A RPCTV divulgou no jornal PRTV 2.ª Edição o quarto levantamento do Datafolha da corrida eleitoral. Ratinho Junior (Curitiba Criativa) consolidou a liderança no primeiro turno com 32% das intenções de voto. O prefeito Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) aparece com 25%. A margem de erro da pesquisa é 3 pontos percentuais para cima ou para baixo.
O levantamento comprova a polarização entre os dois candidatos para a eleição em 7 de outubro e mostra que Ratinho e Ducci estariam no segundo turno. A notícia ruim para o atual prefeito é que a eleição teria fugido do empate técnico. Ratinho pode estar entre 35% ou 29%. Ducci, entre 28% e 23%.
A notícia boa para os líderes é que Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) está praticamente descartado do duelo. Mesmo com o crescimento de 1 ponto, o pedetista tem 17%. Pela margem de erro ele pode estar entre 20% e 14%. O que da uma relativa folga para Ratinho e Ducci.
Rafael Greca (PMDB) reagiu na pesquisa. Estacionado em quarto lugar, o peemedebista alcançou 11% e pode estar empatado com Fruet na terceira posição pela margem de erro de 3 pontos. Greca pode estar entre 14% e 8%.
A decepção da eleição continua sendo os partidos de esquerda. Bruno Meirinho (PSOL) não conseguiu escapar do 1%. Alzimara (PPL), que se colocou como uma opção simpática ao socialismo moreno, também tem 1%. A grande decepção é Avanílson (PSTU) que não pontuou.

Zen
No comitê da coligação Curitiba Criativa, a notícia da liderança isolada trouxe um clima de euforia entre alguns cabos eleitorais e dirigentes. Ratinho Junior preferiu encarar o resultado com reserva. Ele não quer sair comemorando antecipadamente, mas acredita que deu um grande passo para chegar ao segundo turno, em 28 de outubro.

Sem pressão
O resultado do Datafolha foi recebido com cautela pela aliança Curitiba Sempre na Frente. Os partidários do atual prefeito preferem esperar o resultado de hoje do Vox Populi para saber se esse resultado está mesmo consolidado. Ducci está tranquilo, já que foi o candidato que mais cresceu desde o início da corrida eleitoral, em julho. O fato de ter 7% pontos percentuais sobre o terceiro colocado deixa a coligação sem tanta pressão.

Sem emoção
Ao contrário das pesquisas anteriores, Gustavo Fruet não repetiu as críticas. Apenas divulgou uma nota direta e sem emoção: peço empenho máximo a nossa militância nestes últimos dias de campanha. Não temos dúvida de que, quando as urnas forem abertas e os votos contados, estaremos no segundo turno, falou o candidato.

Otimismo
Cabos eleitorais e dirigentes que apoiam Rafael Greca comemoraram o crescimento das intenções de voto para o peemedebista. Nas últimas semanas ele vinha passando por momentos difíceis e sendo abandonado até mesmo pelo grupo do partido, que se dividiu entre Ratinho Junior e Luciano Ducci. O resultado deu sangue novo aos postulantes a uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba. Se Greca mantiver o número, o PMDB poderá fazer até 3 vereadores.

Apetite por ministérios
A base aliada da presidente Dilma Rousseff está querendo mais espaço no governo. O atual prefeito de São Paulo e presidente do PSD, Gilberto Kassab, quer uma boquinha a partir de 1.º janeiro em Brasília. O PSD tem hoje a quarta maior bancada do Congresso Nacional. Kassab é cotado para assumir o Ministério das Comunicações no lugar de Paulo Bernardo. O político paranaense continuaria na Capital Federal. Nos bastidores fala-se que ele seria transferido para a Casa Civil no lugar da mulher, Gleisi Hoffmann, que voltaria para o Senado. O PT hoje comanda 16 ministérios. 

Debandada
Parte dos integrantes da equipe de vídeo da campanha de Gustavo Freut (Curitiba Quer Mais) já acertou a mudança para equipe de Ratinho Junior (Curitiba Criativa) a partir da próxima quinta-feira. A outra parte já está negociando. A atual equipe de televisão de Ratinho é pequena e o candidato precisa de um número maior de produtores, editores e técnicos já que o tempo vai quase triplicar.

Lousa interativa
Depois da pesquisa Datafolha divulgada ontem pela RPCTV, hoje o jornal da BandTV irá anunciar o resultado do levantamento do Vox Populi.  **** O Congresso Nacional a partir de 1.º de outubro vai divulgar na internet os salários de servidores e parlamentares. Verbas auxiliares, descontos e demais auxílios também estarão nas páginas eletrônicas da Câmara e do Senado. A Controladoria-Geral da União (CGU) estuda agora um meio de divulgar os salários dos servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), único órgão do Executivo que não aparece no Portal da Transparência. **** Quatro deputados apresentaram um projeto de decreto legislativo para impedir a divulgação de informações sobre remuneração e subsídio dos servidores. **** A candidata do PPS à prefeitura de São Paulo, Soninha, pretende seguir o exemplo de mobilidade urbana de Curitiba se for eleita. Ele elogiou o sistema de transporte coletivo da capital paranaense durante o horário eleitoral. **** O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por maioria, o delator do escândalo do mensalão, o ex-deputado Roberto Jefferson pelo crime de corrupção ativa. Até agora oito réus foram condenado por corrupção passiva: Pedro Corrêa, João Cláudio Genú, Valdemar Costa Neto, Bispo Rodrigues, Jacinto Lamas, Romeu Queiroz, José Borba e Bispo Rodrigues. Por lavagem de dinheiro: Valdemar Costa Neto, Jacinto Lamas e Enivaldo Quadrado, da corretora Bônus Banval.