Questionado por potenciais aliados do PT e do PMDB por suas ligações com o agronegócio, o senador Osmar Dias (PDT), afirmou ontem que foi justamente a força desse segmento que garantiu o equilíbrio da economia neste momento de crise no Paraná e no Brasil. Osmar lembrou que nos quatro primeiros meses deste ano o agronegócio brasileiro foi responsável por 44,5% das exportações.
Ignorância
O pedetista afirmou que o setor “que é tratado com desprezo por alguns” foi o que segurou a economia no patamar em que se encontra. “Num estado como o Paraná, que tem a economia baseada na agricultura, é ignorância menosprezar trabalho dos agricultores. É um desrespeito para com o Estado e com o Brasil”, disse.
Número 2
Quando discursava no plenário da Assembleia Legislativa ontem, em favor do reajuste de 15%, ao invés dos 6% proposto pelo governador Roberto Requião (PMDB), o deputado estadual Antonio Belinati (PP), disse que na hora da votação queria ver quem se esconderia nos corredores, nos gabinetes, nos banheiros e quem quem iria “fazer nas calças”. Por essa atitude, foi repreendido pelo presidente da Casa, Nelson Justus (DEM).
Recurso
Falando em Belinati, o recurso (agravo de instrumento) impetrando pelo ex-candidato a prefeito de Londrina, será avaliado pela ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal (STF). A distribuição do processo ocorreu ontem. No recurso, Belinati tenta anular a decisão que cassou sua candidatura a prefeito no ano passado, e determinou a realização de novo segundo turno, que acabou com a eleição de Barbosa Neto (PDT) como prefeito.
Colegiado
A decisão da ministra será monocrática, modelo em que somente ela julga o caso, sem necessidade de relatoria e decisão em plenário. Se não conseguir, o advogado de Belinati, Eduardo Franco, adiantou que recorrerá ao colegiado do STF. Caso consiga reverter o caso, o deputado conseguiria cancelar o resultado da nova eleição.
Joelhos
O deputado Valdir Rossoni (PSDB) criticou a ameaça do governador. Disse que nem conhece o Palácio das Araucárias por dentro, nem desejaria conhecer. Quando era situacionista da bancada do ex-governador Jaime Lerner (sem partido), o “escritório” oficial do governo ainda era no Palácio Iguaçu. Mas Rossoni fez um desafio: “a oposição pode votar em conjunto e vamos todos lá para ver se ele não nos recebe?” E completou, mandando um recado para a bancada da situação: vou entrar no palácio de pé e nunca de joelhos.
Dispensado
O tio de um dos rapazes mortos no acidente envolvendo o deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho, Jorge Yared, esclareceu ontem que não foi afastado do trabalho na TV Paraná Educativa, mas dispensado dois dias por luto. Fica registrado.
Carteiras
O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB-PR), relator da Subcomissão Especial da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados responsável pela revisão do Código de Trânsito Brasileiro, vai propor mecanismos mais efetivos para garantir a apreensão das carteiras de habilitação vencidas ou suspensas. Segundo Almeida, o atual sistema de apreensão das carteiras vencidas ou suspensas é totalmente falho, pois fica dependente da realização das blitze policiais.
Rádios comunitárias
23 das 463 novas emissoras de rádios comunitárias são no Paraná. Todos os estados do país, incluindo o Distrito Federal, estão contemplados. Os avisos do Ministério das Comunicações foram publicados no Diário
Oficial da União
Agenda
Os membros do CEDI (Conselho Estadual dos Direitos do Idoso) se reúnem hoje, dia 13 de maio, às 10h, para conhecer as obras que estão sendo realizadas no Asilo São Vicente de Paulo para a realização do evento Casa Cor Paraná.
O especialista em Ergonomia, Tahar-Hakim Benchekroun, professor do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAN), da França, estará em Curitiba hoje para ministrar a palestra “Compreender e agir sobre o stress no trabalho”. No Cietep, às19 horas. Inscrições pelos telefones (41)3271-9265 ou 3271-7488.
Em alta
A concessionária OHL Brasil iniciará a zero hora da próxima segunda-feira a cobrança de pedágio na região de Barra do Turvo (SP)na rodovia Régis Bittencourt (BR-116), que liga São Paulo a Curitiba. A nova praça de pedágio. Custará R$ 1,50.
Em baixa
O Tribunal de Contas (TC) julgou irregulares as contas de 2007 da Câmara Municipal de Santa Inês. O presidente da Câmara na época, Osvaldo Ferreira Lopes (PMDB), terá que devolver R$ 4.565,96, de duplicidade de gratificação.