e o baixo nível de ruído e vibração. A sensação de rápida resposta ao acelerador foi aprimorada pelo Step-Shift, que simula mudanças de marcha em situações de condução esportiva. Com o acelerador pisado a fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando a sensação da mudança e, consequentemente, de esportividade.

Já o EDDB (Early Downshift During Braking) visa conter o ganho de velocidade em descidas. Em declives, ao detectar o acionamento do freio, o CVT automaticamente fixa uma das marchas simuladas, promovendo o efeito de freio-motor.

A ação do EDDB amplia a segurança sem afetar o consumo. A Honda afirmou que aos clientes que omprarem o ZR-V a montadora irá disponibilizar gratuitamente por um ano o seu sistema de conectividade, o myHonda Connect. Segundo a montadora, as principais funções do myHonda Connect são: notificação automática de colisão, detecção remota de falha, alarme de segurança, localização do veículo estacionado, painel de informações do veículo, rastreamento do veículo em movimento, controle geográfico, alerta de velocidade, assistência 24h, controles remotos (como acionar ar-condicionado, ligar o motor do carro, destravar e travar portas), dados de últimas viagens, manual digital do proprietário e agendamento de serviços. Segundo a companhia, estão disponíveis dois pacotes do myHonda Connect.

O primeiro é totalmente gratuito, bastando baixar o aplicativo e se cadastrar para ter acesso a boa parte dos serviços. Já o pacote Plus será pago e dará acesso a todas as funcionalidades.