Até o pessoal do PT se surpreendeu com a repentina e drástica mudança de postura da direção estadual do partido, depois das declarações da presidente da Executiva, Gleisi Hoffmann. Depois de seis anos aguentando os desaforos do governador Requião, Gleisi foi para o confronto direto com o peemedebista.
Comemoração
O deputado Tadeu Veneri, por exemplo, divulgou nota aplaudindo a nova atitude da direção petista. Veneri afirma que sempre defendeu uma postura autônoma do PT frente ao governo, independente ou não do apoio a Requião. Até porque, afirma, o fato do partido ser aliado não significa ser subserviente ou deixar de apontar aquilo que considera errado.
Preto no branco
Diante da guinada, da cúpula petista, Veneri aproveitou para cobrar apoio à proposta de emenda constitucional contra o nepotismo, e à regulamentação do artigo que obriga todos os poderes a publicarem as listas de seus funcionários. O deputado quer saber se o novo comportamento é só da boca para fora, ou se resultará em atitudes concretas.
Licitação suspensa (I)
A concorrência pública destinada à licitação para concessão dos serviços funerários em Curitiba foi suspensa por uma liminar concedida pelo juiz Douglas Marcel Peres, da 4ª Vara da Fazenda Pública, em mandado de segurança impetrado por uma das funerárias da cidade. A sessão para o recebimento das propostas, que aguarda definição de nova data, estava marcada para a próxima terça-feira (18). A Prefeitura de Curitiba vai recorrer da decisão.
Licitação suspensa (II)
A informação é da presidente da Comissão de Licitação do Serviço Funerário de Curitiba, Vânia Márian Guerino Farinha, que participou, na tarde desta quinta-feira (13), de reunião extraordinária e conjunta das comissões de Segurança Pública e Defesa da Cidadania e Serviço Público da Câmara de Curitiba, que vêm debatendo a questão.
CPI da Merenda
Hoje, no final da manhã, a Câmara Municipal de Colombo realiza sessão extraordinária para decidir se abre ou não comissão especial para investigar possíveis irregularidades na aquisição de merenda escolar por parte da Prefeitura da Cidade.
Pendenga (I)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou o registro de candidatura do prefeito de Araucária, Olizando Ferreira (PMDB). O prefeito de Araucária, Olizandro José Ferreira, do PMDB, teve o registro de candidatura confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral. A decisão do ministro Marcelo Ribeiro foi publicada nesta quinta-feira. O recurso especial pedindo a impugnação da candidatura é da coligação “Araucária para Todos”, encabeçada pelo PSDB. As alegações de maus antecedentes e de contas rejeitadas do atual prefeito foram consideradas insuficientes para impugnar a candidatura.
Pendenga (II)
A decisão do TSE ainda não dá um desfecho às eleições de Araucária. Falta julgar o recurso do candidato do PSDB, Albanor Zezé Gomes, que venceu as eleições por diferença de três mil votos. O registro de candidatura dele foi negado e os votos foram anulados pela justiça eleitoral, que declarou Olizandro reeleito.
Em alta
Com o fim de suas atividades previsto para a próxima semana, a CPI das ONGs, boicotada pelos governistas, ganhou uma sobrevida com a medida provisória (MP) 446, que anistia entidades filantrópicas ameaçadas de perder o direito à isenção. A comissão será “ressuscitada”.
Em baixa
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou em discurso que a culpa das dificuldades das 40 mil famílias que ficaram sem suas aposentadorias do fundo de pensão Aerus é do governo federal, que levou a instituição à falência. Por isso, é justo que o governo, assuma as aposentadorias.