O prefeito Beto Richa determinou na sexta-feira a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais. O pagamento será feito no próximo dia 25, e corresponde à metade do valor total do salário para os 37 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas da administração direta, das fundações, institutos e empresas municipais. “A Prefeitura de Curitiba administra os recursos públicos com eficiência e responsabilidade, o que nos permite dar esta boa notícia aos servidores pelo terceiro ano consecutivo nesta gestão”, afirma o prefeito Beto Richa. O 13º salário dos servidores também foi antecipado em junho de 2005 e 2006.
Injeção na economia
O secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani, informa que o valor total da primeira parcela será de R$ 32 milhões. “O pagamento antecipado traz benefícios individuais para cada servidor, mas também traz resultados muito positivos para a economia da cidade, porque contribui para a movimentação dos setores de comércio e serviços”, diz. A antecipação faz parte da política de valorização dos servidores municipais, determinada pelo prefeito Beto Richa. O secretário municipal de Recursos Humanos, Arnaldo Agenor Bertone, destaca outras conquistas do quadro funcional do Município. “Desde 2005 os servidores já receberam reajustes salariais acumulados de 17,98%, enquanto a inflação no período foi de 8,99%. O aumento mais recente foi concedido em abril, de 5%, acima da inflação, que ficou em 3,12%”, afirma o secretário.
A lista
Estão na lista: Hermes Parcianello (PMDB), Marcelo Almeida (PMDB), Max Rosenmann (PMDB), Odílio Balbinotti (PMDB), Osmar Serraglio (PMDB), Moacir Micheletto (PMDB), Rocha Loures (PMDB), Dilceu Sperafico (PP), Nelson Meurer (PP), R, Chico da Princesa (PR), Giacobo (PR), André Vargas (PT), Angelo Vanhoni (PT), Assis do Couto (PT), Dr.Rosinha (PT) e Alex Canziani (PTB).
Dólar em queda
Membro da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, o deputado Abelardo Lupion (DEM) culpa o governo pela crise do setor. “Estamos tentado encontrar uma solução para a crise que vive a agricultura brasileira. Mas com o dólar caindo fica difícil. Isso é fruto desta política de altas taxas de juros do governo Lula (PT)”.
Capivara
O vereador Jayme Marcondes de Castro de Santo Antônio do Paraíso, no norte do Paraná, foi preso acusado de cometer crime ambiental. De acordo com notícia veiculada no jornal Diário de Maringá, ele foi preso em flagrante com outras duas pessoas, após ter matado uma Capivara, animal silvestre protegido por lei. Ele também vai responder por porte ilegal de arma.
LDO
A população de Curitiba tem até este domingo para apresentar sugestões à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2008. As propostas podem ser colocadas nas urnas instaladas na Câmara de Curitiba, nas nove administrações regionais e através do endereço eletrônico www.cmc.pr.gov.br. Na terça-feira, o presidente da Comissão Permanente de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara, vereador Jairo Marcelino (PDT), vai dirigir audiência pública para debate do projeto. A sessão será das 14 horas às 16 horas, no auditório do Anexo II da Casa.
Em alta
O Ministério Público do Paraná e parceiros recebem neste mês, em Cannes, prêmio internacional “As Luzes da Água “ (Leading Lights of Water/ Les Lumières de l´eau), na categoria “Água e Justiça”, que será entregue no Simpósio Internacional da Água de 26 a 28 de junho.
Em baixa
A Câmara de Curitiba está apreciando projeto da vereadora Julieta Reis (PSB) que prevê a colocação de películas anti-reflexo em áreas envidraçadas dos prédios. A idéia é evitar que as “fachadas espelhadas” reflitam o sol nos prédios e automóveis.