Devem acontecer até o dia 20 de dezembro os interrogatórios dos acusados do caso do mensalão no Paraná — os ex-deputados federais José Borba (PTB) e José Janene e o ex-tesoureiro do PTB nacional, Emerson Palmieri. Eles serão interrogados por juízes federais nos Estados, conforme determinou o Supremo Tribunal Federal (STF). O STF deu prazo de 60 dias para o interrogatório dos 40 réus, mas os juízes do Paraná querem cumprir a tarefa antes do recesso do Judiciário, que vai de 20 de dezembro a 6 de janeiro.
Saída estratégica
Asaída de Palmieri da secretaria geral estadual do PTB foi acertada na semana passada com o aval do presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson. Todos acharam melhor ele deixar o cargo já prevendo que o caso do mensalão deve ferver no início do ano que vem. O partido não quer nenhuma interferência na campanha eleitoral. No lugar dele, entra o deputado estadual.
Dúvida cruel
O conselheiro Fernando Guimarães, do Tribunal de Contas do Estado, ainda não decidiu se processará o governador Roberto Requião (PMDB) pelas ofensas feitas durante reunião do secretariado. Ainda avalia os prós e contras.
Rombo
O tarifaço planejado pelo governo Requião para 2008 não passa de uma forma de tapar o buraco deixado no caixa do Estado por cinco anos de gestão caótica da máquina pública, com excesso de contratações de aliados e parentes para cargos em comissão e nenhum corte nos gastos públicos. A avaliação é do líder da bancada dos Democratas na Assembléia Legislativa, deputado estadual Plauto Miro Guimarães.
Despiste
Na Assembléia Legsilativa , há quem acredite que boa parte das propostas de aumento de impostos e taxas feitas por Requião não são para valer. O governador – já sabendo que dificilmente conseguiria aprová-las na íntegra – incluiu nos projetos itens que certamente serão alterados. E o governo fará de conta que cedeu como forma de aprovar o principal.
Jogo de cena
Entre os itens que devem cair estão o aumento da alíquota do IPVA de 1% para 1,5% cobrado das locadoras de automóveis. E a redução de 15% para 10% do desconto para pagamento à vista. Os próprios parlamentares da base governista já estão preparando as emendas, para poderem faturar e posar de bonzinhos junto ao contribuinte.
Licença-maternidade
Tramita na Assembléia Legislativa do Paraná, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia para 180 dias a licença maternidade à servidora estadual gestante. De autoria do deputado Elton Welter e da deputada Luciana Rafagnin, ambos do PT, a PEC deve ser votada ainda este ano com amplas possibilidades de se aprovada. A Prefeitura de Curitiba anunciou a mudança na semana passada.
Rave
Uma proposta disciplinando as regras para festas eletrônicas, as chamadas raves, em todo o Paraná foi apresentada pelo deputado estadual Fabio Camargo (PTB) à Secretaria de Segurança Pública, para que seja analisada e receba novas sugestões. O parlamentar aguarda o parecer do órgão para depois apresentar o projeto à Assembléia Legislativa. De acordo com o deputado, a intenção é evitar que os eventos sejam realizados sem as condições de segurança mínimas para o público.
Em alta
O Tribunal de Justiça do Paraná está preparando para o dia 8 de dezembro o “Conciliar é Legal”. O “Mutirão da Conciliação” será realizado no Fórum Cível de Curitiba como parte das atividades da Semana da Conciliação— de 3 a 8 de dezembro.
Em baixa
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) quer trazer à CPI das ONGs as frustrações da primeira comissão que investigou essas entidades, que foi presidida por ele e que encerrou suas atividades em 2002. Ele quer saber porque nada aconteceu . Pelo jeito as CPIs andam frustrantes.