Depois de engavetar seis CPIs, entre elas cinco “laranjas” propostas pela bancada do governo, a Assembléia Legislativa criou ontem uma comissão especial sobre o apagão aéreo. A comissão se reúne hoje para ouvir o superintendente do Infraero no Estado, Antonio Felipe Bergman Barcelos. Na sequência, pretende marcar audiência com o comando do Cindacta. Autor da proposta de criação da comissão, o deputado Cleiton Kielse (PMDB) lembra que no último final de semana, um passageiro morreu depois de passar mal no aeroporto Afonso Pena.
Vetado
A bancada governista derrubou ontem, com 21 votos contrários e 17 favoráveis, requerimento do líder da oposição, deputado Valdir Rossoni (PSDB), que cobrava informações sobre os aditivos contratuais da obra de conclusão do antigo esqueleto do Centro Cívico – Prédio do Fórum. “Diziam que meus requerimentos eram muito abrangentes. Resolvi que vou fazer pedidos de informações para cada obra”.
Tudo certo
O primeiro secretário da Assembléia, deputado Alexandre Curi (PMDB) almoçou ontem com o secretário do Trabalho, Nelson Garcia, com o secretário de Segurança, Luiz Fernando Delazari e com o diretor-geral da pasta do Trabalho, Emerson Nerone. “O Garcia me disse que as possíveis irregularidades na Secretaria já foram apuradas”.
Quebra de decoro
O presidente da Assembléia, deputado Nelson Justus (DEM) garante, que à princípio, está descartada a possibilidade de abertura de processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Fábio Camargo (PTB), que na última segunda-feira fez pesadas críticas ao Democrata. A possibilidade de abertura de processo chegou a ser levantada na reunião da manhã de ontem da Mesa Executiva.
Quem avisa…
O líder da oposição, deputado Valdir Rossoni (PSDB) acha que o governador deveria ouvir mais os oposicionistas. “Se o Requião ouvisse mais a oposição, erraria menos do que ouvindo os lernistas que estão em seu governo”.
Feriadão
Para liberar os deputados para aproveitarem o feriado, o presidente da Assembléia, Nelson Justus (DEM) adiantou a sessão de quinta-feira de manhã para a tarde de hoje, que agora terá duas sessões consecutivas.O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, afirmou hoje (3) que o governo quer negociar com os controladores de vôo “sem faca no pescoço”. Ele se reuniu com representantes da categoria para avisar que o governo quer tranquilidade nas negociações.
Encampação
O senador Osmar Dias (PDT) pretende promover audiência pública com o presidente do Incra, Rolf Hackbart para esclarecer as denúncias da Federação da Agricultura do Estado do Paraná sobre a possibilidade do Incra anular o título de domínio de propriedades rurais na faixa de fronteira consideradas improdutivas. Segundo a FAEP, o Incra deve iniciar neste mês vistorias nas propriedades localizadas na faixa de fronteira com o objetivo de anular títulos e incorporar as áreas ao patrimônio da União sem o pagamento de qualquer indenização. Osmar lembrou que mais 40 mil propriedades rurais no Paraná aguardam ratificação de título.
Mais um ministro
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, virá ao Paraná para conversar com empresários sobre política industrial. O convite foi feito pessoalmente, na última semana, pelo presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures.
Em alta
O ministro do planejamento, Paulo Bernardo, anda para lá de cotado junto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por quebrar todos os galhos. A crise do apagão, por exemplo, já está nas suas mãos. Uma das mais complicadas.
Em baixa
O ex-prefeito de Arapongas, José Aparecido Bisca, foi condenado por improbidade administrativa e teve suspenso por três anos os seus direitos políticos. Foi por retenção irregular de verba da Câmara de Vereadores, em outubro de 2003.