A bancada petista na Assembléia deve se reunir nesta semana para discutir a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) antinepotismo. Até o momento nenhum dos deputados petistas, com exceção do próprio Veneri, assinou a PEC. A aprovação da proposta atingiria em cheio os parentes do governador Roberto Requião (PMDB) empregados na administração pública do Estado. Para que a PEC chegue a tramitar são necessárias 18 assinaturas. Até o momento, Veneri tem 17.


Pé no acelerador
A Assembléia Legislativa, aliás, acelera o passo nesta semana. Segundo o presidente da Casa, deputado Nelson Justus (PFL), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)  vai realizar reuniões extraordinárias para emitir pareceres de projetos que estão na fila.  também lembrou que a partir da próxima segunda-feira, dia 5, o legislativo paranaense terá restabelecida sua condição de apreciar maior demanda de projetos em plenário. “Com a instalação das demais comissões no decorrer da semana, já teremos novas matérias, proposições e mensagens do Executivo para votar”, explicou o presidente.


Em Brasília
Em Brasília, o Paraná emplacou dois dos  três vice-presidentes da Comissão de Constituiição e Justiça da Câmara dos Deputados:  Assis Miguel do Couto (PT/PR) e Dilceu Sperafico (PP/PR).


Honesto
Para o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB), o tucano e secretário de Estado do Trabalho, Nelson Garcia nunca escondeu sua tendência pró-Requião. “O Garcia sempre anunciou suas posições. A conduta dele sempre foi honesta”. Garcia deve ser um dos primeiros a abandonar o ninho tucano, após a reunião desta segunda-feira, que deve optar pela oposição ao governo Requião.


Reunião do PDT
O Diretório Municipal do PDT da capital tem reunião marcada para a noite desta segunda-feira. Agendadas para todas as primeiras segundas-feiras de cada mês, os encontros servem para discutir estratégias para atrair novos militantes e lideranças, já pensando nas eleições de 2008.


Expectativa
Já o PMDB respira a eleição para o comando nacional, que acontece no dia 11 de março, em Brasília. O deputado estadual Caito Quintana foi indicado para representar o PMDB paranaense na Comissão Executiva Nacional. A maioria dos peemedebistas paranaenses vai de Nelson Jobim para presidente do partido.



Emenda 29
O presidente da Comissão de Saúde da Assembléia, deputado Ney Leprevost, posicionou-se contra a proposta de diversos governos – entre eles Requião – que pretendem descaracterizar a Emenda Constitucional 29. Essa emenda estabelece um gasto mínimo de 12% da arrecadação própria em saúde. “Os governadores de diversos estados querem que os gastos com planos de saúde do funcionalismo e saneamento básico sejam considerados no cálculo. Esta questão é um equívoco conceitual”.


Fora Bush
A União da Juventude Socialista está preparando uma manifestação para o próximo dia 9, data em que o Presidente dos Estados Unidos, George Bush se reunirá com Lula, em Brasília. “A idéia é mostrar, de forma ousada e irreverente, o que significa a política unipolar e belicista do Governo estadunidens” afirma o diretor de solidariedade internacional da UJS, Paulo Vinícius.


Em alta
A Mesa Executiva da Assembléia Legislativa apresenta nesta semana um Projeto que cria novas comissões permanentes . A principal alteração, que faz o número de comissões saltar de 14 para 17, também ocorre  ao excesso de funções para as comissões.


Em baixa
A Escola de Governo de amanhã, no  auditório do Museu Oscar Niemeyer, a partir das 8h, terá uma apresentação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a assinatura de convênio da Cohapar. Tudo transmitido pela Paraná TV.