Adiamento
O PT pode adiar de 10 para 17 de abril o encontro estadual do partido que vai discutir as alianças para as eleições de outubro. Segundo o presidente do partido, deputado Ênio Verri, o adiamento não tem nada a ver com o impasse nas negociações com o PDT do senador Osmar Dias. É que os petistas estão negociando a vinda da ministra e presidenciável Dilma Roussef para o evento.

Reticências
Sobre as conversas com Osmar, Verri admite que há “ruídos na comunicação” entre os dois partidos. O PT tem pressa e quer fechar a aliança no encontro estadual ainda este mês. O PDT cobra dos petistas e do presidente Lula, a atração de outros partidos – incluindo o PMDB – para o palanque de Osmar. “Vamos manter a nossa política de alianças. Se for possível com ele (Osmar)…”, limitou-se a afirmar o dirigente.

Caravana
Beto Richa deixa hoje o cargo de prefeito com a agenda de candidato pronta. Na segunda semana de abril, parte para um roteiro pelo Norte Pioneiro. Nas semanas seguintes, percorre as regiões Sudoeste, Oeste, e Noroeste. As viagens acontecerão entre as quartas-feiras e sábados.

Abecedário
Sobre alianças, o presidente estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni, afirma que a legenda está conversando com todos os partidos, “de A a Z”. Mas que tirando o PSB do novo prefeito Luciano Ducci, nada está fechado ainda.

Casa cheia
Requião quer o teatro Guaíra lotado na cerimônia de prestação de contas do mandato que fará amanhã. Para isso, o governador determinou que os secretários e chefes de repartições cobrem o comparecimento de seus funcionários.

Fantasia
Os deputados estaduais protagonizaram ontem mais um espetáculo de subserviência aos interesses do Executivo. Para garantir a aprovação do reajuste do piso mínimo regional a tempo do governador Roberto Requião (PMDB), que deixa o cargo na quinta-feira, sancioná-lo, os prazos de tramitação do projeto foram atropelados e o regimento ignorado. Tanto o líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), quanto o próprio presidente da Assembleia, Nelson Justus (DEM), admitiram o desrespeito ao regimento, mas alegaram pressa sob o argumento de haverem dúvidas sobre os prazos da legislação eleitoral para a votação de reajustes salariais.

Dois pesos
Na verdade a legislação eleitoral só proíbe a concessão de aumentos salarias seis meses antes da eleição para servidores públicos. O que não inclui o piso salarial regional, que só envolve trabalhadores da iniciativa privada. Mais uma vez, porém, prevaleceu o interesse do governo, mesmo a custo do regimento interno do Legislativo, sempre utilizado como desculpa para barrar iniciativas que contrariam o Executivo.

Improbidade
A Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público de Foz do Iguaçu ingressou ontem com ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra a Prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, Ana Maria Carlessi, e o IBRASC – Instituto Brasileiro de Santa Catarina. Segundo o Ministério Público, no início de 2009, o município celebrou parceria com a entidade para desempenho de diversas ações na área de saúde. O que se verificou, porém, foi a terceirização de serviços, com a contratação de pessoal para funções que deveriam ser desempenhadas por servidores devidamente concursados. O contrato irregular teria resultado em um desfalque de R$ 1,5 milhão aos cofres municipais.

Esclarecimento
O presidente da Companhia de Habitação Popular (Cohab), Mounir Chaowiche, entrou em contato para esclarecer que não será candidato nas eleições de outubro, como foi informado na edição de ontem. Mounir explica que vai apenas ajudar na campanha do prefeito Beto Richa (PSDB) ao governo do Estado.

Pré-congresso
Entre os dias 12 e 16 de junho, Curitiba sedia o pré-congresso de parlamentares da América Latina. O objetivo é definir pautas que serão abordadas no congresso de outubro, na Argentina.

Boa ideia
O vereador Celso Torquato (PSDB) apresentou projeto que beneficia os doadores de sangue, que passariam a ter preferência em consultas médicas, internações e exames na rede pública municipal de saúde.

Briga caseira
O tempo promete esquentar na convenção do Partido Verde (PV) em junho. O ex-vereador Paulo Salamuni desistiu de disputar cadeira na Assembleia e quer representar o partido na briga pelo governo do Estado. O problema é que o presidente do diretório estadual, Melo Viana, já se anunciou candidato.

Parabólica
 Na Escola de Governo de hoje, a última do governador Roberto Requião, ele juntamente com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, assina os decretos de criação do Parque São João, em Prudentópolis, e do Parque da Serra da Esperança, em Guarapuava. D Em seguida, o secretário da Saúde, Gilberto Martin, entrega os Centros de Saúde da Mulher e da Criança para os municípios de Planalto, Pranchita, Boa Esperança do Iguaçu, Iracema do Oeste, Amaporã, São João do Caiuá, Terra Rica, Paranacity, Conselheiro Mayrink e Santana do Itararé.  Encerrando o encontro semanal, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Luis forte Netto, libera veículos e equipamentos para 23 municípios

Em alta
Luciano Ducci tomaposse como prefeito de Curitiba hoje, na Câmara. A solenidade será no plenário do Palácio Rio Branco, às 10 horas. O prefeito Beto Richa oficializa sua renúncia ao cargo também nesta terça, para candidatar-se ao governo do Estado nas próximas eleições.

Em baixa
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, admitiu ontem o que a oposição anda dizendo faz tempo. Admitiu que, apesar de lançar a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, o governo cumpriu menos obras do que havia previsto.